A natureza desordenada das árvores na Floresta Torta é um mistério que tem sido debatido há algum tempo – e é por isso que vale a pena ver.
O mundo tem centenas de maravilhas naturais e mistérios que vale a pena explorar, e a Floresta Torta da Polônia é um deles.
Krzywy Las, conhecida como Crooked Forest em inglês, é uma das atrações mais estranhas do mundo e está localizada perto de Gryfino, uma pequena cidade no oeste da Pomerânia. Gryfino é fascinante, e não apenas por causa da existência da maravilha natural do mundo. Todos os pinheiros que crescem nesta floresta peculiar são dobrados 90 graus a partir da base e são saudáveis, apesar das curvas. Os agricultores plantaram as árvores nesta pequena floresta na década de 1930 e, no século 20, elas cresceram de maneira completamente estranha, mas semelhante. Claro, existem florestas ao redor do mundo com plantas fortemente curvadas, como Hoia Baciu na Romênia e Drunken Trees na Taiga Subártica. Mas nenhum deles é tão organizado quanto os encontrados na Floresta Torta da Polônia.
Visitando a Floresta Torta
O fato de a Floresta Torta estar em um canto remoto da Polônia é a razão pela qual a maioria dos viajantes nunca viaja para experimentar esse mistério. Embora não seja fácil chegar aqui, os viajantes que desejam ter a experiência certamente podem fazer isso acontecer. Para chegar à floresta, é preciso dirigir até a cidade de Gryfino, na província da Pomerânia. Em Gryfino, há alguns locais históricos interessantes para se visitar, incluindo o Portão de Banska, que acredita-se ter protegido a cidade de seus inimigos anteriores. A Crooked Forest é, claro, a atração principal, e fica a poucos quilômetros da cidade.
Os visitantes não podem encontrar nenhum aeroporto aqui. O truque é chegar à cidade de Poznan e pegar um trem de 3 horas para Gryfino. Uma vez na cidade, pode-se usar um ônibus, que geralmente leva cerca de 10 minutos, um táxi ou um serviço de uber para um passeio mais confortável em direção à floresta.
Explorar a zona rural do norte da Polônia na Pomerânia, incluindo as belas cidades de Stargard, inicialmente conhecidas como Stargard Szczecinski e Torun, vale o tempo de cada viajante!
O que fazer antes de chegar lá
Os visitantes podem ter uma experiência de viagem fascinante no norte da Polônia durante os últimos meses da temporada de verão – graças às temperaturas baixas e médias e às noites mais frias. Viajar para lá durante a primavera ainda funciona, embora fique bastante chuvoso.
Pontas
- A floresta é isolada, por isso os viajantes devem levar água potável e alguns lanches para matar a fome e a sede durante a viagem.
- Calce sapatos adequados, de preferência tênis, para evitar respingos de lama ao viajar na primavera.
- É uma maravilha natural arborizada, então os insetos vão ser um problema se não vierem com um repelente de insetos. Protetor solar seria ótimo se alguém estiver viajando durante o verão.
O que levou a este mistério?
O mistério por trás da ocorrência da Floresta Torta levantou tantas questões. As árvores têm 15 metros de altura e é possível que tenham sido danificadas em seus estágios iniciais de crescimento. Embora ninguém conheça a realidade da maravilha natural deste mundo, existem algumas teorias que explicam essa anormalidade ecológica.
Algumas pessoas afirmaram que a atração gravitacional levou à forma peculiar das árvores nesta floresta. Não há, no entanto, nenhuma evidência que suporte esta teoria. Outros sugerem que a causa do crescimento torto foi uma forte nevasca, o que também não explica por que outros pinheiros cresceram retos e não dobrados. Há outra explicação sugerindo que os tanques inimigos atravessaram a floresta durante a segunda guerra mundial e causaram o mistério. É lógico que tanques pesados possam atropelar plantas e causar um certo crescimento estranho, mas uniforme? A teoria fica aquém da explicação adequada sobre como esse mistério ocorreu e se as árvores mais jovens sobreviveriam nesse ambiente estranho.
Algumas mentes curiosas especularam que a natureza da floresta é resultado de uma mutação genética. Em seus estudos, William Remphrey, um cientista canadense aposentado, descobriu uma mutação genética que causava um crescimento curvo entre os álamos, mas não sabe dizer exatamente o que aconteceu com a Floresta Torta. Segundo ele, a mutação genética teria levado a um crescimento contínuo além da base das árvores. Ele sugere que um fator ambiental é provavelmente a causa do estranho crescimento.
Outros sugerem que os fazendeiros locais que plantaram as árvores entre 1925 e 1928 as manipularam. Eles pretendiam cultivar as árvores para móveis, e foi aí que as dobraram, o que acabou levando a um crescimento atrofiado. A segunda guerra mundial começou em 1939, e eles tiveram que abandonar as árvores levando à formação da floresta torta. Como essa teoria dá uma explicação simples de por que as árvores são curvas, é a mais provável, embora não diga o que aconteceu com a área ao redor.
Ninguém tem certeza do que causou a curvatura das árvores. Não importa o que se acredite, a Floresta Torta é uma maravilha natural que vale a pena explorar.