Lugares abandonados têm a reputação de causar arrepios nas pessoas, mas quando é uma escola, nos leva a imaginar o que sua história deve ter acarretado…
As escolas representam esperança, juventude e vida e parecem ocupar um lugar importante na psique coletiva. Escolas abandonadas, no entanto, são universalmente associadas ao medo e à assombração, e é por isso que são um ótimo cenário para o gênero de terror. Na Alderson Academy, em West Virginia, os visitantes podem experimentar essa justaposição de esperança e abandono.
A História de Alderson
Alderson é uma pequena cidade ribeirinha no sul da Virgínia Ocidental. Desde o início, por volta de 1700, a cidade nunca teve mais do que algumas centenas de famílias. Apesar da localização da cidade em ambos os lados do rio Greenbrier e da abundância de terras, a economia de Alderson sempre esteve em um estado de austeridade.
Hoje, de longe, o maior empregador da cidade é um presídio federal. Um dos maiores booms econômicos na história recente de Alderson ocorreu quando Martha Stewart foi presa no Alderson Prison Camp, mas o influxo de mídia e atenção durou pouco.
Quase 23% da população vive abaixo da linha da pobreza, e a população está diminuindo lentamente.
A cidade de Alderson, apesar de sua história e circunstâncias, é um exemplo encantador de uma pequena cidade americana. Para ter uma noção melhor desse aspecto cativante da cidade, confira a página inicial do The Aldersonian, ‘A mídia de notícias mais antiga de Alderson’. O jornal oferece um vislumbre da comunidade que compõe Alderson, desde a farmácia familiar local até a loja vintage que também é a mais antiga da cidade.
A história da Academia Alderson
Não é à toa que a Alderson Academy, fundada com grande ambição em 1901, estava fadada ao abandono.
A Academia foi iniciada como uma escola particular. Desde o início, a escola lutou para matricular alunos, pois simplesmente não havia famílias suficientes na cidade que pudessem pagar as mensalidades. As coisas pioraram ainda mais quando as escolas públicas foram abertas e ampliadas, o que proporcionou uma alternativa de ensino robusta e competitiva que eliminou a maioria dos alunos da cidade.
Depois de sobreviver por alguns anos, a Academia Alderson enfrentou perdas severas. Não querendo cortar suas perdas, a Academia investiu ainda mais em si mesma e, em 1918, passou a oferecer cursos de nível superior de dois anos, transformando-se em uma faculdade particular de ensino fundamental. O prédio foi ampliado para acomodar as novas instalações.
Os americanos estavam otimistas após a Primeira Guerra Mundial, quando a economia mundial se reestruturou com a América no centro. Os loucos anos 20 trouxeram algum sucesso muito necessário para a instituição educacional. Ansiosa para capitalizar as boas novas, a Alderson Academy tornou-se uma faculdade completa de quatro anos.
Seguindo a linha do tempo da história, provavelmente pode-se prever o que aconteceu a seguir.
A Grande Depressão chegou à América e com ela também a miséria e a inflação desenfreadas. Sem uma economia forte, o otimismo que levava os jovens a investir em seu potencial foi frustrado. Para garantir uma renda naqueles dias, tornou-se muito mais prático ir para uma escola de comércio ou entrar para o exército. Certamente, para as famílias de Alderson, que foram forçadas a viver com as poucas economias que tinham, frequentar uma escola e faculdade particulares caras fazia pouco sentido prático.
Após mais de 20 anos de operação, a instituição estava financeiramente arruinada. As portas estiveram fechadas por algumas décadas. Durante esse tempo, o prédio vago foi usado para vários projetos, os quais acabaram falhando. O único uso notável para a extinta academia foi na década de 1950, com a abertura da Mountain State Baptist High School. A escola atendeu a área até os anos 80, quando também faliu.
Em seguida, na década de 90, o prédio foi convertido em complexo residencial. No entanto, com muito pouca atividade econômica em Alderson para atrair locatários, esse empreendimento não durou muito.
A Abandonada Academia Alderson
Hoje, os restos dilapidados da Academia Alderson atuam como um lembrete sombrio da turbulenta e infeliz história da cidade. Os visitantes podem entrar nas instalações e observar o cadáver em decomposição da antiga instituição educacional.
O piso inferior é frequentemente inundado, as fundações sofreram erosão e os andares superiores desabaram. Da entrada, há uma grande escadaria que não leva a lugar nenhum. Os visitantes descrevem o prédio abandonado como arrepiante e misterioso, mas ainda assim pacífico – um lembrete de que todas as coisas chegam ao fim e que há algo de belo e sedutor no descanso indefinido.
- A Academia Alderson pode ser encontrada ao longo da Rota 12
- A escola está situada no topo de uma colina no centro da cidade
Chegar à escola pode ser complicado, pois há novos residentes que se instalaram nas instalações. A privacidade dos trailers que estão estacionados em frente à escola deve ser respeitada, então tente contorná-los ao entrar no prédio.