Ao reservar um safári, há um animal que todos sempre desejam ver na natureza… E é aqui que testemunhamos o reinado do rei dos gatos.
Quando o mundo se abrir novamente, muitas pessoas farão da África seu destino número um e, é claro, planejarão um safári. Há algo incrivelmente intenso em observar um animal selvagem em seu território natural, especialmente um predador como um grande felino. Durante o safári, muitas pessoas têm a chance de testemunhar a realeza animal: os leões.
Esses animais têm um tremendo senso de autoconsciência e são um dos caçadores mais habilidosos da natureza. Com ataques de precisão, movimentos furtivos e foco de laser, não há dúvida – ter a chance de ver um desses animais em ação, pessoalmente, é uma experiência inacreditável.
Há muito o que aprender sobre esses caçadores majestosos e a melhor maneira de fazer isso é observá-los na natureza. Com tantos lugares em toda a África onde é possível encontrar grandes felinos, alguns são mais populosos do que outros. Dependendo de onde um viajante escolhe ir, eles também podem ter a chance de ver vários tipos de leões.
Serengeti e Masai Mara
Índice
A African Budget Safaris elaborou um extenso guia para as melhores e mais acessíveis viagens de safári da África, e o Serengeti e Masai Mara são dois locais de referência para ver a maioria dos leões em um só lugar, também conhecido como orgulho dos leões. É aqui que está a população mais densa de leões, então para aqueles que estão apostando em ver um leão durante seu primeiro safári, é aqui que eles gostariam de planejar uma viagem.
Com uma migração de gnus durante todo o ano, não é de surpreender que os leões estejam constantemente neste território em busca de comida. Para quem está na Tanzânia, o Parque Nacional Serengeti é o melhor lugar para ver leões, enquanto no Quênia, o Masai Mara é o melhor lugar para se estar.
Planícies de Duba
Para os maiores e indiscutivelmente os leões mais fortes da África, as planícies de Duba são uma visita obrigatória. Os leões aqui se alimentam de búfalos, o que os ajuda a se tornarem predadores fortes e magros. Com uma fonte de água substancial prontamente disponível, esses leões conseguiram encontrar um local quase perfeito para se estabelecer em seu habitat.
Correr constantemente por campos e lagos para derrubar suas presas também aumentou sua massa muscular e, para aqueles que têm a sorte de assistir a uma caçada em ação, o poder de um leão é realmente inacreditável. Estima-se que esses leões cresçam cerca de 15% maiores do que qualquer outro na região.
Timbavati e Sanbona
Os leões brancos são sagrados para o povo Tsonga e acredita-se que sejam sagrados e devem ser reverenciados. Embora os leões vivam em terras protegidas na Reserva Natural Privada de Timbavati, eles ainda são uma espécie incrivelmente rara, pois sua coloração branca é causada por uma mutação chamada leucismo.
De acordo com a African Budget Safaris, muitos que tiveram a sorte de encontrar esses leões incrivelmente brancos comparam isso a uma experiência espiritual. Os próprios leões podem ser vistos com olhos azuis e narizes rosa, ou olhos castanhos e narizes pretos.
Deserto de Kalahari
Os leões de juba negra foram construídos para viver no deserto, e é por isso que o deserto de Kalahari é o lugar perfeito para vê-los em ação.
Estes também são os leões que a maioria das pessoas reconhece, pois são vistos em todo o Serengeti e também na Reserva Kruger. Esses leões de juba negra se reúnem perto de fontes de água à medida que os meses de inverno chegam, e a melhor época para vê-los pessoalmente é durante os meses de abril a outubro.
Chobe
Não é totalmente impossível testemunhar um leão caçando ou em conflito com outra espécie de grande felino. No entanto, para fazer isso, a pessoa deve se aventurar no território do leão, que também abriga outros animais predadores.
O melhor lugar para encontrar um safári como este é no Parque Nacional de Chobe, onde leões coexistem com hienas e leopardos. Lá, confrontos territoriais, bem como batalhas por fontes de alimentos são bastante comuns. Se os viajantes tiverem sorte, também terão a chance de ver o cão selvagem africano, também conhecido como lobo pintado africano, que é uma espécie criticamente ameaçada de extinção.
Bônus: Encontros com gatos da cidade grande
Também não é incomum que esses grandes felinos cheguem a áreas mais populosas da África, como a Cidade do Cabo, Nairóbi e Joanesburgo. Em Nairobi, especificamente, o Parque Nacional de Nairobi está localizado a apenas 11 quilômetros da cidade, onde animais como leões, rinocerontes, búfalos e leopardos costumam vagar não muito longe dos arredores da cidade.
Ao redor da Cidade do Cabo, há um total de cinco reservas que não estão muito longe do centro da cidade. As reservas ficam um pouco mais afastadas de Joanesburgo se for esse o destino escolhido, mas perto o suficiente para serem vistas em um dia.