Como Seattle está planejando se tornar a próxima cidade de 15 minutos

Seattle está buscando seguir outras cidades ao redor do mundo para se tornar mais saudável e verde e reduzir o número de carros na cidade.

Seattle em Washington

Cidades ao redor do mundo estão buscando se transformar. Eles estão em busca de se tornarem mais saudáveis, mais verdes e mais vibrantes. O colapso das cidades no Rust Belt é um alerta para as cidades que não conseguem se adaptar. Uma cidade que busca se transformar para o futuro é a cidade de Seattle. Está tentando se tornar uma “cidade de 15 minutos”.

Uma cidade na Europa que planeja implementar isso radicalmente é Barcelona, ​​na Espanha – lá pode-se ter que deixar o carro para trás. Mas há mais planos em andamento do que apenas transformar cidades antigas, conheça Telosa – a cidade futurista utópica proposta no deserto americano.

O que é uma “cidade de 15 minutos”?

De acordo com a AIA Seattle, uma cidade de 15 minutos é

“… uma abordagem de desenho e planejamento urbano que visa melhorar a qualidade de vida criando cidades onde tudo o que um morador precisa pode ser alcançado em 15 minutos a pé, de bicicleta ou de transporte público.”

O objetivo deste projeto é reduzir a dependência das pessoas em carros. O foco no desenho dos bairros deve estar voltado para as necessidades das pessoas e não dos carros. O conceito foi criado por Carlos Moreno em Paris e hoje é influente em cidades que tentam se reinventar ao redor do mundo.

Para mais informações sobre o conceito de Carlos, assista à sua curta palestra no TED. As ideias principais e centrais de uma cidade em 15 minutos são:

  • Fácil Acesso a Bens e Serviços: Os residentes devem ter acesso fácil a eles – especialmente mantimentos, alimentos frescos e assistência médica
  • Variedade de Habitação: Cada Bairro Deve Ter Tamanhos e Níveis de Acessibilidade Diferentes para Acomodar Muitos Tipos de Famílias
  • Ar puro: Cada bairro deve ter ar puro e espaços verdes para todos
  • Trabalhe remotamente: Mais pessoas devem poder trabalhar perto de casa ou remotamente – ter escritórios de menor escala, varejo, hospitalidade, bem como espaços de coworking

As quatro características da estrutura de uma cidade de 15 minutos são proximidade, diversidade, densidade e ubiquidade.

A cidade de 15 minutos está pegando

A ideia está pegando em cidades como Melbourne na Austrália, Ottawa no Canadá, Paris na França, Londres na Inglaterra, Milão na Itália e Portland no Oregon já agarrando a ideia.

  • Professor Carlos Moreno: O homem por trás do conceito de cidade de 15 minutos

Já no final de 2020, Paris havia instalado mais de 300 quilômetros de ciclovias ao redor de Paris e tornado várias ruas livres de carros. O número de ciclistas aumentou pelo menos 54% na capital francesa. Paris também está planejando remover vagas de estacionamento em favor de novos parques, playgrounds, florestas urbanas e jardins públicos em toda a cidade.

Fazendo funcionar para Seattle

Os planejadores da cidade em Seattle estão pensando que isso poderia funcionar para sua cidade. A crença geral é que 15 minutos é aproximadamente o tempo máximo que os moradores da cidade devem gastar para atender às necessidades básicas – sem ter que recorrer ao carro.

O plano em Seattle é fazer com que as coisas comuns do dia-a-dia necessárias estejam sempre a uma curta caminhada – isso inclui bibliotecas, assistência médica, parques, cafés e outras comodidades.

“Coloque as coisas mais próximas para que seja mais fácil chegar às coisas.”

class=”field–item”> class=”parágrafo–parágrafo contido parágrafo–tipo–área de texto parágrafo–view-mode–standard”> class=”field field–name-field-text- campo de área–campo de texto longo–label-campo oculto–item”>

– Planejador de Minneapolis, Paul Mogush

Isso faz parte do plano da cidade de revitalizar a cidade após a pandemia, bem como reduzir a poluição.

Isso ainda está nos estágios iniciais, pois o novo plano não está previsto até 2024. Mas, mesmo antes disso, a cidade já está construindo a infraestrutura para a cidade de 15 minutos. Isso foi parcialmente facilitado pela pandemia e pela mudança maciça para o trabalho remoto que deve ser (em parte) duradouro.

Algumas das táticas que eles planejam usar para tornar isso uma realidade incluem:

  • Adicionando mais vegetação à cidade
  • Investir em transporte público
  • Rezoneamento para permitir escritórios de menor escala, etc., bem como edifícios de uso misto
  • Realocação de vias para pedestres e ciclistas

A esperança é que esses ajustes minimizem viagens desnecessárias para revitalizar os bairros, injetando vida nova nas ruas principais.

Seattle está bem posicionada

Seattle é considerada bem posicionada para se tornar uma cidade de 15 minutos:

“É uma cidade de bairros, então já existem esses aglomerados de serviços espalhados pela cidade. Não é como LA, onde a densidade é tão baixa, as coisas estão tão distantes umas das outras que você tem que dirigir. Há uma espécie de tecido urbano [in Seattle].”

class=”campo–item”> class=”parágrafo–parágrafo contido parágrafo–tipo–área de texto parágrafo–view-mode–standard”>

Jeff Hou, professor da Universidade de Washington

class=”field field–name-field-text-area field–type-text-long field–label-hidden field–item”>

No futuro, Seattle não apenas terá menos carros, mas também poderá ter carros muito mais ecológicos. A venda de novos carros tradicionais com motor de combustão internacional (ou seja, carros movidos a gasolina e diesel) deve ser proibida no estado de Washington até 2030 em favor de veículos de emissão zero – como carros elétricos.