O que considerar antes de comprar um novo notebook?

O notebook é o companheiro no dia a dia de várias pessoas, seja no trabalho, seja para lazer. Mas você sabe o que deve levar em consideração antes de comprar um computador? Continue lendo e confira!

Comprar um notebook novo pode ser um desafio para aqueles que conhecem pouco de tecnologia. Porém, suas compras não precisam ser assim.

O melhor notebook pode variar de acordo com o uso que a pessoa vai fazer do computador, e pode ser considerado bom ou ruim de acordo com esse uso. Cada notebook possui configurações, indo das mais básicas, ideais para um uso casual, até as mais “potentes”, ideais para aqueles que usam o computador de forma profissional.

É extremamente necessária a consideração do uso que será feito do notebook para que não haja gastos com funções desnecessárias, ou que as frustrações com funções faltantes sejam minimizadas.

melhor notebook

Continue lendo para saber um pouco mais sobre o que você deve considerar antes de comprar um notebook.

Uso básico

Para o uso básico do notebook, são considerados o uso de navegadores, pacote Office, ouvir música e assistir a filmes e séries. Nesse caso, são considerados computadores mais básicos e podem ser chamados de “notebooks de entrada”, pois possuem preços mais acessíveis.

Os processadores encontrados nos notebooks de uso básico, geralmente, são da Intel Core i3. Esse processador permite a realização da maioria das funções domésticas sem travamento. Caso tenha vontade de fazer um maior investimento, pode-se considerar a compra de um modelo com Intel Core i5, para que não tenha nenhum tipo de travamento.

A memória RAM de entrada é de 4 GB, mas quanto mais puder ser investido em memória RAM, melhor.

Os modelos de entrada normalmente vêm com 1 TB de armazenamento padrão, mas 500 GB já são o suficiente para o uso doméstico. 

As placas de vídeo desses modelos são integradas, e, além disso, as telas dos modelos básicos possuem 14 polegadas e as resoluções podem ser em HD ou Full HD.

Uso intermediário

Aqui, estão contidos os notebooks que são usados em escritórios e para a edição de fotos e vídeos de forma básica.

Os processadores da série U da Intel, sendo o i5 ou o i7, são os mais recomendados para esse tipo de uso. 

A memória RAM de 8 GB já é suficiente para o uso doméstico ou mais leve de um computador intermediário. Porém, uma boa saída é adquirir um modelo que tenha a possibilidade de expandir a memória RAM.

O armazenamento mais comum, de 1 TB, é o mais recomendado, e as placas de vídeo podem ser integradas ou modelos de entrada das placas de vídeo dedicadas.

Notebook gamer

Os modelos de notebook gamer contam com hardwares mais potentes e estão preparados para aguentar todos os jogos do momento, além de suportarem softwares profissionais de edição de imagem e vídeo.

No segundo caso, quando a prioridade é a edição de imagens e vídeos, o ideal é considerar um modelo com uma tela Full HD IPS, que oferece maior fidelidade de cores. Além disso, é importante checar se o notebook possui entrada para cartão SD, que facilita muito na hora de exportar as fotos da câmera para a edição.

Toda essa robustez vem com dois custos, o primeiro é o financeiro, pois os notebooks gamer costumam ser mais caros, e o segundo é no peso, pois essa robustez de hardware também representa uma robustez física do computador.

Os processadores da Intel da série H, sendo i5, i7 ou i9, são os mais indicados, além da AMD Ryzen.

Os computadores gamers de entrada possuem 8 GB de RAM, mas há modelos com 16 GB ou até mais.

O armazenamento pode ser desde 1 TB apenas de HD, até modelos com armazenamento híbrido entre HD e SSD.

As placas de vídeo dos modelos gamers são dedicadas da linha GeForce GTX ou GeForce RTX.

Deixe um comentário