Chefs profissionais carregam tudo quando se trata das melhores dicas de culinária para implementar em sua própria cozinha, da segurança ao sabor.
Não há pessoa melhor para perguntar sobre o que você deve fazer na cozinha do que um chef profissional. Quando se trata de cozinhar em casa, não há razão para que as mesmas técnicas e dicas não possam ser usadas na cozinha. Felizmente, existem muitos chefs por aí que derramaram tudo quando se trata de coisas simples que você poderia fazer para melhorar seu jogo de comida. Muitos de nós estão recorrendo à cozinha ultimamente para ajudar a lidar com o estresse da pandemia (de acordo com estudos de especialistas, pelo menos) e é muito bom implementar novas técnicas que comprovadamente funcionam.
Se não há mais nada de que alguém possa se gabar durante um bloqueio, é o fato de que, em algum momento, todos nós adquirimos um novo hobby – incluindo cozinhar ou assar. Essas dicas farão com que qualquer pessoa se sinta um chef profissional rapidamente, e é super fácil implementá-las com qualquer receita.
Sinta-se à vontade para dobrar os temperos nas receitas
Índice
- 1 Sinta-se à vontade para dobrar os temperos nas receitas
- 2 Sempre use uma faca afiada
- 3 Adicione alho em diferentes pontos de cozimento para realçar o sabor
- 4 Sempre reserve a água do macarrão
- 5 Degustar comida enquanto você vai é uma obrigação
- 6 Enrole frutas cítricas com alguma pressão para liberar sucos
- 7 Deixar a comida descansar é inegociável
- 8 Não pegue uma faca caindo
Muitas vezes, as receitas exigem uma quantidade básica de sal ou tempero. É importante lembrar que uma receita é uma diretriz, não uma medida definitiva (com a recepção do cozimento). Quando se trata do tempero mais simples, o sal, é bom seguir o seu instinto e, mais importante, o seu paladar. Se você acha que precisa de um pouco mais de força, sinta-se à vontade para adicionar mais – geralmente é por isso que a comida em casa não tem gosto semelhante à comida servida em restaurantes.
Sempre use uma faca afiada
É sempre mais seguro usar uma faca afiada em vez de uma cega. Facas cegas tendem a escorregar e ser menos precisas quando se trata de cortar em cubos, fatiar e picar, o que significa mais risco de acidentes e contratempos. Não tema a faca, tema a faca cega. Além disso? Sempre dobre o polegar e faça como uma garra.
Adicione alho em diferentes pontos de cozimento para realçar o sabor
Muitas pessoas têm a impressão de que adicionar mais alho é a chave para realçar o sabor do alho. Na realidade, tanto sabor de alho pode ser adicionado a um prato se você adicionar alho no final do processo de cozimento, e não no início. Se o alho for adicionado no início e deixado para cozinhar por um período de tempo significativo, o sabor não será tão forte como se fosse adicionado no final.
Sempre reserve a água do macarrão
A beleza da água do macarrão é que ela contém todo aquele bom amido que ajuda a engrossar os molhos. Enquanto um roux ou uma pasta de amido de milho são duas ótimas maneiras de engrossar molhos, a água do macarrão também pode ajudar a dar corpo, brilho e sabor ao molho. Se a água do macarrão estiver bem salgada, isso pode até adicionar sabor – apenas evite adicionar ainda mais sal se planeja usar água do macarrão em seu molho
Degustar comida enquanto você vai é uma obrigação
A expectativa para essa regra, obviamente, é degustar qualquer parte do processo que envolva alimentos crus. Degustar um prato à medida que avança garante que seus temperos estejam sob controle em todas as etapas do processo, do início ao fim. Isso também significa verificar os molhos que vão por cima, a carne depois de cozida e quaisquer vegetais em potencial ou acompanhamentos amiláceos que a acompanham.
Enrole frutas cítricas com alguma pressão para liberar sucos
Se você é uma daquelas pessoas que fica frustrada quando uma lima ou um limão não libera o suco imediatamente, tente enrolá-lo primeiro. Isso também ajuda a evitar aquelas instâncias um pouco dolorosas quando você tenta espremer um limão e acaba acertando seu olho (não se preocupe, todos nós já fizemos isso). Ao rolar a fruta cítrica com uma leve pressão, você permite que a polpa da fruta se separe ligeiramente das paredes da casca, facilitando a obtenção do suco em uma ou duas boas espremidas.
Deixar a comida descansar é inegociável
Faça o que fizer, se uma receita disser para permitir que um pedaço de carne descanse, faça-o. Se você já comeu um bife que estava seco e sem sabor, é provável que tenha sido cozido demais ou cortado antes de ter a chance de descansar completamente. Permitir que a carne descanse dá a todos esses deliciosos sucos a chance de serem redistribuídos, em vez de se esgotarem na tábua de corte.
Não pegue uma faca caindo
Isso é menos uma dica de culinária e mais uma dica geral de cozinha, mas a mesma regra se aplica: nunca pegue uma faca caindo. Diz o ditado que uma faca caindo não tem cabo e isso é verdade – ela pode virar, cair com a ponta para baixo ou qualquer outro tipo de cenário de filme de terror que possa levar a uma lesão grave.