O Castelo de Torrechiara é um dos castelos mais imponentes e mais bem preservados do norte da Itália e vale a pena visitá-lo.
O Castelo de Torrechiara é, sem dúvida, um dos castelos mais imponentes de toda a Itália. É um castelo do século XV no norte da Itália que foi construído entre 1448 e 1460 e foi construído no local de uma fortificação mais antiga. É uma fortaleza impressionante que imortaliza a influência da Casa de Sforza (juntamente com o Castelo Visconti-Sforza). É sem dúvida um dos castelos mais românticos de toda a Itália, com afrescos deslumbrantes que preservam o amor do casal que construiu o castelo há mais de 500 anos.
Indiscutivelmente, o Castelo de Torrechiara é um dos castelos europeus que os visitantes devem planejar sua visita. Situa-se sobre as deslumbrantes vinhas e vales pitorescos da Itália. Os castelos há muito cativam a imaginação de pessoas em todo o mundo. É ainda possível pernoitar em muitos dos castelos da Europa.
Castelo de Torrechiara – Um castelo medieval com um passado verdadeiramente romântico
O Castelo de Torrechiara foi construído para defesa e residência nobre da amante do conde (Pier Maria II de’ Rossi), Bianca Pellegrini d’Arluno. Ambos foram enterrados no castelo em sua torre nordeste. Ele construiu o castelo com uma parede tripla e quatro torres de canto ligadas por parapeitos com ameias. As duas loggias que se veem ali foram acrescentadas posteriormente.
- Construído: Entre 1448 e 1460
- Nome Italiano: Castello di Torrechiara
É um exemplo de um castelo que foi construído para um papel militar e defensivo, bem como um lar para a amada amante do conde. No final do século XV, o castelo perdeu o seu significado militar e serviu como casa senhorial para os ricos.
Está aninhado nas colinas com vista para o vale do rio Parma. O nome “Torciara” significa literalmente “prensa de vinho”, um nome que deriva das muitas vinhas e olivais que cobrem esta área.
Admire o impressionante estilo Lombard de suas molduras de terracota, seu belo pátio quadrado e muitos outros detalhes sobre sua decoração e detalhes de design.
Os afrescos românticos da Câmara Dourada
Os visitantes do castelo são recebidos com um banquete de afrescos. A Câmara Dourada é digna de nota e recebe o nome das folhas de ouro puro que outrora cobriam os títulos nas paredes. Hoje os visitantes ainda podem ver um raro ciclo de afrescos atribuídos a Benedetto Bembo. Os afrescos retratam cenas de amor cavalheiresco e celebram o amor de Bianca e Pier Maria.
As decorações da Camera d’Oro (“Quarto Dourado”) são consideradas um dos melhores e mais famosos exemplos de decoração de quartos na Itália. Veja Bianca Pellegrini correndo em busca de seu amante. As pinturas são atribuídas a Benedetto Bembo.
Observe como o conde apaixonado não se importava com as despesas da Câmara Dourada. A Câmara Dourada é considerada a sala mais impressionante do castelo.
Outra característica a notar nas salas é uma representação dos dois amantes e seus dois corações com as frases “Digne et in aeternum” (com dignidade e na eternidade) e “Nunc et semper” (agora e para sempre).
Visitando o Castelo de Torrechiara hoje
Hoje o castelo está perfeitamente preservado e restaurado – é um dos castelos mais bem preservados da região. Tem quatro torres e uma imponente muralha com ameias. Uma longa entrada coberta leva ao pátio interno. Ao longo dos séculos, mudou de mãos várias vezes e é monumento nacional desde 1911. Não é propriedade do Estado italiano e está aberto ao público.
Os visitantes podem visitar a espaçosa cozinha medieval do Castelo de Torrechiara, as salas de Júpiter, a Pérgula, o Brasão e muito mais.
O Castelo de Torrechiara é considerado acessível para cadeiras de rodas com um guia (os hóspedes precisarão de ajuda em algumas partes do castelo).
- Acessibilidade: Acessível a cadeiras de rodas
- Taxa de admissão: € 5,00 (US$ 5,00) – Gratuito para menores de 18 anos
Os horários de abertura podem mudar sazonalmente.
Horario de funcionamento:
- Terça a sexta: 9h00 às 17h00 (outubro e novembro)
- Finais de semana: 9h30 às 17h00
- Fechadas: segundas
Animais não são permitidos no castelo.
A Itália está cheia de castelos e inúmeras ruínas romanas, é um país repleto de lugares antigos para ver e visitar. Não é possível conhecer a Itália em uma única viagem – é um destino que sempre atrai as pessoas.