Embora não seja mais proibida, a Cidade Proibida da China é uma tremenda façanha arquitetônica e um dos maiores tesouros de todo o país.
A Cidade Proibida é sem dúvida uma das maiores atrações da China, como os Guerreiros de Terracota e a Grande Muralha da China. A Cidade Proibida é um enorme complexo de palácios que já governou o que às vezes era o maior império do mundo. Situa-se no centro da Cidade Imperial de Pequim e é cercada por opulentos e impressionantes jardins imperiais e templos como o Templo Ancestral Imperial. Foi construído há 600 anos e é hoje um dos maiores tesouros nacionais da China.
História da Cidade Proibida
Índice
A Cidade Proibida foi feita para ser o palácio imperial chinês e a residência de inverno durante a dinastia Ming. Foi construído entre 1406-1420 durou desde a dinastia Ming até o colapso da fraca dinastia Qing em 1924. Em seu tempo sobreviveu como a sede do poder imperial por mais de 500 anos.
- Data de construção: 1406-1420
- Museu do Palácio: É Museu do Palácio desde 1925
- Status: Patrimônio da Humanidade (declarado em 1987)
O complexo é enorme e é considerado por alguns sites como o maior complexo palaciano do mundo. Na verdade, isso é falso, é o quarto maior, os três maiores também estão todos na China. A Cidade Proibida é composta por 980 prédios maciços em 72 hectares. Os palácios são construídos na arquitetura palaciana tradicional chinesa e são hoje a maior coleção de estruturas antigas de madeira de qualquer lugar do mundo.
Durante o período colonial, foi ocupada por potências estrangeiras duas vezes. Uma vez em 1860 durante a Segunda Guerra do Ópio pelas forças anglo-francesas. E novamente em 1900 durante a Rebelião dos Boxers por uma série de potências estrangeiras das quais a América era uma.
Complexos de palácios maiores
- Zhongnanhai: Na China, Tamanho 610 Ha
- Palácio de Verão: Na China, Tamanho 290 Ha
- Chengde Mountain Resort: Na China, 560 Ha
Sobre a Cidade Proibida
Em chinês, a Cidade Proibida é conhecida como “Gugong”, que significa “O Antigo Palácio”. Embora os palácios listados acima possam ser maiores, a Cidade Proibida é o palácio imperial mais bem preservado da China. A Cidade Proibida está localizada no coração de Pequim, ao lado da Praça da Paz Celestial e é facilmente acessada por metrô. A própria cidade é cercada por muralhas da cidadela.
- Não proibido: Apesar do nome, a Cidade Proibida não é mais proibida (incluindo estrangeiros, cerca de 19 milhões de pessoas a visitaram em 2019)
Agora movimentado com turistas, já foi movimentado com guardas do palácio, servos, funcionários, concubinas e eunucos.
Apesar de sua idade, muitos dos edifícios vistos não são tão antigos. Por serem de madeira, o fogo sempre foi um perigo constante. Muitos dos edifícios foram construídos pela dinastia Qing no século XIX. Para combater o risco de incêndio, existem enormes tanques de água de latão espalhados por todo o local.
- Fato engraçado: A Grande Muralha da China não pode ser vista do espaço – isso é um mito comum
No passado, as pessoas comuns teriam sido severamente punidas por entrar nas instalações. Dito isto, não era possível para eles chegarem perto dela, pois a Cidade Proibida era cercada pela Cidade Imperial com suas paredes maciças.
Visitando a Cidade Proibida
Visitar a Cidade Proibida é bastante fácil de fazer em um dia. Embora existam centenas de edifícios, apenas alguns são de atração especial. Estes incluem os salões cerimoniais e desfiles, bem como o labirinto de pátios e salões.
- Entrada: Hoje, os turistas entram pelo portão Meridian – uma vez um portão apenas para o imperador
>
Desde 2018 é possível aos turistas escalar a muralha da Cidade Proibida ao lado do Meridian Gate. Na verdade, cerca de três quartos dos 2,5 quilômetros de muralhas da cidade podem ser escalados.
É muito simples e barato visitar a Cidade Proibida. Os ingressos podem ser reservados online aqui.
>
- Custo de entrada: US$ 9,99
O custo de obter uma visita guiada também é acessível. Pode-se obter visitas guiadas à própria Cidade Proibida, bem como outras atrações importantes aqui.
- Custo do Ingresso para o Templo do Céu: $ 108 por pessoa
- Custo do ingresso para a Cidade Proibida: $ 49 por pessoa
Hoje, nada na Cidade Proibida de 600 anos está fechado.
Horário de Funcionamento
- Alta temporada: 1 de abril a 31 de outubro Aberto das 8h30 às 17h00, (última entrada 16h10)
- Baixa temporada: 1 de novembro a 31 de março Horário Aberto das 8h30 às 16h00, (última entrada 15h30)
- Fechadas: Fechado às segundas-feiras (exceto feriado nacional chinês)
A Cidade Proibida já foi o coração pulsante de um dos maiores e mais poderosos impérios do mundo. Hoje é um dos principais tesouros nacionais da nação mais populosa do mundo (então espere multidões quando estiver lá). É realmente uma das atrações imperdíveis da China e imperdível para quem visita Pequim e a Grande Muralha.