A cena gastronômica de Edimburgo cresceu exponencialmente e seus mercados de rua exibem os melhores sabores de comida de rua que toda a Escócia tem a oferecer.
Os pratos únicos da Escócia certamente não se limitam a haggis e salsichas de sangue. A culinária deste país antigo remonta a séculos, mas nos tempos modernos, muitos desses sabores evoluíram para algo verdadeiramente brilhante. É um deleite para os sentidos poder passear por um mercado de Edimburgo e experimentar vários petiscos, uma atividade surpreendentemente popular nesta capital escocesa.
Nos últimos anos, a cena gastronômica em Edimburgo explodiu, com novos mercados a explorar e novos fornecedores a conhecer. Se o paladar de todos estiver pronto, é assim que uma verdadeira aventura gastronômica se parece em Edimburgo, na Escócia.
Dirija-se aos mercados da cidade para saborear o sabor local
Índice
Não há “um” lugar para desfrutar da melhor comida de rua de Edimburgo, mas há uma maneira certa de experimentá-la. Em alguns países, como Istambul, é fácil encontrar vendedores ambulantes um tanto aleatoriamente nas ruas populares. Em Edimburgo, a maioria dos melhores vendedores da cidade estará reunida em seus mercados ao ar livre. Isso não quer dizer que os vendedores não estarão guarnecendo seus carrinhos e caminhões nas ruas, mas qualquer um que queira experimentar um sabor diversificado da comida de rua da Escócia é melhor visitar os mercados.
O mercado Pitt
Lar de cerca de 40 vendedores que aparecem todos os sábados em Leith, o Culture Trip se refere a isso como um ‘reino’ de food trucks. Nesse sentido, definitivamente não está errado – este se tornou o lugar ideal quando se trata de encontrar alguns dos melhores sabores de Edimburgo em um só lugar. Regularmente, este mercado funciona até as 22h e oferece uma grande variedade de sabores e pratos, de doces a salgados e tudo mais. Para manter a festa, a música ao vivo costuma fazer parte de qualquer viagem ao The Pitt.
Alguns fornecedores frequentes incluem:
- O Caminhão Búfalo: Lar dos melhores hambúrgueres de frango frito com leitelho em Edimburgo. Eles também são três vezes premiados!
- Ròst: Pratos escoceses com um toque moderno, muitas vezes incluindo ingredientes locais e sazonais para tornar esses sabores realmente pop.
- cracas e ossos: Frutos do mar e cortes inusitados de carne que certamente irão agradar os sentidos e deliciar o paladar. Bife com batatas fritas com gremolata é uma escolha popular!
- Livre o pimentão: Apimentar cortes de carne e vegetais selecionados em pratos como o Nam Nam Naan certamente iluminará (literalmente) o paladar de qualquer pessoa.
- LOCAL.: Um café administrado por chef que seleciona sobremesas especiais, apoiando pequenas empresas de sobremesas e apresentando uma variedade de doces com shakes caseiros, para começar.
*Nota: Temporariamente adiado no momento da escrita.
Mercado de Waverly
Às sextas-feiras, na Plataforma 2, o Waverly Market é outra ótima opção para quem quer animar as coisas. É fácil de encontrar para quem pode navegar até a estação de trem e é um grupo animado de mais de 40 fornecedores que estão prontos para compartilhar seus melhores pratos com todos os que o visitam. Tudo, desde doces artesanais a jantares quentes, pode ser encontrado neste mercado – e é uma ótima desculpa para adiar o embarque em um trem. Além disso, os vendedores de artesanato costumam montar barracas no Waverly Market, por isso é um ótimo momento para os recém-chegados a Edimburgo que também procuram lembranças únicas.
O mercado em si está aberto das 11h às 19h, portanto, para aqueles que desejam pegar um trem ao meio-dia, este é um ótimo lugar para comer algo antes da hora. Este também é um ótimo lugar para experimentar as comidas escocesas mais tradicionais que foram transformadas em lanches para viagem.
Comida de rua às sextas-feiras
Em Fountainbridge, os visitantes de Edimburgo ficarão encantados ao ver muitos dos mesmos vendedores que frequentam o The Pitt em um mercado chamado Street Food Fridays. Com um nome tão específico, deve ser incrível, certo? E realmente é.
Este festival ao ar livre de vendedores de comida de rua acontece das 11h às 17h às sextas-feiras e geralmente inclui os melhores fornecedores de toda a Escócia. Esse é um negócio bastante atraente para os verdadeiros gourmets, e é uma ótima alternativa para quem não pode ir ao The Pitt nas noites de sábado. Embora este mercado veja os suspeitos de sempre em seus espaços de barracas, cada semana traz consigo a promessa de novos fornecedores de alimentos também. Assim, a cada semana, há uma nova e empolgante variedade de sabores esperando para serem degustados. Alguns fornecedores populares que fazem aparições semanais são:
- Babu Bombay Street Kitchen
- Café Steampunk
- cracas e ossos
- French Connection Creperie
Claro, Edimburgo oferece muito mais mercados ao longo do ano do que esses três, e muitos são sazonais. Para aqueles que procuram uma experiência completa e a maior diversidade, no entanto, isso deve ser adicionado ao calendário de todos os amantes da gastronomia ao visitar Edimburgo.