Ultimamente, houve um aumento nas caminhadas, e é provavelmente por isso que todo mundo está fazendo uma

Com uma série de razões pelas quais a caminhada é agora tão popular, existem algumas explicações específicas sobre por que ela aumentou.

um grupo de caminhada nas montanhas

Imagine: uma bolsa de caminhada está cheia de itens essenciais, e a única coisa que resta a fazer é amarrar os tênis de caminhada novinhos em folha. Eles provavelmente estão um pouco rígidos, mas tudo bem, porque a viagem de três dias à frente certamente resolverá o problema. O nó final está amarrado nos sapatos que guiarão qualquer caminhante por uma jornada desafiadora de vários dias e, ao sair do carro, uma lufada de ar fresco é recebida com uma empolgação feliz. Esse primeiro passo em terreno de terra é tudo o que é preciso para deixar claro que o pacto foi feito.

É por isso que muitos caminhantes estão experimentando agora pela primeira vez e, de acordo com a ciência, pode não ser apenas uma coincidência que tantos estejam fazendo isso.

A ciência por trás do pico das caminhadas

Em 2020, todos descobriram o Great Outdoors. Seja através de seus quintais ou de uma trilha de caminhada remota, inevitavelmente, todos nós tínhamos feito uma conexão com o ar fresco e um pouco de alívio por estar dentro de casa. Embora isso seja entendido com bastante facilidade, determinar por que tantas pessoas optaram pela caminhada, especificamente, como uma atividade ao ar livre é um pouco mais complicado. Foi determinado que a caminhada agora está em quarto lugar como uma das atividades ao ar livre mais populares nos Estados Unidos. As únicas atividades ao ar livre que a precedem são pesca, corrida e ciclismo. Isso provavelmente ocorre apenas porque eles são mais facilmente acessíveis, exceto para a pesca, que também é uma fonte de alimento. A caminhada conseguiu vir antes de qualquer outra atividade recreativa que pode ser praticada ao ar livre, incluindo qualquer esporte, assim como a caminhada, o que não é pouca coisa.

Uma influência geracional?

Uma vez que muitos dos caminhantes que ajudaram a superar o popular passatempo ao ar livre se enquadram na categoria de ‘Millenial’ ou ‘Gen Z’, pode-se supor que eles também possam ter algo a ver com sua popularidade. As gerações mais jovens não estão apenas optando por sair, mas também estão optando pela experiência em vez de qualquer coisa monetária.

Parece que o fascínio que pode ser encontrado em uma viagem de vários dias a Yosemite supera em muito a emoção de passar uma semana em Cancun ou Cozumel ou se esconder em um resort em algum lugar da Europa. A beleza a descobrir não escapa a quem a deseja captar, seja através de uma imagem mental ou de uma fotografia literal.

Acontece que a caminhada tem alguns benefícios incríveis

Não é nenhuma surpresa que uma atividade como a caminhada, que pode ser incrivelmente exigente fisicamente, tenha seus benefícios para a saúde. No entanto, uma caminhada não ajuda apenas fisicamente – há provas de que também pode curar a mente. Uma caminhada de vários dias oferece um retorno à natureza que provou ser totalmente digno de qualquer técnica medicinal holística, especialmente quando se trata da arte de desconectar.

Benefícios físicos da caminhada

A caminhada é, antes de tudo, uma atividade cardiovascular. Semelhante ao power walking, requer que o corpo esteja em constante movimento para funcionar. Portanto, os benefícios a curto prazo incluem um aumento da produção metabólica, incentivando o corpo a trabalhar mais a cada etapa. Além disso, é uma atividade que também incentiva algum nível de treinamento de força. Qualquer trilha que apresente rochas ou subidas verticais inevitavelmente trabalhará todas as partes do corpo – não apenas as pernas e os pés. É uma das poucas atividades recreativas que treina a pessoa a exercitar todos os músculos ao subir ou descer uma trilha, não apenas a parte inferior do corpo.

Benefícios mentais da caminhada

Enquanto tudo isso está acontecendo fisicamente, um caminhante provavelmente nem percebe os tremendos benefícios mentais que estão ocorrendo. Para começar, os estudos mostraram que caminhar ajuda a reduzir os pensamentos de ‘remoção’ e ‘ruminação’. Todos nós já fomos atormentados por pensamentos que simplesmente não saem de nossas mentes e, para aqueles que sofrem de ansiedade, é como ter uma marquise constante de más notícias circulando em seu cérebro. Foi demonstrado que a dedicação e o esforço necessários para se comprometer com uma caminhada retardam esse processo de pensamento, se não livram uma pessoa deles completamente, mesmo que apenas temporariamente.

Enquanto isso acontece, a caminhada estimula a neurogênese, que ajuda a estimular o crescimento de novos neurônios no cérebro. Este é um grande benefício – não apenas a caminhada aumenta o crescimento muscular real, mas enquanto isso está acontecendo, está estimulando o crescimento do cérebro. Há uma razão pela qual os caminhantes podem se concentrar tão inerentemente em um problema que surge, e esse mesmo foco é visto ao limpar uma parte complexa de um teste. O hiperfoco, bem como um senso aguçado de intuição clara, são benefícios mentais positivos que podem ser obtidos com a caminhada.