Das duas ilhas de Arkansas que compartilham o mesmo nome, esta ilha montanhosa é um paraíso para trilhas e vistas panorâmicas de Ozarks.
Como um estado sem litoral, o Arkansas não é o primeiro lugar que muitas pessoas pensam em relação aos destinos insulares. Embora a ilha em questão não seja comparável às dos Grandes Lagos ou cheia de resorts como os da Flórida, ela é um destino emocionante para o Arkansas.
A Ilha do Pão de Açúcar está localizada no centro de Greers Ferry Lake e é o lar de um dos dois Pão de Açúcar em Ozarks. No entanto, uma montanha é Pão de Açúcar e a outra é Pão de Açúcar – uma palavra – o que torna a diferenciação entre a ilha e a montanha sem litoral um tanto confusa.
Para esta aventura na ilha de Arkansas, a ilha perto de Fairfield Bay é a que exploraremos.
Sugar Loaf Mountain Island em Greers Ferry Lake
Índice
O cume da Ilha do Pão de Açúcar atinge uma altitude de aproximadamente 1.000 pés e, sim, pode ser escalado! Embora cheguemos a suas trilhas cênicas mais tarde, esta ilha oferece muito mais para os amantes da natureza em Arkansas. O primeiro passo para visitar esta ilha, porém, é saber como chegar, já que só é acessível por barco.
Como chegar na Ilha do Pão de Açúcar
Em Greers Ferry Lake, os visitantes podem encontrar a Fairfield Bay Marina, que é a única marina que opera um serviço de transporte de balsa de e para a ilha. Esta balsa leva os visitantes quase direto para o início da trilha na ilha, portanto, para aqueles que planejam fazer uma caminhada, não são necessárias outras direções. A balsa aceita reservas e os passageiros podem ligar com antecedência para o dia que planejam visitar.
Além disso, aqueles que são realmente animados (e experientes em canoagem) podem alugar ou trazer seus próprios caiaques para fazer a caminhada pela baía até a ilha. A distância total da saída do barco da marina até a Ilha do Pão de Açúcar é de cerca de um quilômetro e meio.
O que fazer na Ilha do Pão de Açúcar
Ao chegar à ilha, existem várias formas de desfrutar da sua natureza e beleza paisagística. No passeio de balsa, os passageiros podem apreciar as vistas do sopé de Ozark, e as vistas continuam assim que chegam ao cais da ilha.
Caminhada no Pão de Açúcar
Os interessados em fazer a caminhada por (e subir) esta ilha montanhosa podem desfrutar de várias trilhas para caminhadas. Depois de deixar a balsa ou encontrar um local para estacionar o caiaque, os visitantes serão recebidos com duas trilhas separadas. Eles variam em comprimento, com a trilha mais curta abrangendo uma distância de 1,6 milhas e a outra levando a um loop no cume do Pão de Açúcar, totalizando aproximadamente 2,5 milhas.
Para aqueles que procuram as melhores vistas, não tema – ambas as trilhas oferecem pontos de vista deslumbrantes para contemplar o Arkansas Ozarks. Só porque um é mais fácil e mais curto não significa que as visualizações sejam menos significativas! No entanto, para vistas panorâmicas do Pão de Açúcar e dos Ozarks, a trilha mais longa do cume é uma maneira infalível de obtê-los.
- Dica: Ambas as trilhas são classificadas como dificuldade ‘moderada’
Ao longo do caminho, os caminhantes terão vistas panorâmicas da paisagem circundante, do lago abaixo, e terão a chance de observar a flora e a fauna das planícies de Ozarks. Esta ilha também abriga as primeiras Trilhas Cênicas Nacionais designadas do país. No final da caminhada mais curta (1,6 milhas), os caminhantes serão recebidos com um conjunto de escadas que levam a vistas incríveis do Greers Ferry Lake a 500 pés acima da água.
- Facto: Estima-se que as rochas que formam a Ilha do Pão de Açúcar tenham aproximadamente 300 milhões de anos.
Fotografia e observação da vida selvagem
A ilha também é um paraíso para a vida selvagem, e os caminhantes têm a chance de testemunhar alguns dos ecossistemas mais protegidos do estado. A Ilha do Pão de Açúcar serve como refúgio de caça, e não é incomum observar cervos viajando da ilha até o continente. Espécies de aves raras, como a águia careca, também são conhecidas por voar acima e ao redor da ilha, proporcionando uma incrível oportunidade fotográfica. Ao observar o lago de cima, os visitantes da ilha terão algumas das melhores vistas para observar a fauna da região.
Quem visita Ozarks pode nem saber que existe o Pão de Açúcar, mas vale a pena a visita. Pegar uma carona na balsa é a parte mais fácil e, com duas trilhas cênicas a considerar, é um passeio de um dia perfeito para os amantes da natureza. No mínimo, é o refúgio perfeito para quem deseja um local tranquilo para sentar e observar a água por um tempo.