É assim que os donuts se parecem em todo o mundo (e um país os ama mais do que qualquer outro)

Apenas um país é conhecido por comer mais donuts anualmente, mas isso não significa necessariamente que é o lar dos melhores donuts… Ou é?

picarones, rosquinhas berlinenses

Donuts, ou mais formalmente conhecidos como donuts, parecem diferentes em todo o mundo. De recheado com geleia a vidrado, frito a assado, recheado versus recheado, é quase um desafio definir o que é um donut do que o que não é. A comida é totalmente subjetiva para o país e a cultura que a adota e, assim como muitos outros pratos populares, os donuts são uma comida que foi transformada em algo único por cada país que os adotou como seu.

Embora seja fácil fazer uma viagem ao redor do mundo apenas com rosquinhas, há muitos – então aqui estão os tipos mais populares por país, incluindo aquele que come mais doces do que qualquer outro no mundo.

Canadá: BeaverTail

Acontece que o país que mais gosta de rosquinhas per capita é o Canadá. O país que a maioria das pessoas provavelmente pensou que ganharia esse título são os EUA, considerando a ascensão de Dunkin ‘e Krispy Kreme, mas não – na verdade são seus vizinhos ao norte.

Lá, a escolha de donut mais popular é de longe conhecida como BeaveTail e é bastante óbvio por que essa massa frita recebeu esse nome. Com a forma de um rabo de castor real, eles geralmente são recheados com várias coisas, de doces a salgados, mas, neste caso, são os recheios salgados que procuramos.

Alemanha: Berliner Pfannkuchen

Muitas vezes referidos apenas como ‘berlinenses’, esses donuts da Alemanha são uma delícia. Embora, em plena divulgação, como os recheios podem variar em cor e tipo, não seria tão incomum ser induzido a comer um Berliner recheado com mostarda em vez de frutas, de acordo com a Matador Network.

Fora isso, esses donuts de geléia são perfeitamente doces! Os recheios regulares (quando não se brinca com as pessoas) variam de chocolate a qualquer tipo de fruta e até creme.

Itália: Zeppole

Muitas pessoas conhecem o zeppole graças aos carnavais e feiras em que são servidos. Nos Estados Unidos, essas bolinhas de massa frita geralmente são cobertas com açúcar de confeiteiro e servidas quentes na fritadeira.

Na Itália, no entanto, eles diferem um pouco, com muitas receitas pedindo recheios em vez de apenas cobertura de açúcar em pó. Os recheios podem variar de ricota doce a recheios salgados como anchovas, mas ei, cada um na sua.

Japão: An-Doughnut

O donut é o único responsável por quase colocar o Japão em segundo lugar na corrida pelo maior número de donuts consumidos por qualquer país. Esses donuts são verdadeiramente únicos e não se parecem com nenhum outro da lista, mas isso não significa que eles não sejam tão donuts quanto os outros.

Semelhante ao recheio que se encontra em um mochi, o recheio que se encontra em um donut também é pasta de feijão vermelho. Pode ser um gosto adquirido para alguns, mas é delicioso e único no Japão, especialmente em Tóquio.

Peru: Picarones

Em vez de serem feitos com trigo, esses donuts são feitos com uma mistura única de batata-doce e abóbora frita, o que lhes confere uma textura totalmente diferente de outras massas fritas. O sabor desses donuts, porém, é divino graças à calda doce que é derramada sobre eles depois de fritos.

Frequentemente consumidos como uma comida de rua ou uma sobremesa após o jantar, os picarones são uma experiência obrigatória para quem visita o Peru.

Índia: Balushahi

Para aqueles que são fãs daquela deliciosa crocância que você obtém dos tradicionais donuts com cobertura, imagine o balushahi exalando a mesma coisa, mas em uma escala maior. Esses donuts são fritos em ghee ou manteiga clarificada, o que lhes dá uma decadência muito mais indulgente do que um típico donut glaceado.

Quando terminam de fritar, são imediatamente mergulhados em calda de açúcar que foi aquecida na temperatura certa. À medida que esfria, a calda forma uma espécie de crosta doce ao redor do donut, dando-lhe aquela textura clássica com todos os sabores que você conhece e adora em um donut glaceado. Ocasionalmente, os donuts são cobertos com pistache picado e amêndoas laminadas para dar ainda mais crocância e sabor salgado.

Holanda: Oliebollen

Na Holanda, Oliebollen pode ser traduzido como ‘bolbos de óleo’ que, embora se pareçam com isso na aparência, não descrevem com precisão o quão deliciosos esses donuts fritos realmente são. Oliebollen são mais comumente encontrados durante os meses de inverno na Holanda, de acordo com a temporada de férias.

Esses donuts holandeses são fritos antes de serem cobertos com açúcar de confeiteiro e, embora sejam simples, têm um sabor poderoso. Mas talvez seja a simplicidade e a natureza reconfortante dos donuts que os tornam uma especialidade tão amada na Holanda, já que são tradicionais na véspera de Ano Novo e a maioria das casas os prepara para comemorar o ano novo.