A Islândia é o país mais pacífico do mundo e, para muitos, é um lugar saído de um conto de fadas.
Ao viajar, é importante saber quais países são seguros e conselhos de viagem específicos para cada país em particular. Os países que são mais seguros para as mulheres viajarem não são necessariamente os mesmos do Índice de Paz Global. Mas onde quer que se esteja viajando, é importante ser cauteloso e seguir dicas de como se manter seguro durante a viagem.
O Global Peace Index foi lançado pela primeira vez em 2009 e é atualizado anualmente. Foi endossado por pessoas conhecidas como o ex-secretário-geral da ONU Kofi Anna, o arcebispo Desmond Tutu, o presidente Jimmy Carter e o Dalai Lama.
O que saber sobre o índice de paz
Índice
O Índice de Paz Global é produzido pelo Institute of Economics & Peace e mede a tranquilidade relativa de países ao redor do mundo. No total, 172 estados e territórios independentes são classificados.
- Classificado: 172 Estados e Territórios Independentes Estão Classificados
Infelizmente, a tendência nos últimos anos tem sido em direção a menos tranquilidade.
- Indicadores: No total, 23 indicadores são usados
A metodologia do índice conta com 23 indicadores. As categorias amplas incluem relações harmoniosas com os países vizinhos, um sistema político estável, a proporção da população deslocada como refugiada, atividade terrorista, manifestações violentas e taxas de criminalidade.
Os países mais e menos pacíficos do mundo
Os dez países mais pacíficos no relatório de 2021 são em sua maioria países europeus pequenos, ricos e estáveis, com a Nova Zelândia em segundo lugar e o Canadá em décimo. Após o top 10, outros países pacíficos incluem mais países europeus, Cingapura, Japão e Austrália.
- Islândia: Pontuação 1.1
- Nova Zelândia: Pontuação 1.253
- Dinamarca: Pontuação 1.256
- Portugal: Pontuação 1.267
- Eslovênia: Pontuação 1315
- Áustria: Pontuação 1.317
- Suíça: Pontuação 1.323
- Irlanda: Pontuação 1.329
- República Checa: Pontuação 1.329
- Canadá: Pontuação 1.330
Os Estados Unidos obtêm uma pontuação muito baixa de 2,337, classificando-se em 122º lugar entre 172, logo acima da África do Sul e de Honduras. Deve-se notar que uma série de indicadores está sendo usada, e isso não significa que os Estados Unidos sejam tão perigosos quanto a África do Sul – a metodologia é complexa. Os Estados Unidos foram classificados mal por causa de sua grande indústria de defesa, população carcerária e outros fatores.
Os países menos pacíficos são Afeganistão, Iêmen, Síria, Sudão do Sul e Iraque.
Islândia – o país mais pacífico do mundo
A Islândia é um país insular nórdico famoso por suas atividades ao ar livre e atrações de outro mundo. É o país menos populoso da Europa, com uma pequena população de cerca de 371.000 habitantes – o tamanho de uma pequena cidade.
- População: Cerca de 371.000
- Capital: Reiquiavique
A capital e maior cidade da Islândia é Reykjavik, cuja maior área abriga cerca de dois terços da população. Poucas pessoas vivem no interior da ilha, caracterizada por campos de areia e lava com geleiras e montanhas. A ilha é aquecida pela Corrente do Golfo e tem um clima temperado (mais quente que o Canadá da mesma latitude). Fica logo ao sul do Círculo Polar Ártico.
A Islândia foi uma das últimas massas de terra a ser colonizada, tendo sido colonizada apenas na Era Viking por volta de 874 DC. Foi colonizado principalmente por vikings noruegueses, juntamente com os escravos ou servos de origem gaélica.
A ilha tem um parlamento chamado Althing – com uma das mais antigas assembléias legislativas em funcionamento.
Hoje, o país desfruta de um sistema de bem-estar social nórdico com saúde universal e educação superior para os cidadãos. O país ocupa uma posição elevada em estabilidade social, igualdade, democracia e muito mais. Mesmo o mix de energia elétrica é quase inteiramente renovável.
- Militares: Apenas uma guarda costeira levemente armada – sem exército, marinha ou força aérea
Um fator que o coloca tão alto no Índice de Paz é que ele está sem um exército permanente. A Islândia não tem exército, marinha ou força aérea. A única coisa que tem é uma guarda costeira levemente armada composta principalmente por três navios de patrulha offshore.
Chegando em segundo lugar – Nova Zelândia
Como menção honrosa, a Nova Zelândia é o segundo país mais pacífico do mundo e está constantemente no topo de uma série de indicadores de desenvolvimento, sociais e políticos. O país nunca poderia ser o mais pacífico, pois possui uma (pequena) força aérea, exército e marinha.
- Capital: Wellington
- A maior cidade: Auckland
- População: 5 milhões
Famosamente, a Nova Zelândia tem mais ovelhas do que pessoas. Na década de 1970, havia cerca de 3 milhões de pessoas e 70 milhões de ovelhas. Hoje são cerca de 5 milhões de pessoas e 26 milhões de ovelhas.