O Marble Canyon é o primeiro desfiladeiro do Parque Nacional do Grand Canyon e oferece uma fuga impressionante das multidões.
Todo mundo já ouviu falar do Grand Canyon, mas não é o único cânion da região (embora seja o mais espetacular). Marble Canyon é uma seção do rio Colorado e é considerado o começo do Grand Canyon. Assim como o outono é uma ótima época para explorar o Grand Canyon, também é uma ótima época para visitar o Marble Canyon.
O Marble Canyon se estende desde o histórico Lee’s Ferry até a confluência com o Little Colorado River. O Marble Canyon é um dos cânions mais impressionantes do mundo (mesmo que muitas vezes seja esquecido). Outro dos cânions mais notáveis da região é o Antelope Canyon, que os visitantes devem fazer uma visita guiada para visitar.
Marble Canyon: da represa proposta ao monumento nacional ao parque nacional do Grand Canyon
O Marble Canyon é uma das joias escondidas do Parque Nacional do Grand Canyon. Muitas vezes é esquecido porque é ofuscado por seu vizinho muito maior. As paredes pintadas do cânion e lugares excelentes para os fotógrafos tirarem fotos perfeitas.
O Marble Canyon foi quase perdido para a proposta Marble Canyon Dam (um dos últimos grandes projetos de barragem propostos no Colorado). Enquanto alguns furos exploratórios foram perfurados, o projeto foi finalmente abandonado em 1968.
Entre 1969 e 1975, a área foi protegida pelo Monumento Nacional Marble Canyon. Mas em 1975, o monumento nacional (junto com o Monumento Nacional do Grand Canyon) foi abolido e absorvido pelo Parque Nacional do Grand Canyon.
- Monumento Nacional Marble Canyon: Existiu de 1969 a 1975
O Marble Canyon também marca a fronteira ocidental da Nação Navajo (a Nação Navajo é a maior reserva indígena dos Estados Unidos e abriga algumas das paisagens mais emblemáticas do sudoeste).
Balsa de Lee e como acessar o Marble Canyon
Lee’s Ferry é o ponto de partida preferido para corredores de rio que começam sua aventura pelo Marble Canyon até o Grand Canyon. Lee’s Ferry também é o único lugar onde se pode dirigir até o rio Colorado por quilômetros ao redor. O Marble Canyon também fica perto da famosa e histórica Navajo Bridge (uma das poucas rotas que cruzam o Colorado).
Lee’s Ferry também é famosa por ter uma das melhores pescarias de truta arco-íris do país. Ele está localizado a 42 milhas de Page, Arizona. As vigas do Marble Canyon desfrutam de vistas deslumbrantes das imponentes paredes antigas do cânion. A água é bastante fria, embora o rio atravesse o deserto.
O nome do cânion vem de seu calcário polido que parece mármore (na verdade, não há mármore no cânion).
As atividades no Marble Canyon incluem caminhadas, pesca, passeios de bicicleta, rafting e fotografia. Há muitos quilômetros de terreno para caminhadas e ciclismo em torno desta região.
Algumas das trilhas notáveis incluem:
- Trilha do Cânion da Catedral
- Trilha do Rio Ferry de Lee
- Trilha Lee’s Ferry Spencer
Desfrute de algumas das paisagens mais espetaculares do Arizona sem as multidões do Grand Canyon.
Passe a noite no Marble Canyon Lodge
Um dos lugares mais interessantes para ficar no Marble Canyon é no histórico Marble Canyon Lodge. Um século atrás, este lugar era um posto comercial para a Nação Navajo e hoje é um refúgio icônico para as aventuras no Grand Canyon. A pousada é o terreno privado mais próximo da borda norte do Parque Nacional do Grand Canyon. Fica a uma curta caminhada da famosa Ponte Navajo.
A pousada está situada ao longo do rio Colorado e no meio de algumas das melhores paisagens da região. Os visitantes também podem desfrutar de uma experiência única de compras de artesanato no Marble Canyon Trading Post (que também tem produtos de tecelões e ourives locais).
O lodge oferece uma experiência rústica. Os visitantes podem escolher entre apartamentos (excelentes para famílias) e quartos standard (excelentes para escapadas românticas e viagens de fim de semana). Há também quartos individuais e quartos acessíveis disponíveis.
- Endereço: US Hwy 89A, Marble Canyon, AZ
O restaurante e bar do lodge oferece excelente comida inspirada no sudoeste, bem como comida navajo, como pão frito navajo. Eles estão abertos para café da manhã, almoço e jantar.
Se alguém estiver visitando o México, reserve um tempo para explorar o “Grand Canyon” do México.