O único lugar onde se pode facilmente dirigir até o rio Colorado é em Lees Ferry, e tem uma verdadeira história do Velho Oeste.
O Grand Canyon é uma das maiores atrações naturais do mundo. Ao mesmo tempo, forma uma das maiores barreiras naturais dos Estados Unidos. Existem muito poucas pontes ou travessias de balsa no rio Colorado, resultando na parte mais ao norte do Arizona sendo muito isolada do resto do estado. Um dos pontos de passagem históricos do Grand Canyon foi em Lees Ferry.
Nem todas as grandes atrações do Grand Canyon estão no Grand Canyon propriamente dito. Outra atração imperdível da região são as Cataratas de Havasu, nas terras tribais de Havasupai. Talvez a maneira mais divertida de visitar o Grand Canyon seja pegar a Grand Canyon Railway e experimentar um bom e velho “assalto de trem” do Velho Oeste encenado para as crianças.
Significado e história do faroeste de Lees Ferry
Lees Ferry está localizado no rio Colorado, cerca de 7,5 milhas a sudoeste de Page. É o único lugar em centenas de quilômetros onde se pode cruzar facilmente o rio Colorado de ambos os lados. É um ponto de passagem muito histórico e já serviu como uma importante travessia do rio.
A primeira travessia bem-sucedida conhecida em Lees Ferry foi feita em 1864 pelo pioneiro mórmon Jacob Hamblin. A história por trás disso é que ele estava em uma missão para alertar os navajos a pararem de invadir Utah, levar gado e ameaçar a expansão mórmon. Eles consideraram a terra um território “inquieto” e deles para a tomada sob as idéias do Destino Manifesto, de acordo com o Serviço Nacional de Parques.
O conflito entre os Paiute (também na região) e os mórmons aumentou e, no inverno de 1869-1870, os mórmons colocaram guardas em Lees Ferry (então chamada de Pahreah Crossing). Além de ter um posto militar avançado no século 19 para assentamentos em Utah. Foi também um centro de busca de ouro por um tempo.
A malfadada balsa histórica de Lee do rio Colorado
A partir de meados do século 19, foi o lar de uma famosa balsa operada por John Doyle Lee. Por 55 anos, a balsa atendeu as pessoas que viajavam pelo Grand Canyon, mas com o advento do automóvel, ela logo se tornou obsoleta e insuficiente. Em resposta, a histórica Ponte Navajo foi construída para permitir uma melhor viagem de automóvel.
- Balsa lançada: 1873
A balsa de Lee foi lançada em 11 de janeiro de 1873 (embora, na época, as estradas de ambos os lados do rio não tivessem sido construídas). A essa altura, os colonos chegavam de carroça. Um forte foi construído lá em 1874 em face das crescentes tensões entre os mórmons e os navajos. Como tantos fortes, logo se transformou em um posto comercial.
Lees Ferry Fort é um dos poucos edifícios históricos ainda intactos.
John D. Lee foi posteriormente executado por seu papel na liderança do Massacre de Mountain Meadows liderado pelos mórmons (eles estavam disfarçados de nativos americanos) do grupo de emigrantes Baker-Fancher a caminho da Califórnia.
A balsa foi assumida por sua esposa e família e pretendia operar até 1928, quando afundou pouco antes de a Ponte Navajo ser concluída (uma grande atração nas proximidades).
Por que a balsa de Lee é uma atração famosa no Grand Canyon hoje
A uma curta distância rio acima, a represa Glen Canyon represa o rio Colorado e regula completamente o fluxo de água. Glen Canyon é um dos principais cânions de Utah e vale muito a pena visitá-lo se tiver a chance. Hoje, Lees Ferry é um ponto de partida privilegiado para passeios de rafting no rio Colorado através do Grand Canyon. É também um ótimo local para pesca e lançamentos de barcos.
Hoje, as pessoas vêm para ver a histórica Navajo Bridge, o antigo posto comercial de Lees Ferry e para descer de carro até o rio Colorado.
- Principais atividades: Pesca e Rafting
Lees Ferry é o início oficial do Grand Canyon National Park e é administrado pelo National Park Service. Consulte o National Park Service para lançar um barco no local.
É também o ponto final para passeios de canionismo no rio Paria. A grande truta arco-íris em Lees Ferry atrai milhares de pescadores todos os anos.
O acesso principal ao local é pela Lees Ferry Road, que diverge da US Route 89A Marble Canyon nas proximidades.