Esta escultura acústica no meio da baía de São Francisco toca uma música linda

Você só pode ouvir este órgão tocando música quando os níveis da maré estão certos, mas quando o faz, é uma experiência estranhamente pacífica.

ondas na baía de san francisco sob a ponte golden gate

Nada melhor do que relaxar à beira-mar, principalmente em uma cidade como São Francisco. Seja na forma de uma pausa para o almoço saboreando os incríveis frutos do mar da cidade ou para um momento de reflexão tranquila no final do dia, a Baía de São Francisco é o lugar perfeito para isso. O que nos interessa, no entanto, não é na costa ou mesmo nas imediações da Baía de São Francisco – é bem no meio dela.

O Wave Organ, como é conhecido, foi criado com o intuito de amplificar os sons das ondas da baía. Esta bela criação serviu maravilhosamente ao seu propósito, permitindo que os visitantes da área da Baía de São Francisco ouvissem literalmente os sons que as frequências das ondas produzem na forma de música de órgão. Embora estranhamente bonito, é um instrumento único e absolutamente ganha vida na maré alta.

Quem criou o órgão de ondas e por quê?

O órgão em si foi construído pela primeira vez em 1986 por um artista chamado Peter Richards. Ao criar este órgão de pedra, acreditava-se que a acústica – se esculpida corretamente – poderia servir para amplificar os sons das ondas.

Assim, um tipo de música pode ser prejudicado quando a água flui através de suas aberturas. Em teoria, era para ser um órgão que tocava sozinho e, por sorte, funcionou – a música ainda pode ser ouvida em todo o litoral hoje se as condições da maré estiverem exatamente certas.

Como é possível que algo assim toque ‘música’?

Não se deixe enganar – o Wave Organ não soa como o que a maioria das pessoas pensa quando se trata de música de órgão. Em vez disso, o som que é refletido é semelhante a estar debaixo d’água e ouvir as ondas batendo no alto; abafado e cheio de graves, mas misterioso e sedutor do mesmo jeito.

A acústica deste órgão é o que o torna tão incrível, e o que é ainda mais fascinante é o material com o qual é construído. Richards usou granito esculpido e mármore que veio de um cemitério que foi demolido, junto com uma série de canos de PVC e canos de concreto que se estendem até a água. O órgão pode ser considerado um projeto de upcycle graças a todas as peças que foram reaproveitadas, aumentando ainda mais o mistério e a intriga que o cercam.

O som que reverbera de volta é de natureza puramente líquida e os tons da água vazando e fluindo são evidentes. A variação de altura dos canos, bem como a forma diferente com que atingem o concreto, são responsáveis ​​pela variedade da ‘música’ que pode ser ouvida em diferentes momentos ao longo do dia. Comparativamente, o som que você ouve quando está de pé ou sentado no centro do órgão é semelhante ao que alguém pode ouvir ao segurar uma concha no ouvido. Há mais um fator quando se trata de ouvir a música tocada pelo Wave Organ: Air. A variação do fluxo de ar sobre a superfície da Baía de São Francisco também ajuda a adicionar variedade à música tocada. Isso também é responsável por ‘notas’ mais longas ou mais curtas, e o tom muda constantemente devido aos níveis de umidade, força do vento e outras condições climáticas. Portanto, a música do órgão é diferente a cada visita.

Visitando o Wave Organ

Acredite ou não, você pode visitar o Wave Organ e chegar perto o suficiente para ouvir sua música em primeira mão. Graças à construção inteligente deste instrumento no cais que se estende até a Baía de São Francisco, os interessados ​​podem caminhar até o final do cais e sentar em qualquer um de seus bancos de concreto para relaxar e ouvir a trilha sonora natural. Embora o final do cais em si seja bastante separado e remoto do resto de São Francisco, chegar lá é muito fácil e provavelmente você não será o único a chegar ao final deste caminho. As vistas do Wave Organ também são fantásticas; o Marina District, o horizonte da cidade e a Golden Gate Bridge estão todos dentro da distância de visualização do cais.

O que saber antes de visitar o Wave Organ

  • Custo: Grátis, é um parque público
  • Dica: Os pescadores costumam ser os únicos no cais de manhã cedo.
  • Melhor época para visitar: Durante a maré alta
  • Instruções: Começando na Marina Blvd., vire na Yacht Rd. O primeiro estacionamento é específico para o Wave Organ (haverá placas). Os visitantes também podem caminhar 1,8 milhas da Chrissy Field Recreational Area.