O Taj Mahal é um dos marcos mais famosos e icônicos da Índia – foi assim que ficou e o que saber antes de visitar.
O Taj Mahal é o edifício mais conhecido da Índia e uma magnífica obra de arte. É um impressionante mausoléu de mármore branco-marfim. foi encomendado em 1632 pelo imperador Mughal Shan Jahan. O imperador Mughal Shan Jahan construiu o mausoléu para abrigar sua esposa favorita, Mumtaz Mahal. Ele também seria colocado para descansar lá.
Hoje é uma das principais atrações de toda a Índia e imperdível para quem visita o país. Certifique-se de ler sobre isso primeiro, embora para aprimorar a experiência, há algumas coisas que todos devem saber sobre o Taj Mahal antes de visitá-lo.
História do Taj Mahal
É também um símbolo do amor duradouro de um marido por sua esposa favorita e uma prova de quão rico era o império mogol naquela época. Durante seu reinado, o império Mughal estava no auge de sua riqueza e poder (os Mughals eram invasores turco-mongóis muçulmanos da Ásia Central que dominaram grande parte da Índia).
- Esposa favorita: Shah Jahan a chamou de Mumtaz Mahal ou “a escolhida do palácio”
Os poetas de sua corte escreveram que a lua escondeu seu rosto de vergonha por causa de sua beleza. Infelizmente, Mumtaz Mahal morreu prematuramente durante o parto em 1631.
- Construído: De 1632 a 1643 (em grande parte concluído até então)
Em uma cruel reviravolta de ironia. Shah Jahan viveria o último de seus dias olhando para o majestoso mausoléu que ele havia construído para abrigar sua amada esposa e o abrigaria. Ele foi derrubado por seu filho Aurangzeb, que assumiu o trono e aprisionou seu pai no Forte Vermelho de Agra. Dali, ele tinha uma visão impressionante do Taj Mahal do confinamento da janela de sua prisão.
Sobre o Taj Mahal e o Complexo
O Taj Mahal é, na verdade, apenas a peça central de um complexo muito maior que inclui uma mesquita e uma casa de hóspedes com um impressionante conjunto de jardins formais fechados em três lados por uma parede com ameias.
- Fato engraçado: A população de Agra é superior a 1,5 milhão, mas ainda é possível ver rebanhos de búfalos d’água andando pela rua lá
O projeto foi um empreendimento colossal e teria empregado cerca de 20.000 artesãos e custado uma fortuna. Foi designado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983 por ser “a joia da arte muçulmana na Índia e uma das obras-primas universalmente admiradas do patrimônio mundial”. Hoje é considerado um dos melhores exemplos da arquitetura mogol.
- Visitantes: Recebe 7 a 8 milhões de visitantes por ano
Muitos consideram o Taj Maha um dos mais belos edifícios já construídos. É uma prova do que é possível com o mármore.
O Taj Mahal é emoldurado por quatro minaretes de onde os muçulmanos são chamados à oração. Curiosamente, cada um foi projetado com uma leve inclinação para fora, presumivelmente para proteger o mausoléu principal caso alguém caia.
class=”InlineGallery”>
Muitas vezes cortado das fotos do Taj Mahal, flanqueando-o há dois edifícios de arenito vermelho de cada lado. A do leste já foi uma casa de hóspedes, enquanto a do oeste é uma mesquita.
O Taj Mahal está situado na margem direita do rio Yamuna, na cidade indiana de Agra. Estendendo-se em frente ao mausoléu estão jardins exuberantes e bem cuidados. Estes permanecem meticulosamente bem cuidados e bem conservados até hoje. E depois há o espelho d’água gigante que reflete perfeitamente a beleza do Taj Mahal.
Visitando o Taj Mahal hoje
Quando alguém for a Agra para ver o Taj Mahal hoje, esteja preparado para um contraste. A cidade está empobrecida e pode-se até ver manadas de búfalos andando no meio da cidade. O ar também pode estar fortemente poluído. Mas entre nos limites do Taj Mahal e você estará em outro mundo (exceto pela poluição do ar). Na verdade, o Taj Mahal precisa ser limpo para remover todo o cocô de insetos e poluição.
Ao planejar sua viagem ao Taj Mahal, não vá na sexta-feira, pois está fechado.
- Preço Estrangeiro: 1.100 rúpias (cerca de US$ 15,00)
- Preço local: 50 rúpias (cerca de US$ 0,65)
- Crianças: Menores de 15 anos são gratuitos (indianos e estrangeiros)
- Abrir: 30 minutos antes do nascer do sol e fechado 30 minutos antes do pôr do sol
- Fechadas: Todas as sextas-feiras (caso contrário, sempre aberto)
Ao visitar, deve-se explorar todos os lugares. Ao entrar no mausoléu, deve-se colocar capas protetoras (fornecidas no local) sobre os sapatos para proteger o mármore do mausoléu. Embora o Taj Mahal seja impressionante por dentro, ele não parece tão grande. É o mais impressionante visto de fora.