Os livros de passaporte e os cartões de passaporte oferecem viagens internacionais – então, qual deles é mais limitado?
Quando um passaporte é necessário para viajar para fora dos EUA, as coisas podem ficar um pouco confusas. As opções são múltiplas, desde um livro de passaportes a um cartão de passaporte e até uma carta de condução reforçada para quem atravessa as fronteiras por via terrestre. Embora cada um tenha uma finalidade, os passaportes e cartões de passaporte são os dois meios de identificação mais procurados ao deixar os EUA.
No entanto, isso não significa que ambos são criados igualmente. Um viajante pode estar se perguntando, ‘qual é a diferença entre um livro de passaporte e um cartão se ambos são passaportes?’ e esta é uma pergunta comum. Um é mais poderoso que o outro; no entanto, também oferece aos viajantes benefícios semelhantes a um custo menor. Então, qual é o certo dependendo do tipo de viagem que se planeja fazer? Vamos comparar os dois.
Um livro de passaporte: o que faz e como é usado
Para aqueles que estão em dúvida, é sempre melhor ir em frente e investir em um livro de passaporte real. Isso não apenas tem uma vida útil de dez anos antes de expirar, mas também funciona como uma porta de entrada para praticamente qualquer lugar do mundo, enquanto um cartão de passaporte é mais limitado.
Para começar, o livro de passaporte pode ser oferecido a cidadãos americanos ou não cidadãos que desejam viajar internacionalmente. O livro possui várias páginas que são usadas para carimbos e vistos, o que permite que os viajantes planejem várias viagens ao redor do mundo sem precisar renovar ou adicionar páginas aos seus livros imediatamente. Os passaportes vêm com 28 páginas padrão, com a opção de adicionar até 52 páginas por uma taxa adicional.
Desde 2007, apenas passaportes eletrônicos – também conhecidos como biométricos – são emitidos, o que significa que cada caderneta de passaporte vem equipada com um chip eletrônico.
Ao considerar se deve ou não ir com um livro de passaporte ou um cartão de passaporte, deve-se estar ciente se eles estão cruzando uma fronteira por terra, mar ou ar. Os livros de passaporte permitem a entrada de todos os três e também são necessários em cruzeiros fora dos territórios dos EUA, pois nem todos os portos marítimos são aprovados para entrada apenas com um cartão de passaporte.
Um cartão de passaporte: o que faz e como é usado
Essencialmente, um cartão de passaporte se assemelha mais a uma carteira de motorista aprimorada (EDL) do que a um livro de passaporte. Enquanto um livro de passaporte desbloqueia destinos em todo o mundo, um cartão de passaporte desbloqueia apenas destinos que incluem passagens de fronteira terrestres e marítimas. Por exemplo, um cruzeiro pelo Caribe aceitaria um cartão de passaporte; no entanto, seria necessário um livro de passaporte se esse cruzeiro fosse deixar o Caribe e seguir para o território de outro país. Embora um passaporte dos EUA não seja necessário para cidadãos americanos que voam dentro dos EUA, um cartão de passaporte não permitiria que cidadãos americanos voassem para outro lugar, porque não é tão poderoso quanto um livro de passaporte.
Um cartão de passaporte não é uma forma aceita de identificação com foto válida ao cruzar a fronteira por via aérea e não será aceito para voos internacionais.
No entanto, o benefício de um cartão de passaporte é para aqueles que planejam cruzar a fronteira para o Canadá ou México de carro. Enquanto um EDL está disponível apenas em alguns estados que compartilham uma fronteira com outro país, um cartão de passaporte está disponível em todos os 50 estados e pode ser usado para entrar nas fronteiras terrestres. Além disso, um cartão de passaporte permite que os viajantes que cruzam qualquer fronteira de carro usem as pistas prontas nos pontos de entrada para travessias de fronteira mais rápidas.
A única outra razão pela qual alguém pode considerar um cartão de passaporte em vez de um livro de passaporte é se estiver planejando um cruzeiro e morar em um estado (por exemplo, Flórida) onde a viagem aérea não é necessária para chegar ao navio. Os cruzeiros que viajam pelo Caribe e pelas Bermudas não exigem cadernetas de passaporte, apenas cartões, portanto, pode valer a pena economizar $ 100 extras se uma caderneta de passaporte não for uma necessidade.
Então, qual é melhor – o livro de passaporte ou o cartão de passaporte?
Cidadãos americanos estão na posição única de ter acesso a várias formas de identificação com foto para fins de viagem. Embora o livro de passaporte seja o melhor meio de entrada em outro país, o cartão de passaporte tem seus benefícios para adultos que preferem pagar $ 65 em vez de $ 165.
Além disso, ambas as formas de identificação de viagem duram dez anos e podem ser renovadas, portanto, também estão empatadas nesse aspecto. Escolher entre os dois, em última análise, se resume a onde um está indo e para onde planeja ir no futuro.