Navegar no estilo de vida WFH começa com a mudança de mentalidade, e esses hacks sutis tornam qualquer nova vida profissional confortável e eficiente.
Trabalhar em casa pode parecer soberbamente glamoroso até cerca de três semanas depois, quando não há diferenciação entre noite e dia e as calças de pijama se transformam em ‘traje’ de trabalho regular. Pode ser um desafio traçar linhas entre a vida profissional e a vida doméstica quando uma programação WFH consiste em cinco dias em sete, mas existem maneiras de combater o esgotamento do trabalho em casa. Para começar, traçar limites entre onde o trabalho deve ocorrer e onde a ‘casa’ deve ocorrer é o passo número um. Isso significa designar espaço no quarto em vez de trabalhar na cama, abrir uma loja em uma sala de estar em vez de trabalhar no sofá ou limpar a mesa da sala de jantar temporariamente e comer na ilha da cozinha. No entanto, é feito, este é um excelente ponto de partida.
Em segundo lugar, o planejamento é de extrema importância ao trabalhar em casa. Os planos de trabalho devem ser limitados a oito – ou quantas horas cada um for responsável por dia – horas ao longo do dia. Antes e depois disso é hora de ‘casa’, mesmo quando é tão tentador atender o telefone duas horas depois de termos metaforicamente batido o ponto. Planeje fazer o jantar, levante-se cedo para começar o café da manhã ou designe intervalos específicos para o almoço – seja o que for, não permita que o trabalho e a vida doméstica se misturem. E tente algumas dessas dicas.
Mantenha sua rotina original
Índice
- 1 Mantenha sua rotina original
- 2 ‘Coffee Breaks’ ou ‘horas de almoço’ ainda podem acontecer virtualmente
- 3 Se horários flexíveis são uma coisa, determine quando você está no seu melhor
- 4 Faça listas, faça anotações e tenha listas de tarefas separadas para ‘trabalho’ e ‘casa’
- 5 Não se esqueça do autocuidado… deve ser ainda mais fácil se encaixar em uma programação WFH
Só porque trabalhar em casa é abundante agora, não significa que a rotina deva mudar. Se o negócio é acordar às 7 da manhã, tomar banho, fazer café e um smoothie, essa rotina deve permanecer. A única diferença é não precisar ir trabalhar, o que é ótimo – porque significa que não há tempo de deslocamento! Isso também pode significar que existe a tentação de dormir até tarde, relaxar e se distrair facilmente, o que não contribui para uma vida profissional produtiva.
Se isso não for atraente, tente uma nova rotina. Mude-o e dedique tempo à noite para o café da manhã na manhã seguinte, ‘prepare’ um almoço ou faça o que normalmente seria feito pela manhã. Se dormir um pouco é mais importante, simplesmente troque a programação por algo diferente.
‘Coffee Breaks’ ou ‘horas de almoço’ ainda podem acontecer virtualmente
O FaceTime e o Skype ainda existem, especialmente quando a maioria das pessoas tem iPhones, Androids, tablets ou computadores com câmera. Não há razão para que uma pausa para o café do Zoom não aconteça (especialmente quando Linda, do segundo cubículo, não pode ouvir a conversa de casa). Também não há razão para que um almoço de uma hora não possa ser feito com colegas de trabalho em casa, especialmente quando é tão fácil configurar uma sala de bate-papo.
Se as pessoas podem realizar happy hours virtuais, então uma hora de almoço virtual é definitivamente fácil … Apenas beba coquetéis virgens.
Se horários flexíveis são uma coisa, determine quando você está no seu melhor
Nem todo mundo é produtivo no início da manhã, assim como nem todo mundo é produtivo durante a noite. Para quem tem a sorte de ter horários de trabalho flexíveis, isso pode ser uma coisa linda. Você nunca sabe, talvez ser uma coruja noturna possa ser útil quando se trata de produtividade.
Como alternativa, talvez levantar ainda mais cedo (especialmente com o tempo de viagem fora de questão) seja algo que aumente o foco e a concentração. Não tenha medo de mudar e ver o que funciona melhor! Isso pode mudar a ética de trabalho de uma pessoa para sempre.
Faça listas, faça anotações e tenha listas de tarefas separadas para ‘trabalho’ e ‘casa’
É bastante fácil permitir que as listas de ‘trabalho’ e as listas de ‘casa’ sejam mescladas. Apesar de tudo que diz que é mais fácil fazer apenas uma lista, não faça isso. Não há razão para que os itens de mercearia sejam marcados no mesmo planejador de lista de tarefas de uma chamada em conferência e isso é definitivamente algo a ser evitado enquanto se trabalha em casa. Manter esse senso de separação é a chave para também manter o equilíbrio, embora às vezes seja um desafio. Se isso torna as coisas mais fáceis, encontrar um quadro branco barato, um quadro de cortiça ou até mesmo um calendário de mesa que possa ser dedicado estritamente a um ou outro é um divisor de águas.
Não se esqueça do autocuidado… deve ser ainda mais fácil se encaixar em uma programação WFH
Existem tantos gadgets hoje em dia que ajudam a aprimorar a experiência do WFH. Seja um massageador Shiatsu para ombros e costas ou um banho de pés, qualquer coisa que ajude a aliviar um pouco a tensão do dia é útil. Os difusores de óleo essencial também são brilhantes quando se trata de terapia holística e são totalmente livres de distrações (e alguns podem até ser conectados a uma porta USB). Um par de bons alto-falantes Bluetooth também pode ajudar a passar o tempo, quer você esteja curtindo o rock dos anos 80 ou relaxando com algumas vibrações Lo-Fi.