Não é tão difícil quanto você pensa encontrar um bom lugar sob a aurora boreal no Alasca, mas você pode começar com esses destinos.
Um dos lugares mais exclusivos para observar as luzes do norte é o Alasca. Graças à sua posição sob o Auroral Oval, os visitantes podem frequentemente ver as luzes do norte – também conhecidas como aurora boreal – diretamente acima, em vez de à distância. A experiência é verdadeiramente hipnotizante e cativante para quem nunca teve acesso a um espetáculo de luz tão natural, e tudo se resume a estar no lugar certo na hora certa.
Em todo o estado, existem vários lugares que são melhores para observar as luzes do norte. Não é totalmente necessário ir fundo no deserto do Alasca para ver este espetacular show de luzes graças à sua poluição luminosa baixa ou inexistente, tornando-o uma das melhores opções domésticas quando a aurora boreal está ativa.
O extremo norte: Utqiagvik, anteriormente Barrow
Para aqueles que desejam ver as luzes do norte e experimentar uma parte mais remota do Alasca, podem ir para Utqiagvik, que era a antiga cidade de Barrow. Esta cidade experimenta um fenômeno conhecido como sol da meia-noite e, durante os dias mais escuros do ano, a aurora boreal ilumina completamente o céu noturno. O espetáculo é incrível, com cores que variam de acordo com a pressão atmosférica e a temperatura do ar. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer os indígenas Iñupiaq durante o dia e, após o anoitecer, poderão aguardar o show de luzes de sua vida.
Os visitantes podem chegar a Utqiagvik de duas maneiras: dirigindo de Fairbanks (duvidoso, dependendo das condições climáticas) ou pegando um voo para Fairbanks antes de voar direto para Utqiagvik. A cidade é remota, mas não desprovida de civilização, e oferece uma visão tranquila de como é realmente a vida nas partes mais rurais do Alasca.
- Como ver: Os viajantes sempre podem solicitar que a recepção faça uma chamada de despertar para a aurora boreal ou podem agendar uma excursão com qualquer número de empresas da aurora boreal com sede no Alasca.
Sem nunca sair da cidade: Fairbanks
Por outro lado, a alternativa para férias remotas é ficar na cidade de Fairbanks. Normalmente, uma cidade evocaria a noção de não ser capaz de ver nada à noite devido à poluição luminosa que normalmente está associada a ela. No entanto, o Alasca é único no sentido de que suas cidades, embora sejam chamadas de cidades, não têm quase – ou mesmo perto – a mesma poluição luminosa que outras nos EUA. O estado do Alasca, como um todo, ainda é bastante remota e subdesenvolvida, e Fairbanks é uma cidade relativamente tranquila, com noites escuras o suficiente para ver a aurora boreal com bastante clareza.
De acordo com a Condé Nast Traveler, os visitantes devem ficar pelo menos três noites durante a temporada da aurora boreal para ter pelo menos 90% de chance de vê-los durante a estadia. Essas chances são muito boas, considerando que a maioria das pessoas que viaja para o Alasca pretende passar pelo menos uma semana lá. A outra vantagem de ficar dentro dos limites da cidade e tentar ver as luzes do norte é que os hotéis são mais do que versados em alertar os hóspedes sobre quando acordar para vê-los. Na maioria das vezes, as luzes podem ser vistas diretamente acima, com os convidados não precisando fazer mais do que caminhar até suas janelas, varandas ou do lado de fora para assistir.
- Como ver: Entre em contato com a recepção e solicite um serviço de despertar quando a aurora boreal estiver prestes a aparecer no céu. Dica profissional: escolha um quarto de hotel com varanda ou próximo a uma saída externa para ter acesso leste ao céu noturno.
Dicas adicionais para testemunhar a aurora boreal no Alasca
Existem vários outros lugares ao redor do Alasca de onde as luzes do norte podem ser observadas, incluindo as Ilhas Aleutas (encontre um guia para visitar as ilhas aqui). Juneau é outra cidade para observar as luzes do norte e, a partir daqui, os visitantes podem ir até o Lago Mendenhall para encontrar o melhor ponto de observação. Para explorar mais em Juneau, confira este útil guia de visitação.
[Video] [OC] Timelapse da aurora boreal acima da minha casa no Alasca, 19 de setembro de 2015 de NoSillySuffix
- Alta temporada para as luzes do norte: A aurora boreal é a mais ativa acima do Alasca entre os meses de abril e agosto. Especificamente, as datas a serem observadas são de 21 de agosto a 21 de abril. Isso coincide um pouco com algumas das melhores épocas para visitar o Alasca; no entanto, ele também se sobrepõe ao inverno do Alasca – portanto, os viajantes devem ser cautelosos ao viajar durante os dias de clima mais rigoroso do inverno.