A Wiggly Bridge do Maine é a menor ponte suspensa do mundo, e esse passeio com certeza será ~chocante~.
Normalmente, uma ponte ondulada e vacilante não seria algo que uma pessoa gostaria de procurar. A menos que seja o caso da Wobbly Bridge do Maine, que também é a menor ponte suspensa do mundo. Localizada em uma extremidade está a entrada para a ponte, enquanto uma bela reserva natural existe na outra. Embora não seja necessário atravessar a ponte para chegar a esta floresta, definitivamente vale a pena a experiência – especialmente quando se está olhando para o rio York!
Enquanto a cidade de York é perfeitamente cênica e vale a pena visitar por conta própria, a Wiggly Bridge apenas aumenta a lista de coisas que os turistas podem experimentar. Quantas pessoas podem dizer que já atravessaram a menor ponte suspensa do mundo? Não muitos, a menos que tenham estado em York.
O início da menor suspensão do mundo ‘Wiggly Bridge’
A ponte em si não é algo que os visitantes esperariam ver como uma ponte para pedestres. Para aqueles que olham para uma foto dela, a princípio, pode parecer uma grande ponte que foi editada para parecer muito menor do que é. Na realidade, esta ponte suspensa é grande o suficiente para cobrir uma lacuna de terra que leva menos de um minuto para atravessar. A ponte em si foi construída na década de 1930 e, antes disso, não havia nada na área além de um antigo moinho, como era comum perto dos canais da Nova Inglaterra. Embora as origens exatas do nome da ponte não sejam claras, diz a lenda que um grupo de escoteiras deu a ela o apelido de ‘Ponte Wiggly’ devido à sua tendência a balançar.
Até hoje, esse nome se mantém – atravessar a ponte imediatamente causa saltos e oscilações ilícitas que podem deixar alguém desconfortável se a ponte não fosse tão curta, para começar. É semelhante a uma ponte de playground na qual alguém pode ter atravessado quando criança, com a exceção de que não há barras de macaco aqui – apenas um caminho à beira do rio e uma trilha para uma reserva natural no final!
A ponte se estende sobre um fluxo de maré que se cruza em Barrel Mill Pond e no rio York e oferece excelentes vistas dos cursos de água ao redor. Embora a própria ponte possa balançar e tremer, não há perigo imediato aqui, pois a ponte está bem cuidada. Na verdade, a oscilação única de sua construção suspensa faz parte da diversão, e os visitantes vão até este parque de York apenas para experimentá-lo.
A construção única da ponte sinuosa
Tal como acontece com muitas pontes suspensas em escala real, a construção é projetada para permitir que a ponte se mova e balance, se necessário. Isso pode ser visto em pontes como a Verrazzano da cidade de Nova York, apenas em uma escala muito maior. Quando os visitantes caminharem até a Wiggly Bridge, eles verão primeiro o deck de madeira que se estende por uma distância de 75 pés. Este deck fica entre dois pontos de suspensão muito pequenos, com suas torres pintadas de verde, ajudando a ponte a se misturar com as florestas circundantes.
A parte ‘suspensa’ real da ponte é tão precisa para uma ponte suspensa de tamanho normal quanto se poderia imaginar, apenas com uma oscilação maior do que, digamos, o Verrazzano teria. Embora definitivamente valha a pena experimentar o movimento, também é divertido se gabar de ter atravessado a menor ponte suspensa do mundo – e em menos de um minuto, para a maioria das pessoas! De acordo com o Atlas Obscura, muitos moradores locais têm lembranças de pular do lado da ponte quando crianças. Embora a água abaixo pareça bastante calma, na verdade há uma corrente bastante forte que muitos se lembram de puxá-los para um lado ou para o outro sob a ponte. Na época, era uma diversão inocente – agora, porém, fazer isso é altamente desencorajado devido à erosão que aconteceu nas planícies de lama do rio.
Visitando a menor ponte suspensa do mundo
Felizmente, a Wiggly Bridge é muito fácil de encontrar, mesmo para quem não conhece York. A ponte está localizada no extremo leste da Rota 103 e será fácil localizá-la devido ao canal que cruza a estrada. Antes de atravessar a ponte para veículos, os visitantes devem parar e fazer um retorno para encontrar estacionamento à esquerda da ponte.
- Custo: Livre
Aqueles que visitam a ponte devem ficar e fazer uma curta caminhada por Steedman Woods. A trilha é fácil e leva os caminhantes a vistas panorâmicas da água, e é o local perfeito para fazer um piquenique em um belo dia de verão no Maine.