Procurando algo diferente? Visite o Museu das Múmias de Guanajuato no México

Guanajuato é o lar da maior coleção de múmias do México e é a melhor experiência de Halloween.

Múmias do museu de Guanajuato Foto VG / Shutterstock

O México tem muita história antiga, sendo o lar do Império Asteca, grande parte da Civilização Maia e muitas outras civilizações que existiram ao lado ou antes deles. Mas nem todas as atrações e múmias do México são antigas. Uma das atrações mais assustadoras (e para alguns assustadoras) são os corpos naturalmente mumificados no Mummy Museum Guanajuato (em espanhol chamado El Museo De Las Momias). Guanajuato é uma cidade localizada no centro do México.

As múmias de Guanajuato não são velhas. Em vez disso, eles são de tempos relativamente modernos, datados de um surto de cólera em 1833. Isso lembra o Ossuário Sedlec de Praga, que também não é para os fracos de coração (pense em obras de arte e até mesmo em um brasão feito de ossos humanos). Existem muitos museus incomuns em todo o mundo que algumas pessoas gostam de visitar.

História das múmias e por que elas não foram enterradas

Entre 1870 e 1958, alguns corpos foram desenterrados devido a um imposto local cobrado sobre o enterro “perpétuo”. Os corpos que não foram pagos foram removidos e os corpos em melhores condições foram armazenados em um prédio próximo. O número de mortes pelo surto de cólera fez com que mais cemitérios tivessem que ser abertos. As vítimas precisavam ser priorizadas para o enterro.

O imposto funerário significava que os parentes tinham que pagar uma taxa de aluguel pelo túmulo por quatro anos. O imposto funerário acabou sendo descartado em 1958. Com o tempo, as múmias no prédio se tornaram uma atração e finalmente se tornaram um museu em 1969. Inicialmente, os funcionários do cemitério cobravam 7 pesos dos habitantes locais para ver as múmias. A prática de exumar os corpos acabou na década de 1950.

  • Número de múmias: 59 em exibição, 111 no total na coleção

Os corpos foram naturalmente mumificados, embora alguns tenham sido pelo menos parcialmente embalsamados. Estima-se que cerca de 2% dos corpos se tornem mumificados. Algumas múmias ainda podem ser vistas com as roupas com que foram enterradas e representam pessoas de todas as idades.

As múmias de Guanajuato não são para todos

Alguns podem encontrar múmias com pouco mais de 100 anos. Também não é uma atração voltada para a família e, portanto, sugere-se um julgamento pessoal ao considerar a visita ou não. As expressões nos rostos de algumas múmias também podem ser assustadoras. Existem algumas histórias arrepiantes sobre as múmias de Guanajuato. Algumas histórias das múmias são demais para serem escritas aqui, mas podem ser lidas em Guanajuatomexicocity.com.

Embora alguns possam achar as múmias desagradáveis, elas se tornaram uma parte notável da cultura popular mexicana. Eles também foram apresentados em filmes como o filme de 1979 Nosferatu the Vampyre (um filme alemão). Eles também ecoam o “Dia dos Mortos” – um evento onde se pode aprender como o México tem uma percepção diferente dos que partiram.

Visitando o Museu da Múmia Guanajuato

Hoje qualquer pessoa pode visitar o Museu das Múmias de Guanajuato, aberto diariamente. O museu tem três salas principais onde as múmias revestem as paredes, e cada uma tem uma descrição da pessoa. Conforme observado, famílias com crianças ou pessoas propensas a pesadelos podem querer reconsiderar a visita ao museu.

  • Horário de Funcionamento: 9h00 às 18h30 Diariamente
  • Taxa de entrada: 85 pesos ($ 5,50)

Para quem pode, visitar o Museu das Múmias de Guanajuato é certamente uma experiência inesquecível que ninguém esquecerá tão cedo. Leia mais sobre o museu em seu site (somente em espanhol).

Outras atrações notáveis ​​de Guanajuato

As múmias se tornaram a atração mais popular de Guanajuato.

Guanajuato tem fama – seu centro histórico e as minas são um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1988 (tornando-os alguns dos mais antigos protegidos pela UNESCO). As minas foram fundadas pelos espanhóis no início do século 16 e se tornaram a principal extração de prata do mundo por um tempo no século 18. Os poços de minas mergulham até 600 metros (jardas).

A cidade em si é conhecida por seus belos edifícios barrocos e neoclássicos que refletem a prosperidade passada das minas de prata. As igrejas de La Compañía e La Valenciana são alguns dos exemplos mais impressionantes da arquitetura barroca da América Latina.

Os visitantes podem querer fazer uma visita guiada a Guanajuato – incluindo seu centro histórico, túneis e minas.