O Hostel Celica é um excelente exemplo de como os albergues europeus podem ser verdadeiramente notáveis e valem a pena passar a noite atrás das grades.
A Eslovênia é um pequeno, mas pitoresco, ex-país iugoslavo na Europa, onde a Europa Central, os Bálcãs e a Europa Oriental se unem. A Eslovênia é um país deslumbrante nos Alpes europeus e uma alternativa muito mais barata para visitar a Suíça notoriamente cara.
A Eslovênia é adoravelmente verde e abriga o mundialmente famoso Lago Bled – um dos lagos alpinos mais perfeitos do mundo. Mas não é só isso que esse pequeno país tem, o Hostel Celica é um dos hostels mais bizarros e comoventes do mundo e é uma atração à parte. Hostel Celica é sem dúvida um dos melhores albergues da Eslovênia – e sem dúvida de toda a Europa.
De prisão política a albergue e museu vivo
Antes da Primeira Guerra Mundial, a Eslovênia fazia parte do Império Austro-Húngaro, depois da guerra tornou-se parte do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos que eventualmente se transformou na Iugoslávia. Foi um longo caminho até a independência eslovena (conquistada em 1991). Antes disso, o que é hoje o Hostel Celica era uma prisão política onde até um ex-presidente da Eslovênia foi mantido por um tempo.
- Independência: Conquistado em 1991
Hoje, o Hostel Celica é administrado pelo instituto público Ljubljana Castle e é um albergue e um museu. A ideia é pegar a antiga prisão – que representa um momento sombrio da história da Eslovênia e transformá-la em algo diferente para representar o novo caminho que o país está trilhando.
A prisão foi totalmente reformada e suas antigas celas são quartos privados (chamados de celas) e dormitórios para viajantes. No porão, encontra-se uma sala de interrogatório apagada e sem eletricidade. Veja as assombrações onde os prisioneiros foram interrogados.
O edifício também sofreu danos durante conflitos anteriores. Como o prédio também é um museu, é possível ver fotos antigas de quanto o prédio foi danificado e transformado. Buracos abertos no prédio foram transformados em novas janelas.
Hospedagem no Hostel Celica
É uma experiência única ver como uma antiga prisão militar foi transformada artisticamente em um albergue descolado. Cada uma das celas foi projetada por diferentes artistas e são diferentes de qualquer sala que alguém provavelmente já viu em outros lugares. É um caso de ver para crer.
O albergue tem cerca de 20 antigas celas de prisão – completas com grades de prisão nas janelas e portas. Os dormitórios são quartos de albergue mais tradicionais (então gaste um pouco mais e tenha uma cela privada para si enquanto estiver no Hostel Celica.
- Celular Privado: A partir de $ 75 por noite (para dois)
- Dormitório: A partir de US$ 30 por noite
Todos os quartos privados têm casas de banho partilhadas. Como os quartos são antigas celas de prisão, não há espaço para banheiros privativos.
- Células: 20 antigas celas de prisão (agora quartos de albergue)
- Alojamento: Quartos privativos (chamados de celas) e dormitórios
- Banheiros: Todos os banheiros compartilhados
Se alguém não puder pagar por uma cela, eles têm uma seleção de dormitórios de 4, 5, 7 e 12 camas com elementos artísticos exclusivos. Mesmo assim, peça um tour para ver algumas salas privadas.
É um albergue social com uma atmosfera animada e está localizado na parte noturna da cidade.
Localização e hospedagem no Hostel Celica
O Hostel Celica fica a apenas uma curta caminhada (cerca de 10 minutos) do antigo centro da cidade de Ljubljana e a cerca de 5 minutos a pé da principal estação ferroviária e rodoviária. O bairro também é o mais badalado que a cidade tem a oferecer com a área da cidade de Metelkova com bares cult, pubs, galerias, museus, teatro, etc.
- Localização: No bairro funky com bares de culto
O Hostel Celica tem um bar interno e um antigo pátio de prisão. Desfrute de um vinho ou cerveja no pátio da prisão, cercado por altos muros da prisão que antes confinavam os politicamente indesejáveis.
- Café da manhã: Incluído
- Bar: Tem um bar interno
- Concertos: Realizado às terças-feiras com entrada gratuita
Ljubljana é apenas uma pequena capital e no Hostel Celica, fica a uma curta caminhada de qualquer lugar da cidade. Não se esqueça de explorar o Castelo de Ljubljana enquanto estiver lá.
Da próxima vez na Eslovênia, fique no Hostel Celica, mesmo que normalmente não fique em albergues. Após alguns anos de bloqueios, o Hostel Celica coloca a diversão em bloqueios.