Capa para edredom impermeável: saiba como usar

Comum na Europa, essa peça vem se tornando mais comum também aqui no Brasil.

Um item usado principalmente no inverno e em dias mais frios é o edredom. Esse tipo de coberta oferece o calor necessário para deixar as noites muito mais aconchegantes. O problema é que a peça, muito pesada, acaba sendo de difícil lavagem, o que pode ocasionar alergias respiratórias, por exemplo.

Para solucionar esse e outros problemas, uma ótima solução é o uso de uma capa para edredom impermeável, peça que já faz parte da rotina de muitas pessoas que moram nos países mais frios da Europa, mas que vem sendo, cada vez mais, conhecida e usada também aqui no Brasil.

Hoje você vai conhecer melhor a importância da capa, seus benefícios e como usá-la no seu dia a dia, deixando a sua cama muito mais confortável e higienizada.

Capa de edredom – O que é

edredom impermeavel

Primeiramente, vale dizer que a capa para edredom é uma peça que oferece o revestimento adequado para esse tipo de cobertor. Ela também é conhecida como duvet, conforter, doona ou duna, e serve como uma proteção externa para o edredom.

Isso porque, por menor que seja, a nossa cama também está sujeita ao acúmulo de poeira, pelos de animais, sujidades e até ácaros, principalmente se não é feita, periodicamente, uma limpeza com o aspirador de pó no colchão. 

O contato com todos esses agentes ou partículas minúsculas faz com que quem ali dorme esteja mais propenso a problemas respiratórios, a exemplo da clássica rinite alérgica, além de alergias dermatológicas associadas a determinados patógenos.

É exatamente para evitar o contato direto do nosso corpo e, principalmente, do nosso rosto com estes elementos que o uso de capas impermeáveis se faz tão importante, e o mesmo é válido para os edredons.

Benefícios da capa para edredom

A capa para edredom possui um volume bem menor se comparado ao edredom, o que faz com que ela seja uma ótima forma de manter a lavagem em dia com as demais roupas de cama. Dessa forma, a capa é lavada semanalmente e mantém o edredom limpo por muito mais tempo.

É por isso que o indicado é ter, no mínimo, duas capas, de modo que uma seja lavada enquanto a outra é usada. Ainda por ser mais fina, a capa para edredom também pode ser usada sozinha (isto é, sem o enchimento do edredom) em tempos mais quentes. Essa é uma possibilidade de manter o toque aconchegante dessa peça mesmo durante o verão. 

Em se tratando de uma peça impermeável, o contato entre a peça e o edredom propriamente é quase nenhum. Isso faz com que a capa seja excelente para ser usada, por exemplo, em camas de crianças e bebês (pelo risco de vazamento da fralda ou de algum escape urinário durante a noite).

Tal proteção também se estende a possíveis derramamentos de líquidos, como água ou chá, que podem cair por acidente no tecido. Para quem tem pets, a capa impermeável também é vantajosa por proteger o edredom do acúmulo de pelos (principalmente em casas onde os animais dormem na cama).

Outro benefício é a versatilidade, pois a capa pode trazer um visual diferente para o seu quarto. Sendo essa peça mais leve e fácil de trocar, você pode optar por novas cores e estampas, alterando o ambiente com toda naturalidade possível e sem ter que fazer grandes mudanças.

Para ser usada, a capa para edredom deve ser estendida na cama, de modo que os lados fiquem posicionados corretamente. Algumas peças possuem alças laterais para prender o edredom. Caso contrário empurre-o para dentro a partir das pontas. Enfie toda a peça para dentro e feche a capa.

Leave a comment

Go to top