Abrangendo 5.700 acres, Plantaze é o maior vinhedo da Europa – mas Montenegro, como um todo, é um verdadeiro paraíso para os amantes do vinho.
O país de Montenegro é absolutamente lindo e, embora sua paisagem seja suficiente para atrair muitos visitantes todos os anos, também abriga o maior vinhedo de toda a Europa. Isso não seria surpreendente, exceto pelo fato de que Montenegro também é um dos menores países da Europa – mas se este vinhedo é uma indicação, grandes coisas podem vir de lugares muito pequenos.
O vinhedo foi estabelecido pela primeira vez em 1963 e ainda é um dos vinhedos mais extensos do continente. O próprio vinhedo cobre uma distância de aproximadamente 5.700 acres, o que é enorme em comparação com muitos outros ao redor do mundo, incluindo os dos EUA. Com tanta terra, é fácil descobrir como o vinhedo pode abrigar 28 variedades de uvas, mas a maioria delas é da variedade Vranac, que é usada para fazer um vinho tinto escuro profundo e rico. O solo do vinhedo de Montenegro também é único; em vez de ter a consistência de solo rico e revolvido como outras vinhas, os terrenos de plantação aqui são cheios de rochas e pedras, que são perfeitamente adequadas para as uvas nesta região do mundo.
Montenegro é praticamente feito sob medida para a diversidade de uvas
Existem variedades de uvas aqui que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo e delas, 63 foram encontradas apenas neste pequeno país. Portanto, Montenegro não é apenas conhecido por sua produção de vinho, mas também por sua terra e solo, que são muito mais propícios a uma estação de crescimento bem-sucedida do que em qualquer outro lugar da Europa. Este país ganhou bastante reputação por sua variedade de vinhos e pode-se argumentar que é uma das maiores – se não a maior – do mundo.
Aqueles que escolhem visitar Montenegro por causa de seus vinhos ficarão agradavelmente surpresos ao saber que o país abriga muitos vinhedos diferentes. Eles podem não ser tão amplos quanto 5.700 acres, mas todos oferecem variedades únicas e diversas de vinhos, cada um dos quais tão delicioso quanto o anterior. Com o país da França não muito longe, muitos disseram que Montenegro é o lugar para encontrar alguns dos únicos vinhos que podem competir com os da cidade dos amantes. Sem mencionar que sua paisagem mediterrânea é nada menos que deslumbrante, com a costa do Adriático não muito longe de muitos vinhedos.
A história do vinho Vranac
O vinho Vranac é o nome pelo qual Montenegro é conhecido e, na verdade, é o ‘avô’ do Primitivo italiano. Embora nenhum deles possa parecer familiar, Zinfandel deveria, que também faz parte da linha desta rica família de uvas. Tanto a cor quanto o sabor do vranac são algo que muitos viajam de todas as partes para experimentar, pois sua cor, riqueza e doçura sutil não podem ser encontradas em nenhum outro lugar. Muitos dos vinhedos que produzem esses vinhos também são de propriedade familiar, tornando a experiência única e pessoal, já que uma visita a qualquer vinhedo familiar mostra o quão orgulhoso e quanto trabalho é necessário para criar esses vinhos divinos.
Não é raro que as provas de vinhos neste país durem horas, com tanto para experimentar e aprender. As adegas sozinhas na maior extensão do país pelo que parece uma eternidade, com barril após barril de vinho finamente envelhecido. Uma educação certamente será recebida em qualquer um desses vinhedos, com as perguntas de todos sendo respondidas com um sorriso amigável e incentivo da equipe para tentar outro. As provas de vinhos são geralmente acompanhadas por uma espécie de tábua de charcutaria de carne e queijo, tornando a experiência num deleite para os sentidos e numa refeição saudável.
A Plantaze, em particular, está instalada no que já foi uma antiga base militar, que é o que fornece à maior vinha do país toda a terra necessária para produzir vinhos incríveis. Estima-se que existam milhares de casas de barricas de vinho a qualquer momento e a degustação é geralmente acompanhada por um tradicional cozido da região, o acompanhamento perfeito para um vinho encorpado e rico. A tónica deste vinho são os aromas a cerejas, que trazem uma sensação doce e pesada na boca, deixando os enófilos satisfeitos com a ousadia e sedução do mesmo.
A vinha é enviada para 40 países fora de Montenegro, mas não há nada como experimentar este vinho pessoalmente. É um verdadeiro paraíso para os amantes do vinho e, quando se trata de qualquer viagem com tema de vinho, Montenegro – e esses vinhedos, especialmente o Plantaze – devem estar em primeiro lugar na lista.