Tashirojima, também conhecida como ‘Cat Island’ é, de fato, cheia de mais gatos do que humanos – em uma porcentagem bastante extraordinária.
Uma ilha onde se pode passar um dia inteiro sem fazer nada além de se relacionar com os gatos locais – parece um pouco louco, não é? Para alguns, pode até parecer mágico, e a boa notícia é esta: isso pode ser feito.
A ilha de Tashirojima, na costa da cidade de Ishinomaki, é conhecida há muito tempo por sua enorme população de felinos, que supera em muito o número de residentes humanos. Embora chegar a esta ilha remota exija mais do que apenas uma viagem de carro, para alguns vale a pena ver centenas de gatos que reivindicaram o destino como seu. Embora o crescimento da população de gatos tenha começado originalmente como uma forma de controlar um sério problema de praga, desde então se tornou uma espécie de atração turística para os amantes dos felinos peludos de quatro patas.
O que saber sobre a Ilha de Tashirojima
Índice
Para começar, é importante saber que quando dizemos que esta ilha está cheia de gatos, queremos dizer que existem centenas de gatos para uma população de cerca de 80 pessoas. Isso, por si só, atraiu muitos para suas margens apenas por causa da visão de tantos felinos correndo por aí. E esses gatos também não são deixados à própria sorte – os residentes da Ilha Tahirojima cuidam deles. Não é incomum encontrar alguém parando para dar um tapinha na cabeça, ou encontrar tigelas de comida ou bebida deixadas para esses gatinhos fofos comerem.
De acordo com o Atlas Obscura, sempre se pensou que os gatos da ilha traziam boa sorte e fortuna. Assim, eles se tornaram uma espécie de realeza local, com muitas pessoas se esforçando para confortar ou mostrar afeto a esses bichinhos peludos. Por outro lado, a crescente população de gatos fez com que algumas pessoas deixassem a ilha, em conjunto com o tsunami que a danificou gravemente em 2011. No entanto, isso não impediu que pouco menos de 100 residentes restantes ficassem para trás para cuidar dos gatos. .
- Facto: Cães não são permitidos na ilha para proteger o bem-estar dos gatos que já vivem lá.
Com o turismo na ilha crescendo graças a esses gatos, parece que seu propósito pode ser algo muito mais do que o controle de pragas. Embora os gatos tenham sido originalmente trazidos para a ilha para combater pragas devido às fazendas de bichos-da-seda da ilha, sua residência permanente ali definitivamente impulsionou a economia local.
- Facto: Quem procurar bem pode até encontrar um santuário na ilha que foi construído em memória de um gato cuja vida foi tirada por uma pedra que caiu (o memorial é chamado Nekokamisama).
Chegando a Tashirojima, também conhecida como Cat Island
Embora chegar a Tashirojima não seja tão simples quanto dirigir ou embarcar em um trem-bala, também não é difícil. Os viajantes precisarão embarcar na balsa do centro de Ishinomaki e é uma viagem de balsa de aproximadamente uma hora até chegar às margens de Tashirojima. Ao longo do caminho, a balsa fará várias paradas em vilarejos menores ao redor da ilha, incluindo o porto de Odomari e o porto de Nitoda, nos cantos norte e sul, respectivamente. Em sua maioria, os gatos são muito amigáveis e estão bastante acostumados com os turistas que frequentam a ilha.
Não é incomum que os gatos se aproximem das pessoas e esperem ansiosamente por tapinhas na cabeça e massagens, e os turistas que o fazem provavelmente serão recompensados com um gato ronronando feliz em seu colo. Aqueles que ainda estão tendo problemas para encontrar os gatos da ilha podem verificar os degraus de Kamabutsu Shoten, na costa noroeste da ilha, pois é a única loja da ilha. Na maioria das vezes, um viajante terá muita sorte apenas explorando a ilha a pé!
Onde ver os gatos?
Quem procura gatos não precisa ir muito longe para vê-los. Embora possam ser encontrados apenas caminhando entre os portos norte e sul de Tashirojima, a maior concentração de gatos geralmente é encontrada em torno do porto de Nitoda.
Outras coisas para ver na ilha
Entre gatos amigáveis na Ilha de Tashirojima, os visitantes provavelmente ficarão surpresos ao saber que existem várias outras coisas que valem a pena experimentar. Embora esta ilha não seja o lar de grandes resorts ou excursões que se poderia esperar no Japão, é o lar de alguns marcos únicos – como a ‘Ilha Manga’. Este é um apelido alternativo para Tashirojima, graças ao acampamento com tema de mangá que pode ser encontrado na metade sul da ilha. Os campistas encontrarão cabanas divertidas e únicas com formato de gato (surpresa, surpresa!) Com obras de arte criadas pelos artistas de mangá Ishinomori Shotaro, Chiba Tetsuya e Kimura Naomi.