As minas de sal de Wieliczka são indiscutivelmente algumas das minas mais impressionantes e surpreendentes que se pode visitar no mundo.
Localizada perto da antiga capital da Polônia, Cracóvia (que é uma das cidades mais bonitas da Europa), estão as antigas minas de sal de Wieliczka. As antigas minas são agora um museu e monumento nacional aberto ao público. A visita às salinas faz-se em tours onde se é conduzido às profundezas de uma das maiores salinas do mundo. Nenhuma viagem a Cracóvia estaria completa sem uma visita ao Castelo Real de Wawel (o primeiro Patrimônio da Humanidade do mundo) e às minas de sal.
Nas minas, somos recebidos com grande parte da história da Polônia e algumas de suas lendas. A mina operou continuamente por cerca de 800 anos. Uma das outras coisas importantes para fazer em Cracóvia (para uma ocasião mais sombria e de exame de consciência) é visitar o campo de concentração de Auschwitz e Birkenau – é uma excursão de um dia saindo de Cracóvia.
O que saber sobre a mina de sal de Wieliczka
Os depósitos de sal de quilômetros de espessura foram formados por um antigo mar que outrora cobria a região. O sal desses depósitos sob a superfície era bem conhecido desde o Neolítico, a partir da salmoura das nascentes.
A mina de sal de Wieliczka começou a escavar no século 13 e foi explorada continuamente por centenas de anos até 2007. Naquela época, era uma das mais antigas minas de sal em operação do mundo. Em sua longa história, era uma mina de sal real que era operada pela empresa Żupy Krakowskie (Kraków Salt Mines em inglês).
A mina atinge as profundezas do subsolo, descendo a uma profundidade de cerca de 1.073 pés ou 327 metros. No total, suas passagens e câmaras se estendem por mais de 178 milhas ou 287 quilômetros.
- Profundidade máxima: 1.073 pés ou 327 metros
- Comprimento total das passagens: 178 milhas ou 287 quilômetros
A queda dos preços do sal e os problemas com a inundação da mina levaram ao fim da mineração comercial de sal em 1996. Tem sido uma atração turística por centenas de anos com antigos reis e outras elites visitando as minas. Hoje é uma das atrações turísticas mais populares da Polônia, atraindo cerca de 1,2 milhão de visitantes anualmente.
- Listado: Como Monumento Histórico Polonês e Patrimônio Mundial da UNESCO
O que esperar do passeio na mina de sal
As minas são um labirinto de passagens alucinantes e grandes câmaras. O passeio dura 1,5 horas pela parte principal da mina aberta ao público e depois há a opção (incluída no ingresso) de outro passeio pela parte museológica da mina por mais 1,5 horas. Há também banheiros no fundo da mina.
Passeios pela Mina de Sal:
- Modelo: Guiado (autoguiado não é uma opção)
- Duração: 3 Horas (Em Dois Segmentos)
- Pausa: Há intervalos de 20 minutos em cafés subterrâneos e lojas de souvenirs
Durante o passeio, você verá longas passagens, maquinários históricos, exibições teatrais, lagos subterrâneos e piscinas de salmoura, grandes câmaras, estalactites de sal e até lojas de presentes e cafés. Somam-se quatro capelas e inúmeras estátuas que os mineiros esculpiram no sal-gema.
O que se verá na mina:
- Capelas: Quatro capelas (incluindo uma muito grande e impressionante)
- Cafés: Dois cafés subterrâneos, um restaurante e lojas de presentes
- Lagos: Lagos subterrâneos e piscinas de salmoura
- Estalactites: Muitas estalactites e crescimentos de sal
A mina é realmente enorme e apenas uma pequena fração dela está aberta ao público (é desconcertante pensar o quão grande ela é). Em todo o passeio de 3 horas (com muita caminhada), você verá apenas 1-2% de toda a mina.
Reservando o Tour da Mina de Sal
A mina de sal está aberta todos os dias e fica a apenas uma curta viagem de ônibus ou trem da cidade vizinha de Cracóvia. Os ingressos devem ser comprados on-line – um reserva de ingressos de horário.
- Custo: 119 polonês ($ 27)
Existem muitos passeios em vários idiomas, mas deve-se planejar com antecedência, pois os ingressos podem esgotar. Para ver os horários e calendário disponíveis, consulte o site oficial da mina de sal.
Há muita caminhada, então use sapatos confortáveis e leve água (embora também haja cafés subterrâneos ao longo do caminho). Na mina, você sentirá que está entrando em um mundo alienígena ou em algum submundo mítico. É imperdível para quem visita a Polónia.