Dicas de investimento: saiba por onde começar

Mestre da renda

Muita gente está procurando por dicas de investimento, principalmente porque o ano de 2022 começou cheio de incertezas. No entanto, antes mesmo de começar a aplicar o seu dinheiro, será necessário ficar atento às propostas do mercado, bem como ao que ele tem a te oferecer.

Com o material do Mestre da Renda, você poderá desenvolver as melhores técnicas para investir e fazer o seu dinheiro render. No entanto, por aqui, é possível descobrir algumas dicas para investir o seu montante de maneira inteiramente segura e ficar preparado para aplicar todos os ensinamentos do material.

Principais dicas para investir em 2022

As principais dicas de investimento para o ano de 2022 envolvem muita pesquisa no mercado e, principalmente, um pouco de persistência. Todos os anos, o cenário para os investidores acaba mudando e, por isso, uma análise sempre se faz necessária para evitar a perda do dinheiro.

Ainda assim, algumas dicas são válidas para todos os anos, principalmente para quem está começando a se aventurar no mundo dos investimentos. Dessa maneira, as chances de ter perdas sobrepostas aos ganhos são bem menores e poderão estimular o investidor a seguir nessa linha de sucesso por muito mais tempo.

Comece pelo controle financeiro

Dicas de investimento

A primeira dica de investimento está diretamente voltada para o controle financeiro. Antes de começar a aplicar dinheiro, é necessário saber quais são todas as receitas e gastos do mês. Dessa maneira, é possível administrar muito bem o que pode, ou não, ser colocado como investimento de acordo com a sua possibilidade.

Para facilitar as coisas e aproveitar uma das dicas de investimento, basta criar uma planilha voltada inteiramente para o controle financeiro. Para quem tem acesso mais fácil ao celular, basta baixar um aplicativo que seja voltado para esse tipo de conteúdo, sempre verificando seus gastos e receitas.

Todos os valores devem ser contabilizados, principalmente com despesas obrigatórias (água, luz, internet, plano de saúde). Essa primeira dica rege todas as outras, porque ela é a responsável por promover organização e, consequentemente, gerar uma renda melhor e mais assertiva para qualquer pessoa.

Diversifique a sua carteira

renda extra

Após conseguir controlar os seus gastos, está na hora de começar a pensar em diversificar a carteira. O primeiro passo é buscar por uma renda consistente e mensal para fazer as aplicações. Dessa forma, é válido conhecer alguns métodos de investimento que funcionam tanto a curto quanto a longo prazo.

É muito comum que a maior parte das pessoas comece a pensar na aposentadoria ou na previdência privada como uma solução. No entanto, após separar um determinado montante para isso, comece a investir em renda fixa e variável, ativos internacionais e outros ativos alternativos para garantir um rendimento mais rápido e viável.

Construa uma reserva

Poucas pessoas param para pensar sobre isso, mas ter uma reserva de emergência faz parte do grupo primordial de dicas de investimento. Ter um dinheiro guardado para imprevistos, como gastos inesperados com despesas médicas, é mais do que importante para não ficar quebrado no final do mês.

É válido levar em consideração, pelo menos, 6 meses da sua receita. Caso seja funcionário público e tenha uma maior estabilidade na sua vida financeira, reduza esse tempo para 3 meses. Caso seja autônomo, o ideal é começar a fazer um planejamento direcionado para 12 meses, dadas as incertezas. Investimento em CDB pode remunerar 100% de CDI.

Invista em criptomoedas

Querendo ou não, a internet tem se manifestado de maneira muito incisiva para os investidores, principalmente por causa das criptomoedas. Esse tipo de investimento é muito viável, visto que traz grandes retornos financeiros e, também, dificilmente você pagará algum imposto por ele.

No entanto, antes mesmo de começar a aplicar o seu dinheiro nesse tipo de investimento, o ideal é estudar sobre o mundo das moedas digitais e, também, procurar entender qual é o seu perfil de risco. Atualmente, uma das maneiras mais viáveis de investimento são os NFTs.

Afinal, onde investir o meu dinheiro?

dinheiro inss

Depois de entender um pouco melhor sobre as dicas de investimento, está na hora de saber onde, de fato, torna-se viável aplicar o seu dinheiro mensalmente ou em um período que seja confortável para as suas finanças. Confira, abaixo, as principais opções:

  • Microtransações: por meio desse tipo de investimento, é possível comprar um valor pequeno de uma determinada empresa e, consequentemente, receber o retorno ao longo dos meses.
  • Criptomoedas: assim como foi dito anteriormente, esse tipo de investimento vem ganhando cada vez mais admiradores graças à valorização de cerca de 80% anualmente;
  • Ações: investir em ações é uma das maneiras mais tradicionais de aplicar dinheiro, principalmente porque, ao comprá-las, você automaticamente se torna um dos sócios daquela determinada empresa;
  • Compra de imóveis: uma maneira de investir dinheiro que apresenta um bom retorno financeiro é a compra de imóveis. Isso porque o proprietário pode alugá-los e viver parcialmente dessa renda.

Conheça o Mestre da Renda e descubra uma nova forma de faturar.

Deixe um comentário