Visitar um castelo é como voltar no tempo, mas como essas estruturas incríveis evoluíram à medida que seus propósitos mudaram? Vamos descobrir.
Visitar um castelo é algo que muitos viajantes desejam fazer nas férias, principalmente quando se trata de destinos europeus. Essas estruturas monumentais guardam muita história dentro de suas paredes e, embora nem sempre sejam edificantes, são sempre fascinantes. De marcas medievais deixadas em vastas paisagens a fortalezas escocesas construídas para proteger a terra pela qual seu povo já foi tão apaixonado, há muito a aprender com esses lugares.
Ao longo dos séculos, os castelos foram se transformando para evoluir com os tempos e com seus propósitos. Poucas pessoas acreditariam que alguns dos primeiros castelos não passavam de montes de terra, especialmente em comparação com as imponentes fortalezas de pedra que ainda existem hoje. Aqui está uma breve história de como os castelos evoluíram para que cada viajante saiba exatamente o que está visitando no futuro.
Mais antigo: Castelos de Motte e Bailey
Índice
No início dos anos 1000, os castelos ainda não haviam assumido a aparência clássica da Idade Média. O design era muito primitivo e, embora a intenção fosse a defesa, nem sempre funcionava a favor do defensor do castelo. A construção do castelo consistia em terraplenagem, com a pedra unida em forma circular. As estruturas eram quase sempre construídas no topo de montes de terra ou no topo de uma encosta, pois isso dava ao morador do castelo uma vantagem sobre os inimigos que se aproximavam.
- Propósito: O objetivo desses castelos motte e bailey sendo construídos tão alto era forçar os inimigos a lutar contra a colina em que foram construídos. Assim, dando aos habitantes tempo para defender o castelo.
Castelos Shell Keep
Cerca de um século depois, os construtores descobriram maneiras de reforçar o design tradicional do castelo motte e bailey para que fosse mais resistente. Enquanto as cercas tradicionais ao redor dos castelos eram de madeira e facilmente derrubadas ou queimadas, a nova construção consistia em uma fina parede de pedra. Isso ajudou a afastar os inimigos e dar aos que estavam dentro algum tempo para propor medidas defensivas. Embora tenha sido um grande avanço para a época, poucos desses castelos originais ainda existem em todo o Reino Unido hoje.
castelos concêntricos
Esse tipo de castelo é a forma icônica que muitas pessoas reconhecem nos videogames. Qualquer jogo de defesa de castelo mostrará um castelo com quatro postes redondos com paredes sólidas e retas conectando-os entre eles.
O castelo teria paredes grossas e paredes externas que precisavam ser violadas antes mesmo de atingir as paredes reais do castelo. Esses castelos foram construídos durante os anos 1200 e dois ainda existem hoje no norte do País de Gales.
castelos de pedra normanda
Os castelos normandos foram construídos com madeira e pedra. A construção em pedra veio primeiro e foi também quando o advento das flechas flamejantes entrou em jogo – uma arma medieval comum que, de fato, existiu. Durante um cerco ao castelo, os atacantes atirariam flechas flamejantes no topo do castelo, que tinha uma abertura quadrada no topo, e a construção de madeira pegaria fogo, incendiando o castelo.
- Facto: Quando a pedra se tornou o principal meio de material de construção usado para o castelo normando, levaria anos para ser concluído na íntegra.
castelos góticos
Hoje, muitos dos castelos góticos que foram construídos durante a era medieval são o que a maioria das pessoas está acostumada a ver. Embora algumas pessoas possam pensar que o renascimento da arquitetura do castelo foi simplesmente devido a uma mudança no design, na verdade foi devido à natureza da vida no castelo. Viver em um castelo normando significava que a maioria dos dias era úmido e frio, com pouco alívio da escuridão dentro do castelo. Com tais paredes de estrutura construídas para defesa, foi um desafio fazer um castelo esteticamente agradável e prático.
- O que foi adicionado: Durante a construção de castelos de estilo gótico, janelas maiores e desenhos decorativos foram adicionados ao interior do castelo, e os quartos foram construídos mais altos para permitir mais luz.
castelos hoje
Com o passar do tempo e a ameaça de um cerco ao castelo tornou-se cada vez menos uma preocupação imediata, a arquitetura dessas habitações mudou. Em vez de apresentar paredes sólidas de pedra, elas evoluíram para apresentar torres, enormes janelas de vidro, fusos e pontes levadiças. Esses castelos do tipo conto de fadas foram rapidamente romantizados e se tornaram lares para a realeza, crescendo para incluir jardins e chalés para os hóspedes. As estruturas que antes eram usadas como forma de defesa lentamente se tornaram casas que eram destacadas como um símbolo de riqueza e status. Hoje, esses são os castelos que a maioria das pessoas considera visitar e eles se sustentam melhor do que qualquer outro.