Conheça a estratégia da liderança coletiva

A liderança coletiva é uma estratégia nova e que tem como objetivo desmistificar a ideia de uma única pessoa para liderar uma equipe inteira. Aqui, a equipe deve trabalhar de forma colaborativa e em consenso para atingir um objetivo em comum.

Esse tipo de liderança influencia diretamente na produtividade, lucratividade e até mesmo na percepção que o público interno e externo tem sobre a sua marca, já que mostra a capacidade de organização e entrosamento de todos os colaboradores.

Diante dos desafios que surgem diariamente, além da constante evolução da tecnologia, relações sociais e mercadológicas, a liderança coletiva surge como uma solução inovadora para melhorar os processos de decisão dentro de uma empresa.

Seja para a coordenação de um curso de gestão financeira ead ou dentro de uma startup, esse modelo de liderança pode ser aplicado de maneira eficaz pelos novos empreendedores e pelas equipes de recursos humanos.

Para entender melhor como funciona essa estratégia de liderança, confira os tópicos a seguir.

O que é liderança coletiva?

A liderança colaborativa serve como um parâmetro para o desenvolvimento de equipes, tornando os colaboradores mais responsáveis e com maior autonomia e confiabilidade para tomar as suas próprias decisões.

Para que isso ocorra, é preciso que o líder tenha um conhecimento amplo sobre os talentos da sua equipe, pois assim será possível montar estratégias para somar as suas forças e equilibrar os processos, incentivando a criatividade e a autonomia de cada pessoa.

Oferecer cursos de gestão de pessoas e liderança ead, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa para ajudar a equipe entender melhor como gerenciar seu tempo de trabalho dentro desse novo estilo de liderança.

Através desses conhecimentos, a equipe será capaz de criar uma mentalidade coletiva, o que torna mais fácil de entender que as ações feitas a partir daquele momento são de responsabilidade de todos e não somente de uma pessoa.

Diante disso, é preciso que propósitos e princípios sejam estabelecidos, de forma que integre os colaboradores a partir da visão do líder. Essa combinação irá fazer com que o respeito e a liderança colaborativa floresçam naturalmente.

Com esse cenário, fica mais fácil compartilhar informações, distribuir tarefas, realizar a gestão de recursos humanos ead preço acessível e aumentar o senso de responsabilidade tanto individual quanto coletivo.

Quando o líder foca na gestão das pessoas e não na realização de tarefas, fica mais fácil montar estratégias capazes de revelar talentos e unir a equipe. Isso porque quando os colaboradores são estimulados, desempenham suas tarefas com mais autonomia e segurança.

Um ambiente confiável e colaborativo torna o profissional comprometido com o grupo, pois apesar de todos trabalharem em prol de um objetivo comum, o propósito para isso é único para cada pessoa.

É através do trabalho que as pessoas tornam seus sonhos e objetivos realidade, por isso tornar essa trajetória mais significativa é um trabalho em conjunto entre colaborador e empresa. 

Entretanto, para que isso ocorra, é preciso valorizar a equipe de trabalho através de:

  • Inovação;
  • Gestão de polaridade;
  • Conectividade e integração.
  • Visão sistêmica coletiva e colaborativa.

De um lado temos a empresa que necessita de um colaborador capacitado e envolvido nos projetos, do outro temos o colaborador que precisa realizar os próprios sonhos e desenvolver seu potencial para se manter ativo na profissão.

Ou seja, fazer parte de uma liderança coletiva não é somente fazer a sua parte, mas contribuir positivamente para fazer parte de um grupo e atribuir valor e dedicação para chegarem juntos em um resultado em comum.

O papel do líder no desenvolvimento de equipes

Conheça a estratégia da liderança coletiva

O papel do líder é identificar e extrair o melhor de cada colaborador da sua equipe, com o objetivo de garantir bons resultados para a empresa. Porém, para realizar isso, é preciso que o líder incentive o desenvolvimento dos colaboradores.

Isso pode ser feito através da indicação de um curso gestão de pessoas e liderança para que a equipe possa desenvolver novas competências e habilidades. Uma liderança que encoraja a sua equipe é essencial para formar um time de alta performance.

Além de garantir um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo, esse tipo de atitude ainda garante a retenção de talentos para a empresa. É por isso que o líder é um elemento-chave de uma empresa, pois serve de ponte entre a direção e a sua equipe.

Dessa forma, a sua função principal é guiar a sua equipe para que eles possam alcançar os resultados esperados pela empresa, além de suprirem as próprias expectativas profissionais afim de que se sintam valorizados e integrados com a equipe . 

Entre as outras funções fundamentais de um líder, podemos destacar:

  • Solução de crises;
  • Delegação de tarefas;
  • Mediação de conflitos;
  • Avaliação de desempenho;
  • Acompanhamento de resultados;
  • Desenvolvimento de competências.

Portanto, é o líder que responde pelos resultados da sua equipe, sejam eles satisfatórios ou não. Como a liderança é quem tem contato direto com a equipe, é seu dever identificar possíveis falhas e ajustar para que os colaboradores possam se ajustar.

Atualmente, o mercado está repleto de pessoas que prezam pelo desenvolvimento profissional, seja através de um curso tecnico de gestão financeira ou outros tipos de oportunidade para o desenvolvimento de novas habilidades.

Quando o gestor não proporciona esse tipo de oportunidade para a sua equipe, os colaboradores se sentem estagnados e as suas entregas começam a cair, o que interfere diretamente nos resultados da empresa e na perda de talentos para os concorrentes.

Sendo assim, o papel do líder é fundamental para o desenvolvimento de novas competências e talentos dentro da sua equipe. Sem essa ação, os resultados serão limitados.

4 dicas para o desenvolvimento da sua equipe de trabalho

Para que uma liderança seja eficiente, o gestor precisa estar sempre atento, seja em um um novo curso de gestão financeira grade curricular para indicar para a sua equipe, ou na execução das tarefas, nas pessoas e na entrega de resultados.

Além disso, também deve manter um canal de comunicação aberto com os seus liderados e entender quais são as necessidades que precisa suprir dentro do ambiente de trabalho. Para te ajudar a melhorar o desenvolvimento da sua equipe, confira as dicas abaixo.

  1. Conheça bem os seus colaboradores

Não será possível desenvolver novas habilidades se você não conhecer bem os seus colaboradores. Para isso, é preciso saber quais são suas aptidões, seus pontos fracos e fortes, além de conhecer os seus anseios e objetivos.

Após isso,é preciso analisar os resultados que ela entrega no seu dia a dia de trabalho e se ela possui vontade de fazer um curso tecnologo gestão financeira ead, por exemplo. Com esses dados, é possível saber as competências que precisam ser trabalhadas.

  1. Inspire a sua equipe

O liderado deve ser o reflexo do seu líder. Isso quer dizer que todas as atitudes tomadas pela liderança, sejam elas positivas ou negativas, irão refletir na atitude de todos os colaboradores.

Por isso, é imprescindível que o líder seja inspirador e honesto, e que inspire confiança e e competência. Ou seja, é preciso ter sempre em mente que os colaboradores irão se espelhar nas suas atitudes para se desenvolver profissionalmente.

  1. Motive os seus colaboradores

A motivação é o que impulsiona os profissionais a adquirirem novas habilidades e conhecimentos, melhorar o seu desempenho no trabalho e também a engajar mais nas ações da empresa, ajudando a atingir novas metas.

Por exemplo, se você faz faculdade de administração hospitalar e trabalha em uma área correlata, torna-se crescentemente mais fácil obter resultados através da motivação.

Por conta disso, é papel do líder gerar motivação para a sua equipe, valorizar as habilidades de cada profissional e reconhecer quando um trabalho for bem feito para alcançar os resultados almejados pela empresa.

  1. Ofereça feedbacks periódicos

Uma comunicação aberta e eficiente é a chave para o desenvolvimento de novas competências. Isso porque um bom líder não é aquele que camufla os erros da sua equipe, mas sim aquele que acompanha, ensina, ouve e oferece feedbacks honestos.

É com base nessas informações que o colaborador irá saber reconhecer os seus erros e irá se esforçar para aumentar o seu desempenho e entregar resultados cada vez mais satisfatórios e de acordo com os objetivos da empresa.

Ademais, o papel do líder, seja em uma liderança coletiva ou em outro tipo de estratégia, é guiar, incentivar e motivar os colaboradores a entregarem sempre o seu melhor, tanto para o crescimento individual quanto para o da equipe como um todo.

Esse tipo de trabalho é fundamental para a formação de novas equipes, para melhorar o potencial de entregas da empresa e também para alcançar uma alta performance, se destacando entre os concorrentes do mesmo segmento.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Deixe um comentário