Da próxima vez que dirigir pela Espanha, veja uma cidade romana há muito perdida no sopé dos impressionantes Pirineus.
Existem lojas de cidades perdidas em todo o mundo, e novas estão sendo redescobertas o tempo todo (como a cidade egípcia perdida de Heracleion/Thonis que foi encontrada submersa no Mar Mediterrâneo). Há também muitas cidades perdidas da era romana ao redor da bacia do Mediterrâneo. Uma das descobertas importantes mais recentes foi uma cidade romana até então desconhecida nos Pirinéus espanhóis.
É evidente que esta era uma antiga cidade romana substancial, mas ainda assim, ninguém sabe seu nome. Até que o nome da antiga cidade romana seja descoberto, a cidade está sendo chamada pelo antigo nome do local – El Forau de la Tuta. Embora seja fascinante ler sobre cidades há muito perdidas, normalmente é mais gratificante visitar cidades com ruínas mais substanciais. Visite as Muralhas Romanas de Lugo na Espanha e veja um exemplo muito raro de muralhas romanas ainda quase intactas.
A mais nova cidade romana perdida da Espanha – El Forau de la Tuta
Pesquisadores da Universidade de Zaragoza, em Aragão, Espanha, acabam de anunciar uma nova grande descoberta este ano em 2022. Os pesquisadores começaram a estudar algumas ruínas negligenciadas, mas, em vez disso, descobriram uma cidade antiga desconhecida. Eles começaram suas escavações em 2018 e estudaram as ruínas ao redor da ermida de San Pedro. A primeira rodada de escavações ocorreu em 2021.
- Período: 1º ao 2º séculos
- Nome: Desconhecido
Leia o relatório completo, El Forau de la Tuta: A Hitherto Unknown Roman Imperial City on the Southern Slopes of the Pyrenees.
Atualmente, há muito mais perguntas do que respostas. Esperançosamente, haverá estudos subseqüentes que trazem mais da cidade e sua cauda à vida.
O que se sabe sobre a cidade romana (e assentamento cristão posterior)
A cidade romana foi datada entre os séculos I e II e tinha todas as características de uma cidade romana – como banhos, abastecimento de água, planejamento urbano, templo, ruas e esgotos. É possível que a cidade fosse maior do que se sabe atualmente, pois o local se estende por terras agrícolas inexploradas. A cidade revelou-se de grandes dimensões e os “edifícios de proporções monumentais”.
O estudo identificou dois capitéis coríntios, três bases áticas itálicas, uma base ática clássica, vários tambores de fuste canelado de borda plana e um fragmento de cornija. Acredita-se que estes eram os primeiros edifícios públicos imperiais.
A cidade também foi ocupada durante o início da era cristã medieval (séculos IX a XIII). Durante esse período posterior, era uma comunidade rural chamada Artede (ou Arteda, Artieda ou Arteda Ciuitate) no período visigodo e no início da Andaluzia.
Era uma comunidade do tipo habitat camponês sobreposta ao assentamento romano mais antigo. Em alguns lugares do mundo (como a antiga cidade romana de Dara), pode-se encontrar pessoas vivendo nas ruínas das antigas ruínas romanas hoje. Às vezes, as estruturas remanescentes dos antigos edifícios monumentais são incorporadas às casas dos aldeões.
Localização e cenário da cidade romana perdida
A cidade romana há muito perdida já esteve em uma estrada que ligava três importantes cidades romanas – Iaca (Jaca, Huesca), Ilumberri (Lumbier, Navarra) e Pompelo (Pamplona, Navarra). Hoje a rota é conhecida como Camino Real de Ruesta a Mianos (a Estrada Alta de Ruesta a Mianos).
A estrada persistiu muito depois que os romanos foram para a Idade Média como rota de peregrinação a Santiago de Compostela (era uma seção da Rota Francesa como parte do Caminho de Santiago).
Os romanos chamavam a Península Ibérica de Hispânia. Eles governaram partes ou toda a Espanha de cerca de 218 aC a 472 dC – um período de quase 700 anos. A República Romana estabeleceu sua presença na costa leste da Espanha desde o início, e os romanos permaneceram lá até a queda do império por volta de 472 DC. Hoje não faltam ruínas romanas impressionantes por toda a Espanha e Portugal.
A presença romana em Espanha foi mais forte ao longo da costa, região que El Forau de la Tuta fazia parte teria sido controlado por um período mais curto. Ele está localizado perto da região basca da Espanha.
A arqueologia pode ser emocionante, pois mais e mais são descobertas o tempo todo. Quem sabe quantas cidades perdidas estão esperando para serem descobertas?