Todo mundo sabe que a economia não anda lá essas coisas e que com tantas prioridades, o sonho de ter uma casa de cara nova acaba sendo sempre adiado. Você pode economizar com lojas de Ibitinga, a capital nacional do Bordado e do Enxoval.
Mas, nós do Ideias para decorar selecionamos 10 soluções econômica para você fazer uma decoração barata, com a mesma sofisticação de uma casa luxuosa:
Decoração barata para sua casa
Índice
- 1. Piso de pinus: dá para usar sobras até de caixas de frutas, que são transformadas por um marceneiro num piso de tábuas.
- 2. Essa mesma madeira tão popular pode ser empregada num painel do tipo mosaico, com diferentes volumes e relevos. Fica lindo como revestimento de parede.
- 3. Piso de borracha pastilhado, também conhecido como piso moeda ou piso metrô. É barato, moderno, lavável, e pode ser feito na cor desejada.
- 4. Pallets, aquelas estruturas de madeira usadas em fábricas, ficam ótimos como mesas de centro
- 5. Se não há verba para uma megatela para decorar a sala, escolha uma cor e uma frase ou letra de música e mande plotar no tamanho desejado. Depois, é só colar a impressão numa base de madeira.
- 6. Crie formas geométricas, como setas, por exemplo, e mande reproduzi-las em adesivo, em grandes dimensões e na cor desejada. É uma opção descolada para dar dinâmica à parede da sala, por exemplo.
- 7. Aplique cimento polimérico mais resistente que o cimento queimado e mais acessível que o limestone. O efeito é o mesmo.
- 8. No lugar de gravuras e obras de arte, escolha suas fotos preferidas, amplie, emoldure e decore com elas.
- 9. Um projeto deve manter o mesmo padrão nos revestimentos, em pisos e paredes de todos os ambientes da casa. É uma questão de harmonia. Além de ser mais rápido e prático, é também mais acessível.
- 10. Engradados plásticos podem virar um aparador pop, com uma peça de cada cor.
Dicas na decoração: Flores na decoração da casa
Além de trazer vida ao ambiente com suas cores e perfume, flores podem revelar, ainda que sutilmente, muito sobre as personalidades dos donos da casa. Veja nossas dicas de como usar flores na decoração da casa.
Cores
Para que o ambiente não fique carregado, o ideal é que, no caso de arranjos, haja no máximo 3 tipos de flores. Dedique atenção especial para preservar a harmonia e neutralidade visual, de preferência com uma das opções sendo da cor branca.
Perfume
Flores com perfume muito forte devem ser consideradas para ambientes mais amplos e ventilados, desta forma o perfume se espalhará pela casa. Se utilizadas em ambientes como quartos e cozinhas, podem provocar algum tipo de desconforto.
Vasos
Podem ser longos ou pequenos, dependendo da quantidade de flores que você pretende colocar. Um vaso comprido com apenas algumas flores como rosas ou crisântemos fica muito elegante, ao passo que begônias ficam melhor em vasos pequenos, por exemplo. Com um pouco de criatividade ainda é possível reutilizar objetos diversos na função de vasos, como por exemplo canecas para violetas ou um balde de ferro para flores do campo.
Cuidados
Ainda que os cuidados variem de acordo com o tipo, se bem cuidadas, as flores podem durar de 7 a 10 dias. Para isso é preciso que a água seja trocada e o vaso higienizado a cada 48 horas. Utilizar algumas gotas de água sanitária podem ajudar.
Decorando usando bambus
O que antes era uma opção quase que exclusiva para ambientes externos, ganha a cada dia novas possibilidades. A decoração com bambus é hoje uma saída sustentável para quadros, mesas, bancos, biombos e utensílios para a cozinha. Pisos de bambus também estão ganhando seu espaço.
“Esse material sempre foi muito utilizado como estruturas das casas no Japão e na China, por conta da sua durabilidade e facilidade na adaptação a diversas formas”, explica o arquiteto Lisandro Piloni.
O arquiteto Gustavo Calazans também comenta o toque oriental que a decoração com bambus dá aos ambientes, mas garante que hoje isso não acontece necessariamente. “Esse material tem sido bem procurado por conta da sustentabilidade e reaproveitamento que oferece, já que tem uma produção bastante rápida – cerca de três anos –, do plantio ao corte. Se bem tratado contra pragas como insetos e carunchos, dura mais de 25 anos, o mesmo que o eucalipto” acrescenta.
No Brasil, apesar do aumento da procura, muitos tipos de bambus ainda não estão disponíveis no mercado. “Não temos a tradição de uso em larga escala”, afirma Susana Bandeira.
Mesmo com a dificultade para encontrar o material, a decoração com bambus se torna uma saída sustentável para qualquer ambiente que utilize madeira.