Longa escala: um guia sobre como fazer isso funcionar a seu favor

Longas escalas não precisam ser a ruína da existência de um viajante – aqui estão algumas maneiras de hackear a experiência a seu favor.

Um viajante em um aeroporto esperando por uma escala Shutterstock

Longas escalas: não são o tipo de coisa que se espera quando se trata de férias. No entanto, eles são uma parte normal da viagem e algo com o qual muitos viajantes lidam normalmente. Só porque um voo inclui uma longa escala – ou a opção de uma – não significa que deva ser um período de férias ruim. Essas longas paradas de voo podem realmente aumentar as férias, especialmente se estiverem em um local ou aeroporto conhecido por suas comodidades e atrações.

Portanto, da próxima vez que uma longa escala fizer parte do plano de voo, não tema – aqui está um guia sobre como aproveitar ao máximo para que essas paradas beneficiem os viajantes.

Considere transformar uma longa escala em uma escala durante a noite

Pode parecer loucura, mas na verdade é muito genial. O problema com muitas escalas é que elas acontecem em prazos difíceis. Às vezes, uma longa escala dura quatro horas, o que deixa pouco tempo para fazer muito mais do que circular pelo aeroporto. Outras vezes, pode ser uma escala de seis a oito horas, o que significa que um viajante pode sair do aeroporto – mas pode não voltar a tempo para o voo. Tudo isso serve para dizer que a escala pode definir o clima geral da viagem, e passar horas na área de embarque definitivamente não é algo que um viajante deseja fazer quando seu destino final está próximo.

Para combater as horas de tédio e inquietação, os viajantes podem querer considerar transformar sua longa parada em uma parada noturna. Isso dará aos viajantes a oportunidade de relaxar, descansar e potencialmente explorar a cidade em que está. E sim, pode-se absolutamente deixar o aeroporto durante um período de escala!

Algumas dicas para escalas longas:

  • Considere reservar um hotel dentro do aeroporto (se houver) para facilitar o acesso ao retornar de qualquer aventura fora do aeroporto.
  • Pesquise com antecedência para determinar quais atrações turísticas estão ao redor do aeroporto e quais estão a uma curta caminhada ou a uma curta distância de carro.
  • Adie o aluguel de carros, o Uber e os táxis e veja o que há nas imediações – consulte também a equipe do aeroporto para obter sugestões sobre o que fazer.
  • Pesquise o aeroporto com antecedência e veja se há algo interessante para fazer lá, como um museu, compras ou restaurantes divertidos para explorar.
  • Se houver essa opção, evite um voo de manhã cedo para ter tempo extra para se orientar pela manhã – ou coma algo antes.
  • Se possível, considere uma escala em uma cidade interessante para que funcione como uma espécie de férias duplas!

Se uma escala durante a noite não for uma opção, considere como aproveitar o tempo intermediário

Embora uma escala noturna seja ideal para quem deseja explorar o país em que está temporariamente no limbo, não é totalmente necessário. Aqueles que têm uma escala de três horas ou mais podem sair confortavelmente do aeroporto e voltar com bastante tempo, especialmente se houver atrações que podem ser percorridas a pé nas proximidades. A melhor maneira de planejar isso é encontrar um aeroporto que esteja no meio – ou o mais próximo possível do meio – de uma cidade, mas tenha cuidado com estas coisas:

  • Hora de retorno: Perder o voo nunca é uma opção!
  • Quanto tempo levará para fazer o check-in: Se for um voo grande com uma longa fila, é melhor chegar mais cedo do que mais tarde.
  • Trânsito em uma cidade: A pé, isso pode não ser um problema, mas para quem usa serviço de táxi, fique atento ao trânsito intenso ao redor do aeroporto.
  • Tamanho do aeroporto: Evite ter que correr para o portão se o aeroporto for enorme.

A outra opção é reservar uma escala em um aeroporto que tenha comodidades suficientes para mantê-lo ocupado por um tempo! Por exemplo, o Aeroporto de Narita, em Tóquio, é indiscutivelmente um dos melhores para longas escalas. Com uma incrível variedade de restaurantes e lojas, além de serviços e lounges, era possível passar dias ali sem ser incomodado. Existem até chuveiros para quem enfrenta atrasos nos voos ou quer se refrescar entre os voos!

As escalas não precisam ser um empecilho ao voar, especialmente se você reservar um tempo para pesquisar o aeroporto e os arredores com antecedência. Eles podem ser uma fonte de exploração e aventura para os viajantes, especialmente se a escala permitir tempo para caminhar ou fazer coisas que normalmente não fariam.