Pessoas vacinadas visitando outras pessoas vacinadas são relativamente seguras, mas mantenha as reuniões pequenas e vá devagar.
Já está começando a acontecer: as pessoas estão sendo vacinadas por meio de um processo em que ‘lenta mas seguramente’ tem sido o enredo principal. Segundo os especialistas, existe um sentimento de positividade avassalador em relação às vacinas que foram aprovadas, distribuídas e ao processo de aumento da produção e das taxas de vacinação. Tanto que muitos países e até estados estão vendo um aumento em ambos, o que significa que muitas pessoas já estão pensando em quando e como poderão ver suas famílias e amigos.
Com tudo isso parecendo acontecer tão rapidamente em comparação com o último ano de isolamento sólido para a maioria de nós, pode ser um desafio saber quando e como você pode ver seus entes queridos. Embora uma vacina seja até 95% eficaz contra a proteção de uma pessoa contra o vírus COVID-19, isso não significa que ainda não existam diretrizes em vigor quando se trata de reuniões – mesmo que todos tenham sido vacinados. Com isso dito, alguns familiares imediatos já conseguem se ver, devido a suas carreiras, status de idade e status de risco no estado em que vivem. visitar familiares e amigos vacinados, e o que você pode fazer quando o faz?
Continue a manter as reuniões pequenas
Índice
- 1 Continue a manter as reuniões pequenas
- 2 Quem não foi vacinado não está protegido
- 3 Esteja ciente do fato de que o vírus pode ser transmitido, mesmo por pessoas vacinadas
- 4 Certifique-se de esperar a quantidade apropriada de tempo após cada dose
- 5 Mantenha as reuniões pequenas, mas não permita que o medo ofusque a alegria
Os especialistas do CDC já estão recomendando que, à medida que emergimos lentamente deste período sombrio, as pessoas permaneçam vigilantes e evitem fazer coisas apelidadas de ‘festas pós-quarentena’. O risco ainda existe e mesmo que a maioria das pessoas presentes tenha sido vacinada, isso não significa que uma pessoa possa ser responsável por trazer o vírus e iniciar outro surto.
As vacinas precisam de tempo para funcionar – e a imunidade do rebanho deve ser alcançada com o mínimo ou nenhuma disseminação na comunidade – antes que o mundo seja considerado seguro novamente. Portanto, os ajuntamentos devem ser contidos, pequenos e determinados por quem recebeu a vacina e quem ainda está em risco.
Quem não foi vacinado não está protegido
Um fato é um fato. Se nove em cada dez pessoas foram vacinadas, é provável que a décima pessoa adoeça e a espalhe para outras que também não estão protegidas. Isso significa que, se seus avós estiverem totalmente vacinados e seus pais não, seus pais ainda estarão em risco.
A vacina ainda não foi aprovada para crianças abaixo de uma certa idade, portanto, embora qualquer pessoa com mais de 16 anos de idade possa estar protegida, crianças abaixo dessa idade ainda não são aprovadas para a vacina – elas podem ser portadoras do vírus, bem como adoecer por ele. .
Esteja ciente do fato de que o vírus pode ser transmitido, mesmo por pessoas vacinadas
Não há nenhuma prova definitiva neste momento de que aqueles que foram vacinados ainda não podem espalhar o vírus para outras pessoas. A pesquisa nos diz que uma pessoa ainda é contagiosa até dez dias após os sintomas iniciais, que são quase duas semanas – além das duas semanas em que o vírus permanece inativo para a maioria das pessoas – o que é muito tempo para ser exposto a outras pessoas.
Portanto, as únicas reuniões verdadeiramente seguras são entre todos aqueles que foram vacinados ou infectados e desenvolveram imunidade e não são mais contagiosos. O teste pode ajudar a tornar cada reunião um pouco mais segura, mas nunca é uma maneira infalível de determinar se alguém foi infectado recentemente.
Certifique-se de esperar a quantidade apropriada de tempo após cada dose
A vacina demora a fazer efeito mesmo após a última (segunda) dose. Em termos de viagens, muitos países estão permitindo viajantes vacinados, desde que pelo menos dez dias após a injeção final da vacina. A mesma regra deve se aplicar a reuniões sociais – se você for vacinado, é relativamente seguro se reunir com outras pessoas, de acordo com o Dr. David Buchholz, do Centro Médico Irving da Universidade de Columbia. No entanto, esse risco aumenta à medida que mais e mais pessoas se envolvem, e ainda há um risco de 5% de que a vacina não seja responsável.
Mantenha as reuniões pequenas, mas não permita que o medo ofusque a alegria
Com tudo isso dito, comece devagar. Pegue comida para viagem em seu restaurante favorito ou cozinhe uma refeição juntos. Faça um churrasco ao ar livre, vá acampar juntos ou alugue um chalé em um cenário deslumbrante.
Depois de passar um ano em que parecia que todos estavam tropeçando no escuro, as vacinas são uma luz brilhante no final de tudo, e isso não deve ser ofuscado pelo medo. A Dra. Anne Liu, professora associada clínica de doenças infecciosas da Stanford Health Care, aconselhou hoje que usar “alguma cautela, ir passo a passo e começar a remover algumas das barreiras de proteção mais rigorosas que sua família pode ter, mas tente manter algumas ainda no lugar” é uma boa maneira de começar.