Os moongates das Bermudas têm uma história que remonta a séculos, e há pelo menos 40 deles encontrados em toda a ilha.
As praias deslumbrantes das Bermudas, as ofertas de ilhas tropicais e os resorts de luxo costumam fazer as pessoas voltarem sempre. Para aqueles que freqüentam esta ilha com frequência, eles devem ter notado esses arcos únicos chamados de ‘portais da lua’. Esses portais esféricos geralmente são deixados em aberturas para jardins, trilhas naturais ou até mesmo prédios antigos, em alguns casos. Mas por que eles estão lá e qual é o significado deles para as Bermudas?
Embora sejam dignos do Instagram desde o início, na verdade há uma longa e detalhada história por trás da construção desses arcos únicos. Eles foram construídos para um propósito e não é totalmente enraizado na cultura das Bermudas; embora tenha se tornado uma das novidades da visita.
A história dos portões da lua nas Bermudas
A história por trás dos moongates remonta a meados do século XIX. Durante a década de 1860, dizia-se que um capitão do mar das Bermudas se inspirou em uma viagem que fez à China. Nessa jornada, ele deu um passeio por um lindo jardim chinês, que por acaso tinha um desses portões. Após seu retorno, ele fez planos para incluir um desses moongates na arquitetura das primeiras Bermudas – e assim foi feito. Com o passar do tempo, a característica ornamental única foi absorvida pelo estilo arquitetônico da ilha, e é por isso que os visitantes agora podem encontrá-los em vários locais.
- Fato engraçado: Existem pelo menos 40 moongates nas Bermudas até hoje.
Embora a tradição do moongate chinês tenha chegado às Bermudas, o estilo não foi totalmente reconhecido por sua origem até a década de 1920, de acordo com Go To Bermuda. Na China, esses portões datam de mais – séculos, até – e isso foi finalmente reconhecido durante o século XX.
O significado por trás do Moongate
Originalmente, o moongate era visto como um amuleto de boa sorte, especificamente trazendo boa sorte e amor para quem passa por ele. Nas Bermudas, muitas vezes é mal compreendido que esses moongates têm um significado relacionado à natureza misteriosa do Triângulo das Bermudas. No entanto, embora seja divertido pensar nisso, não é o significado original por trás da construção desses portais. As origens orientais do moongate diferem do que muitas pessoas as interpretam, e algumas até as relacionam com o similar Stargate.
Para recém-casados que estão em lua de mel ou se casando nas Bermudas, o moongate tem um significado muito específico. Por ser um sinal de boa sorte, amor e prosperidade, acredita-se que os recém-casados que passarem pelo moongate experimentarão tudo o que foi mencionado acima. Se é verdade ou não, obviamente ainda não se sabe, mas se tornou uma tradição divertida na ilha. Não é incomum ver casais posando para fotos sob os moongates das Bermudas, e certamente também não pode prejudicar ninguém!
Onde você pode encontrar Moongates nas Bermudas?
Com 40 existentes nas Bermudas no momento em que escrevo, há uma boa chance de que os visitantes encontrem um completamente sem querer. No entanto, para aqueles que preferem procurá-los do que fazer disso um jogo, há muitos lugares públicos para localizar nesses arcos.
- Fato engraçado: Diz-se que aqueles que passam por um moongate devem fazer um desejo. Originalmente, a aparência dos portões era para ser um símbolo de boas-vindas aos vizinhos, pois é sempre uma ‘porta’ aberta.
Muitos dos moongates nas Bermudas são separados, o que significa que eles existem separados de um edifício ou entidade inteiramente. Esses arcos autônomos são populares em jardins e hotéis, como o Hamilton Princess Hotel. Além disso, outros locais ao redor da ilha incluem:
- Praia da Baía da Uva
- Parque Rainha Elizabeth
- Jardim Botânico das Bermudas
- The Reefs Hotel
- Praias de Cambridge
- Estaleiro
- Grotto Bay Beach Resort
Esses moongates não são apenas um símbolo histórico da cultura chinesa, mas também são bastante impressionantes em sua arquitetura. É preciso um nível diferente de habilidade para criar uma estrutura que não seja apenas curva, mas também circular por natureza, e esses portais são um belo exemplo de artesanato artesanal. Enquanto o primeiro moongate foi construído a partir de calcário – como era comum para muitas estruturas nas Bermudas durante o século 19 – eles variam em seus materiais de construção hoje. Muitos moongates também podem ostentar características definidoras, como várias texturas, padrões ou adornos em sua aparência cosmética. Para alguns, flores ou plantas podem ser plantadas em ambos os lados, com flora semelhante a videiras serpenteando ao redor do arco para um efeito mais estético.
Não importa qual moongate alguém procura nas Bermudas, é uma tradição divertida que visitantes e moradores locais aprenderam a amar.