Economia e sustentabilidade podem andar lado a lado quando o assunto são os tijolos ecológicos. Seja para quem quer reformar ou construir uma casa do zero, esse tipo de material faz toda a diferença tanto para o bolso quanto para o meio ambiente, que constantemente sofre com os impactos ambientais.
O conceito sustentável tem se tornado cada vez mais presente nas construções no dia de hoje, principalmente pela necessidade de proteger a natureza e tudo o que ela representa para os seres humanos, por isso a venda de cadernos em Porto Alegre e outros produtos similares, tem sido feito com mais conciência. Sendo assim, entenda, abaixo, como os tijolos ecológicos podem fazer a diferença nesse quesito.
Por que o tijolo ecológico é sustentável?
Índice
O tijolo ecológico pode ser considerado um elemento que se enquadra nos parâmetros de sustentabilidade justamente por causa do seu processo de criação. Ao longo da produção, não há a necessidade de realizar a queima dos componentes, o que reduz consideravelmente a emissão de gases poluentes na natureza.
Além disso, esse tijolo pode ser feito a partir da utilização de vários elementos encontrados na característica de poluentes, como é o caso das garrafas pet e, também, dos pneus que foram deixados de lado. Sendo assim, além de evitar a emissão de gases poluentes, ainda é possível promover a reciclagem.
O tijolo ecológico é realmente mais barato?
Sim, o tijolo ecológico é verdadeiramente mais barato do que o convencional. Isso acontece porque o seu processo de produção é bem mais simples do que o dos tijolos tradicionais, além de poder ser feito em qualquer ambiente, seja com o auxílio de uma máquina ou com as próprias mãos.
Outro ponto que deve ser ressaltado é que a utilização de tijolos sustentáveis pode agilizar qualquer que seja o projeto. A sua fácil aplicação e a pouca necessidade de materiais na composição ajuda, e muito, aquelas pessoas que estão com pressa de terminar uma obra, mas ainda assim querem qualidade.
Vantagens do tijolo ecológico
Existem muitas vantagens ao adquirir um tijolo ecológico, seja para o seu bolso ou para o meio ambiente. Por isso, confira, abaixo, que vantagens são essas e como usufruir de cada uma delas.
1. Obra finalizada rapidamente
Toda e qualquer construção que seja feita a partir de tijolos ecológicos poderá ser finalizada muito mais rapidamente do que uma que foi feita utilizando a alvenaria tradicional. Isso acontece porque, na maior parte dos casos, o sistema aplicado para essas construção se mostra mais simples e eficiente.
Sendo assim, para quem deseja que a obra seja finalizada rapidamente, sem a necessidade de muita bagunça ou maiores dores de cabeça com orçamento, o ideal é optar pela opção sustentável para garantir uma maior segurança ao ambiente e aos trabalhadores envolvidos no projeto.
2. Sem necessidade de quebrar paredes
Graças aos furos encontrados na estrutura do tijolo ecológico, é possível ter menos quebra-quebra na obra. Isso porque é possível ter uma passagem de tubulações de água, esgoto, luz e água previamente preparada. Isso garante que a obra seja executada de maneira mais simples e ágil.
Além disso, por não haver a necessidade de quebrar paredes após a finalização da passagem das tubulações, a redução da produção de resíduos é verdadeira. Assim que a construção chegar a última fiada de tijolos, todas as instalações já estarão prontas, sem a necessidade de abrir buracos e tornar a estrutura instável.
3. Maior economia
Por fim, ainda é possível economizar muito dinheiro ao optar pelo tijolo ecológico. Esse material, além de sustentável, também permite a redução dos gastos com rejunte e outros elementos que seriam aplicados às paredes, atrasando a finalização da obra e, também, obrigando o proprietário a gastar ainda mais.
Comprar o tijolo sustentável EcoMáquinas vale a pena?
Sim, comprar tijolo sustentável vale muito a pena. Além de todos os elementos que foram mencionados anteriormente, o tijolo ecológico também proporciona um conforto térmico e acústico para todos os ambientes onde é instalado. Isso permite uma melhor integração com os cômodos, bem como uma maior comodidade.
Diferente dos convencionais, os tijolos apresentam uma maior durabilidade e resistência, sendo constantemente testados em relação às mudanças de temperatura, bem como à exposição ao sol. Sendo assim, para uma obra mais ágil, duradoura e de alta qualidade, a sua compra não pode ser dispensada de maneira alguma.