Este guia interno de Santiago, no Chile, contará aos viajantes tudo o que eles precisam saber sobre pontos turísticos dignos, coisas para fazer e, claro, onde comer.
A maioria das cidades é caracterizada pelos arranha-céus que adornam seus horizontes – pense no Taipei 101, no Empire State Building ou no Gherkin Building. O horizonte de Santiago é definido pelas montanhas dos Andes, embora esta cidade também tenha sua cota de arranha-céus. Não importa para onde os visitantes olhem, eles verão picos cobertos de neve e vistas de tirar o fôlego.
Durante todo o ano, os pedestres vão gostar de passear pelos extensos espaços verdes e parques da cidade. No inverno, os esquiadores podem chegar ao maior resort da América do Sul em menos de duas horas. No verão, os parques naturais adornados com cachoeiras nas proximidades surpreenderão os caminhantes. Frutos do mar frescos e vinhos chilenos despertarão o paladar dos viajantes. Santiago atrai visitantes de todo o mundo com sua beleza. Quando as visitas terminam, os viajantes mal podem esperar para voltar.
Parques da cidade de Santiago
Os parques urbanos de Santiago compreendem mais de 700 hectares de acordo com o Parque Metropolitano. Isso é aproximadamente o dobro do tamanho do Central Park em Nova York, mas toda a cidade de Santiago ocupa menos quilômetros quadrados do que a Big Apple. Isso significa que os visitantes encontrarão parques em cada esquina enquanto exploram a cidade.
A joia da coroa dos parques de Santiago é o Parque Metropolitano ou Parque Metropolitano. É o maior parque urbano da América Latina e conta com teleféricos e um funicular. O passeio não é apenas divertido, mas as vistas da cidade e das montanhas são espetaculares. Outros locais a visitar incluem o Zoológico Nacional, o Jardim Botânico Chagual e a Floresta de Santiago. Os viajantes podem passar dias vendo tudo neste parque – há mais de 14 quilômetros de trilhas para caminhada e ciclismo.
Parque Metropolitano
- Passeios ilimitados de teleférico por um dia e passeio panorâmico de ônibus: $ 9-14 através do site
- Entrada no zoológico: $ 5 pelo site
- Horas: Terça-feira – Domingo 10:00 – 18:00
Os santiagueños são rápidos em mencionar outro papel fundamental que o Parque Metropolitano desempenha em suas vidas. A cidade fica em um mergulho nas montanhas. Os picos ao seu redor retêm as emissões, criando uma nuvem de poluição. As partículas no ar de Santiago costumam atingir níveis perigosos para seus cidadãos. Isso está sendo combatido reduzindo o número de carros, melhorando o transporte público e criando mais “pulmões verdes” ou áreas plantadas com árvores. O Metropolitan Park é o pulmão verde mais importante da cidade.
Arquitetura de Santiago
São dois prédios imperdíveis na capital chilena. O primeiro é o edifício mais alto – Sky Costanera. O segundo recebeu prêmios por sua arquitetura inovadora–Templo Bahá’í de Sudamérica.
O Sky Costanera fica bem no centro de Santiago. Muitos viajantes descobrirão que fica a uma curta distância do Metropolitan Park, bem como dos hotéis no belo bairro de Provendencia. O arranha-céu abriga um shopping nos níveis mais baixos. Os visitantes podem pegar um elevador até o andar mais alto para uma vista incrível.
- Sky Costanera – Andrés Bello 2425
- Taxa de admissão para o deck de observação: $ 18-20 US
- Horas: 10:00 – 20:00
Sky Costanera tem tudo a ver com as coisas materiais da vida, mas a outra maravilha arquitetônica de Santiago é exatamente o oposto. O Templo Bahá’í de Sudamérica é um local de adoração e espiritualidade. A estrutura em si é uma cúpula retorcida situada na periferia da cidade, no sopé dos Andes. O edifício é cercado por plantas nativas, flores e arbustos. Sua beleza estonteante aproxima os visitantes do divino.
Os viajantes podem chegar ao templo com transporte público, mas precisarão caminhar cerca de 30 a 40 minutos morro acima para o trecho final. Os viajantes que acham que isso parece cansativo devem pegar um táxi. O templo não cobra taxa de entrada, mas pede que os visitantes façam uma reserva online antes de visitar para manter o espaço livre de multidões.
- Templo Bahá’í de Sudamérica – Diagonal Las Torres 2000 Peñalolén
- Reservas: Através do site
Os frutos do mar em Santiago
Com mais de 6.000 km de litoral, faz sentido que o Chile seja famoso por seus frutos do mar. O Mercado Central de Santiago oferece os melhores frutos do mar da capital. Dentro deste vasto mercado do século XIX, uma área central está repleta de barracas elegantes que oferecem pratos com lulas, enguias, salmão, camarão e muito mais. É como viajar no tempo 150 anos ou mais. Madeira fina e divisórias de ferro fundido separam cada área de jantar. Mesas postas com taças de vinho de cristal e toalhas de mesa convidam os frequentadores do mercado a desfrutar de uma refeição descontraída ali.
As alas laterais do El Mercado Central de San Pablo estão repletas de barracas que oferecem os mesmos pratos, mas por preços mais baixos. Esses estabelecimentos parecem menos refinados e em péssimo estado de conservação, mas os cheiros que exalam de suas cozinhas são igualmente atraentes.
Outras barracas oferecem produtos frescos para os viajantes que querem cozinhar para si mesmos. Eles podem escolher entre frutos do mar, peixes, queijos, carnes, salsichas, frutas, vinhos e muito mais.
Mercado Central
- Horas: 9h00 – 20h00
Claro, há mais para ver dentro e fora de Santiago. Há vinícolas para visitar, pistas de esqui para experimentar e parques nacionais para explorar. É fácil entender porque, todos os anos, mais de um milhão de pessoas escolhem esse destino.