É verdade que toda cultura tem alguma versão de dumplings, e esses são suficientes para nos fazer querer viajar o mundo em busca deles.
A cultura do bolinho de massa é incrível quando percebemos que quase todas as cozinhas do mundo têm sua própria versão do prato. Ainda mais, quase todos os países têm sua própria opinião sobre essas minúsculas bolsas de bondade, cada uma com um toque tradicional no recheio e no método de cozimento. Também podemos nem perceber o que é considerado como um ‘bolinho’ – muitas pessoas ficariam surpresas em saber que o amado ravióli da Itália, assim como os deliciosos pierogis da Polônia, podem ser considerados bolinhos, apesar do fato de que um é macarrão e o outro é servido como parte de um prato principal.
Não há melhor maneira de dar a volta ao mundo do que experimentando os pratos de bolinho de massa mais populares de cada região. Quando se trata da comida caseira favorita de todos, esses países aperfeiçoaram a arte de rechear e dobrar.
EUA: bolinhos de maçã
Índice
Bolinhos de maçã são tradicionais no país Amish, onde pequenos bolsos de massa são recheados com recheio de maçã cozida antes de serem fritos. Eles também podem ser feitos cozinhando maçãs cruas na massa até ficarem perfeitamente douradas, usando açúcar e canela como os únicos temperos usados para dar sabor aos bolinhos.
Vietnã: Bahn Bot Loc
A primeira coisa que muitas pessoas notam sobre esse prato é sua embalagem translúcida incomum, que geralmente é recheada com recheio de carne de porco e camarão. Quando o bolinho é cozido, a textura fica mastigável devido à embalagem da tapioca, que também contribui para sua aparência translúcida. Esses bolinhos geralmente são servidos ao lado de um molho de pimenta doce para um pouco de calor e equilíbrio.
China: Jiaozi
Também conhecidos como potstickers, eles se tornaram os favoritos de muitas pessoas, não apenas daqueles que vivem na China. No entanto, na China, os jiaozi são comumente preparados para o Ano Novo Chinês e são feitos simplesmente com uma embalagem de farinha e recheio de carne de porco, repolho e cebolinha. O nome refere-se à maneira como são cozidos; esses bolinhos ‘grudam’ no fundo da panela enquanto cozinham até que a água seja adicionada, e o vapor é o que os libera quando estão totalmente cozidos.
Suécia: Pitepalt
Os bolinhos pitepalt da Suécia são feitos com uma embalagem externa de batata e são recheados com carne, que geralmente é carne de porco, bacon ou carne moída. A geléia de lingonberry, que é uma geléia muito tradicional na Suécia (quem conhece a Ikea provavelmente sabe disso muito bem), também é servida junto com eles.
Tcheco: Svestkove Knedily
Esses bolinhos exclusivos são fervidos em vez de fritos ou cozidos no vapor e contêm pedaços inteiros de frutas. Qualquer coisa, de pêssegos a damascos e até ameixas, é usada para rechear os bolinhos, que são cozidos e cobertos com açúcar, sementes de papoula ou queijo, mas não antes de serem abundantemente embebidos em manteiga derretida.
Itália e Espanha: Mpanatigghi
Embora os mpanatigghi tenham se originado na Espanha, eles são comumente encontrados na Sicília, Itália. Estas são facilmente reconhecíveis devido à sua forma de meia-lua e muitas vezes são comparadas às empanadas, especialmente devido ao fato de que a carne moída é o principal ingrediente dentro delas. No entanto, a carne moída também é misturada com chocolate, açúcar, casca de limão, amêndoas, ovo, baunilha e canela – e você nunca saberia que a carne era um ingrediente.
Brasil: Bolinhas de Carne
As Bolinhas de Carne podem ser recheadas com qualquer coisa, como frango, boi ou porco. O recheio é cozido com uma mistura de cebola, sal e alho e, quando estiver totalmente cozido, são fritos em uma massa simples até atingirem a cor marrom-dourada perfeita. Estes são deliciosos como lanches e são comumente encontrados em todo o país.
Japão: Gyoza
Gyoza é popular no Japão como um pequeno bolinho e pode ser recheado com carne de porco ou vegetais, embora esses bolinhos tenham se originado na China. Além da carne de porco e/ou vegetais, o recheio leva generosa porção de cebolinha, cebolinha, alho, repolho, gengibre, molho de soja e óleo de gergelim. Eles podem ser fritos, cozidos no vapor ou cozidos, embora o método de cozimento de escolha seja frito, o que permite que eles adquiram uma cor marrom-dourada e um fundo levemente crocante.
Polônia: Pierogi
Os pierogis da Polônia são tradicionalmente consumidos com bacon crocante e cebolas caramelizadas espalhadas por cima e, ocasionalmente, uma colher de creme azedo ao lado. Eles são tão populares que na verdade são a comida nacional da Ucrânia e da Polônia, embora existam muitas variações do prato. Comumente vistos são os pierogis recheados com batata, mas na Polônia e na Ucrânia, esses bolinhos são recheados com carne, chucrute, queijo ou batata. Antes de servir, eles são fritos para dar cor e sabor.
Tibete: Momo
Os bolinhos Momo são um pouco maiores do que a maioria e são recheados com vegetais e carne. Tradicionalmente, eles são servidos em um caldo de carne ou molho picante, ou banhados com um molho picante ao lado. Eles podem ser cozidos no vapor, cozidos ou fritos e são comuns em todo o Tibete e Nepal.