É surpreendente quantos pratos de ovos existem em toda a Ásia, especialmente quando são tão transformadores e saborosos quanto estes.
O que é amarelo e branco e pode ser comido no café da manhã, almoço e jantar? Ovos! Talvez o enigma fosse um pouco cafona e não fosse realmente um enigma, mas isso não vem ao caso. Os ovos ainda estão na moda há séculos, no que diz respeito à Ásia, já que os ovos são um alimento básico de muitas cozinhas asiáticas. É isso mesmo, não apenas um, mas a maioria deles, tem receitas que incluem o componente de café da manhã favorito de todos, e todos são igualmente incríveis.
Não estamos falando apenas de arroz frito com ovo ou Egg Foo Young. A França não é o único país que prepara uma deliciosa omelete e o Japão não é o único lugar que usa frutos do mar de maneiras inovadoras! Alguns desses pratos não são populares fora do país de origem, mas deveriam ser – porque são satisfatórios e inegavelmente saborosos.
Coreia do Sul: Gyeran Mari
Índice
O Japão não é o único país com uma versão de omelete enrolada e é exatamente isso que Gyeran Mari é. A diferença é que esta omelete tem ingredientes incorporados à massa, de modo que a omelete é mais uma omelete carregada do que apenas um ovo enrolado. Os ingredientes são geralmente vegetais e podem incluir qualquer coisa, desde cogumelos abobrinha, pimentão, nori (alga marinha), cenoura e cebolinha, e podem até ser adaptados para uma mistura de café da manhã mais tradicional de presunto, bacon e queijo.
A omelete é então cortada e consumida no café da manhã ou ocasionalmente no almoço ou como acompanhamento.
Japão: Oyakodon
Pronto para entrar neste com a mente aberta? Oyakodon na verdade se traduz em ‘pai e filho’, o que é indicativo deste prato e seus principais componentes. Não só se usam ovos, mas também se incorpora frango que, na realidade, não é diferente de comer arroz frito com frango.
Oyakodon apenas leva as coisas um passo adiante usando arroz como base para frango, ovos e cebolinha. A mágica para fazer este prato funcionar é despejar os ovos sobre o arroz quente enquanto ele estiver mal cozido e deixar o arroz terminar de cozinhar os ovos. isso resulta em uma cobertura de ovo aveludada e perfeitamente cozida que se mistura perfeitamente com arroz e frango.
China: Omelete de Ostra
Não há erro de ortografia com este, definitivamente vale a pena experimentar uma omelete de ostra na China, especificamente em Fujian, onde o prato se originou. Na verdade, é um prato de assinatura para os locais e usa ostras combinadas com fécula de batata que é então misturada com massa de ovo. Recentemente, este prato foi eleito o melhor para representar Taiwan, o que é mais um motivo para dar uma chance a esta omelete.
Tradicionalmente, é servido com um molho de tomate picante para finalizar, mas também pode ser feito com uma pitada de molho de pimenta. Este último é uma versão mais moderna do prato e uma pitada de tempero é realmente tudo o que é preciso para reunir todos os ingredientes de uma forma ousada, sem ser intrusiva.
Japão: Tamagoyaki
Este prato tem bastante reputação no Instagram, já que a tendência pegou por meio de vídeos caseiros, e dobrar os ovos faz parte da magia do tamagoyaki. Em sua forma mais básica, o tamagoyaki é uma omelete cozida em várias camadas, criando um tipo de omelete fofinho e macio. A própria mistura de ovos é aromatizada com açúcar, mirin e molho de soja e, tradicionalmente, não tem recheio adicional. É uma adição comum às caixas de bento, mas também pode ser usada em cima de sushi ou como um café da manhã repleto de proteínas.
É comumente encontrado em restaurantes de soba e em qualquer shopping no Japão, mas definitivamente aumentou em popularidade, embora as origens deste prato remontem à década de 1950. É simples, mas delicioso do mesmo jeito.
Filipinas: Torta
Este prato filipino é um pouco mais conhecido do que os outros. Semelhante a uma quiche, uma torta tradicional é recheada com vegetais de carne moída, geralmente batatas. Ao contrário de muitos outros pratos de ovos asiáticos, este geralmente é servido sozinho como uma refeição ou por cima do arroz, e os ingredientes podem variar de torta para torta. Alguns podem ser encontrados com berinjela como ingrediente vegetariano principal, enquanto outros têm um trio de pimentão, cebola e alho.
Ao contrário de uma quiche tradicional, uma torta é muito mais fofa e se assemelha a um muffin ou bolo semelhante a um ovo, em vez de um prato denso de ovo. O resultado é algo leve e arejado, além dos ingredientes mais pesados que são comumente usados. Os ingredientes não são reestruturados para os mencionados, no entanto; fortes influências espanholas são responsáveis pelas variações nas tortas e continuam a mudar ao longo do tempo, como costumam fazer as cozinhas.