O que saber sobre a regra de ‘sem festas’ do Airbnb

O Airbnb finalizou oficialmente sua política de festas e é isso que isso significa para futuros locatários.

O Airbnb codificou oficialmente sua regra de ‘sem festas’, também conhecida como proibição de festas. Para muitos viajantes e locatários ávidos do Airbnb, essa regra não os afetou, pois nem todo mundo sai de férias com a intenção de ser supersocial. Para alguns, a proibição de festas atrapalhou os planos, já que alguns locatários tiveram a ideia de reunir os amigos em um imóvel alugado ‘isolado’, já que bares e restaurantes não eram uma opção durante a pandemia.

À medida que os casos aumentavam, o Airbnb instituiu uma proibição temporária de festas, o que também restringiu o número de hóspedes que poderiam estar em qualquer propriedade ao mesmo tempo. Essa proibição mundial não era permanente até junho de 2022, quando a locadora decidiu torná-la permanente. Para aqueles que esperavam sediar reuniões sociais de qualquer tamanho significativo, as novas diretrizes tiveram algumas consequências estritas em reservas futuras.

O que significa a proibição permanente de festas do Airbnb?

Em 28 de junho de 2022, o Airbnb finalizou sua política de proibição de festas, declarando que entraria em lei permanente para aqueles que alugam propriedades do Airbnb. O motivo, diz a empresa, se deve em parte a duas coisas: a primeira é a pandemia, a segunda, o respeito dos anfitriões que graciosamente oferecem suas propriedades para outros alugarem.

De acordo com o site oficial do Airbnb, a empresa emitiu este comunicado:

Quando a pandemia atingiu, como muitos bares e clubes fecharam ou restringiram sua ocupação, começamos a ver algumas pessoas levando o comportamento de festa para casas alugadas, inclusive por meio do Airbnb. Isso nos preocupava devido à natureza perturbadora de partes não autorizadas e ao risco de tais reuniões espalharem o vírus. Como tal, anunciamos a proibição do partido para nossa comunidade como sendo “no melhor interesse da saúde pública”. Com o tempo, a proibição do partido tornou-se muito mais do que uma medida de saúde pública. Tornou-se uma política comunitária fundamental para apoiar nossos anfitriões e seus vizinhos.

Assim, o que começou como um meio de controlar seu papel na crise de saúde pública rapidamente se transformou em algo mais benéfico para os anfitriões que anunciam suas propriedades no Airbnb. As novas diretrizes mostraram uma queda de 44% nos relatórios de festas nas propriedades do Airbnb, o que é altamente significativo em comparação com a porcentagem anterior e durante a pandemia.

No futuro, os hóspedes do Airbnbs locais deverão assinar um atestado anti-festas afirmando que estão cientes de que grandes reuniões sociais não serão permitidas na propriedade. A longo prazo, isso está se mostrando positivo para interromper a taxa de festas em imóveis alugados, proporcionando assim um ambiente melhor para o anfitrião e para os futuros locatários do espaço.

Então, o que isso significa para locatários sociais de Airbnbs?

Considerando tudo, o futuro das festas do Airbnb é proibido para locatários que procuram um espaço social. Embora possa haver exceções para espaços que contenham um local ou sejam conhecidos como espaços de eventos populares, a propriedade média do Airbnb estará sujeita a essas novas diretrizes. No entanto, há mais uma coisa a considerar – o limite de hóspedes por propriedade.

Os usuários ávidos do Airbnb estão cientes do fato de que cada propriedade também detalha quantas pessoas a propriedade pode acomodar confortavelmente. Algumas propriedades – geralmente grandes vilas, mansões ou casas multifamiliares – afirmam que a casa pode acomodar confortavelmente 16 pessoas ou às vezes mais. Portanto, enquanto as diretrizes sobre festas ainda estiverem em vigor, o Airbnb estará isentando grandes propriedades que podem acomodar justificadamente grandes grupos de locatários. Durante a pandemia, foi colocado um teto nas residências para limitar o número de hóspedes a 16, no máximo. Com esse limite agora removido, os anfitriões podem alugar suas propriedades para mais pessoas – desde que a casa esteja em conformidade com o espaço – com as novas diretrizes.

Não pense que isso desculpará qualquer comportamento turbulento. Os hóspedes que continuarem a violar a proibição da festa não apenas estarão sujeitos aos próprios anfitriões, mas também estarão sujeitos às consequências do Airbnb, de acordo com o anúncio de junho. Somente em 2021, 6.600 hóspedes foram banidos e/ou responsabilizados por danos decorrentes de festas em aluguéis. Para manter e defender esses novos padrões, o Airbnb instituiu:

  • Prevenção de reserva anti-festa
  • Medidas antipartidárias de férias
  • Uma linha de segurança 24 horas
  • Uma Linha de Apoio à Vizinhança
  • Uma parceria com a VRBO para impedir que reincidentes aluguem propriedades

A mudança não é apenas útil para os anfitriões, mas também garante que as propriedades do Airbnb possam continuar a ser alugadas sem perturbação daqueles que podem não ser tão respeitosos. Seguindo em frente, as festas são proibidas – permitindo que os locatários apreciem uma propriedade alugada pelas vibrações de férias que ela oferece, em vez do espaço para festas que pode ser.