Como saber o momento certo de trocar os pneus do meu carro?

Trocar os pneus do seu carro poderia até ser uma tarefa simples, no entanto, você não pode trocá-los quando bem entender.

A princípio não existe um momento exato para que você deva trocar os pneus do seu carro, tudo é bem relativo.

Ou seja, trocar os pneus do seu carro vai sim te dar uma pequena dor de cabeça, mas fique tranquilo (a) que a gente te ajuda.

Acompanhe agora em nosso artigo tudo sobre como trocar os pneus do seu carro.

Tá careca? Então troca

trocar os pneus careca

A princípio, essa é a evidência mais óbvia que você deve trocar os pneus do seu carro, aquele momento em que seu pneu parece um abacate liso.

Brincadeiras à parte, você não deve andar por aí com seus pneus carecas, pois as consequências podem causar danos talvez irreversíveis.

Na pior das hipóteses você pode sofrer um acidente, ou talvez provocar um, lembrando que circular com pneus careca é uma infração de trânsito.

Ou seja, seu bolso também vai sofrer um acidente caso você ande com seus pneus carecas, onde em resumo esse é o momento mais óbvio para trocar os pneus.

Aniversário do seu pneu

Caso não saiba, os pneus possuem data de fabricação, assim como também possuem data de validade.

A princípio, as fabricantes orientam que o pneu seja substituído a cada cinco anos, porém caso apresente boas condições o valor sobe para dez anos.

Ou seja, verifique a data de fabricação do seu pneu, se o seu pneu possui cinco anos ou mais faça uma análise minuciosa.

Analise a banda de rodagem e verifique se a mesma está desgastada, além disso faça uma inspeção nos flancos do seu pneu.

Se ambos estiverem desgastados, chegou a hora do seu pneu soprar as velinhas e dar adeus, faça a troca.

Seu carro está estranho?

pneu run flat

Essa é uma ótima forma de saber se está na hora de trocar os pneus. Sabe aquela sensação de alguma coisa no seu carro não está funcionando corretamente?

Pois bem, talvez o motivo seja o pneu, pois quando o pneu está nos seus últimos dias de vida o seu carro fica mais “pesado”.

Isso ocorre porque nem mesmo a calibragem consegue reverter a situação, o pneu não está mais suportando rodar.

Sendo assim, chegou a hora de trocá-lo, mas antes disso certifique-se de olhar a data de validade do pneu.

Faça você uma breve análise dos seus pneus

pneu novo trocar

A princípio, você mesmo pode fazer uma breve análise do seu pneu, porém, é claro que isso não substitui a opinião de um profissional.

Especialistas recomendam que todo motorista faça uma inspeção de seus pneus pelo menos 2x ao mês, onde isso diminui os imprevistos.

Ao analisar os seus pneus foque em achar rachaduras, buracos e desgastes, isso ocorre por conta de as estradas do nosso país não serem lá das melhores.

Ou seja, devido às nossas estradas de má qualidade, o seu pneu vai sempre precisar de uma atenção especial.

Analise a marca, modelo, tamanho e recomendação de pneus, como por exemplo pneu do carro 175 65 r14 michelin ou marca similar para o tamanho certo do seu veículo.

Sendo assim, busque fazer uma análise pelo menos 2x por mês conforme orienta os especialistas.

Conclusão

Você não precisa ser mecânico para saber quando é a hora de trocar os pneus do seu carro, mas se puder consultar um faça isso faça.

pneu caminhao2

Fique atento quando perceber algo estranho enquanto dirige, busque fazer uma análise quinzenal em seus pneus.

Além disso, não se esqueça que os pneus possuem validade máxima de dez anos, por fim ao trocar os pneus do seu carro não se esqueça de encaminhar para uma coleta especializada em reciclagem.

Leave a comment

Go to top