Chand Baori: Por que este Stepwell mais profundo é uma maravilha arquitetônica indiana

Muitas das atrações mais atraentes da Índia são negligenciadas e localizadas fora dos roteiros mais conhecidos, como o poço Chand Baori.

Chand Baori Stepwell na aldeia de Abhaneri, Rajasthan Shutterstock

A maioria das atrações incríveis e instagramáveis ​​na Índia são joias escondidas e são desconhecidas do mundo exterior. Claro, todo mundo conhece o Taj Mahal – elogiado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Mas existem inúmeras outras atrações na Índia, como o requintado Amber Palace em Jaipur e as budistas Ajanta Caves, listadas pela UNESCO. Outra das muitas maravilhas da Índia são os Stepwells.


Stepwells (também chamados de vavs ou baori) são poços largos com um longo corredor de degraus que levam até o nível da água. Eles estão na Índia há mais de mil anos, sendo uma parte importante do oeste da Índia desde o século 7 até o século 19.

O que saber sobre os atraentes Stepwells da Índia

Alguns desses stepwells são verdadeiramente notáveis ​​e alguns são de vários andares. Seu objetivo é acessar e armazenar água, principalmente nas partes mais áridas da Índia. Eles ajudam as pessoas a lidar com as flutuações sazonais na disponibilidade de água.

  • Usava: Séculos 7 a 19

Hoje, a maioria dos poços sobreviventes originalmente servia para fins de lazer, além de fornecer uma fonte de água. Eles também têm sido um lugar para reuniões sociais e cerimônias religiosas. As mulheres também eram tradicionalmente associadas aos poços, pois era tarefa das mulheres buscar a água. Também eram as mulheres que rezavam e ofereciam presentes à deusa do poço, buscando as bênçãos da deusa.

As passagens subterrâneas e as câmaras dos poços também eram muitas vezes elaboradamente esculpidas e serviam como retiros tranquilos durante os verões quentes.


Essas funções combinadas para fazer alguns stepwells se tornarem significativamente ornamentais.

Chand Baori: um dos maiores e mais profundos Stepwells da Índia

Um dos poços mais notáveis ​​é Chand Baori, no estado indiano de Rajasthan. Rajasthan era um estado indiano principesco e tem algumas das atrações arquitetônicas mais notáveis ​​da Índia hoje.

  • Primeiro Construído: Séculos VIII e IX

Chand Baori foi construído durante os séculos 8 e 9 e desce cerca de 20 metros ou 66 pés até a parte inferior da roda. É o maior e mais profundo stepwell da Índia, com 13 andares. O stepwell tem impressionantes 3.500 degraus estreitos dispostos em perfeita simetria.

  • Profundidade: 20 metros ou 66 pés

Chand Baori foi construído há mais de mil anos para que as pessoas pudessem ter acesso à água na região árida. Os verões em Rajashtan podem ser muito quentes e secos, e a temperatura do ar no fundo do poço é cerca de 5-6°C mais fria do que a temperatura da superfície.

Diz-se que o stepwell recebeu o nome do rei que o construiu, o rei Chand Raja. Ao lado do poço há um pavilhão haveli e uma sala de descanso para a realeza que costumava visitar o poço.


Chand Baori não é a única atração aqui; adjacente a ele está o Templo Harshat Mata, embora o stepwell provavelmente tenha sido construído antes do templo. As duas estruturas tornam o stepwell um dos poucos a representar dois períodos clássicos de construção de água em um único lugar. Harshat Mata é a deusa da alegria.

Visitando Chand Baori e o Triângulo Dourado

Um dos roteiros turísticos mais populares na Índia é explorar o Triângulo Dourado. Os três principais destinos do Triângulo Dourado são a capital – Nova Delhi, Jaipur (Rajasthan) e Agra (o Taj Mahal). Chand Baori é um desvio de 95 quilômetros ou 60 milhas de Jaipur.

  • Taxa de entrada: Nenhum (uma joia esquecida)
  • Dias Abertos: 7 dias por semana

Viajantes intrépidos podem pegar transporte público muito barato, mas isso seria demais para a maioria dos viajantes. A maioria das pessoas prefere alugar um carro, alugar um carro com motorista (dirigir na Índia é uma loucura) ou fazer um tour organizado.


Observe que esta não é uma parte muito visitada da Índia, então turistas internacionais podem atrair a curiosidade das crianças da vila e dos moradores locais. Por outro lado, também não há vendedores ambulantes ou armadilhas para turistas. Chand Baori não é um marco fácil de encontrar, e é preciso saber onde encontrá-lo.

Outra grande atração no Rajastão da Índia é fazer um safári de tigres na Sariska Tiger Reserve e ver alguns dos animais selvagens mais emblemáticos da Índia.