Sentir-se melhor depois das férias pode parecer desafiador, mas a tristeza pós-férias é completamente normal e até necessária para voltar ao normal.
Não há nada melhor do que sair de férias e ter aquela sensação de júbilo, alegria e felicidade avassaladora. Foi cientificamente comprovado que as férias melhoram o humor (assim como as férias com temas da natureza), o que faz todo o sentido, considerando o alívio que às vezes pode ser apenas para fugir.
Em contraste, os sentimentos que as pessoas experimentam ao retornar são completamente inferiores. Os viajantes que voltam de férias muitas vezes podem se sentir temporariamente deprimidos, deprimidos e completamente irritados. Isso é chamado de tristeza pós-férias e é uma condição legítima – mas aqui está como evitá-lo ou lidar com isso, caso aconteça.
Por que o blues pós-férias acontece?
Índice
De acordo com a Healthline, os funcionários que receberam um total de dez dias cumulativos de folga resultaram em uma queda de 29% nas taxas de depressão, o que, por si só, fala muito sobre a natureza do ‘desligamento’ teórico. Portanto, também faz sentido que, ao voltar das férias, muitos viajantes experimentem uma queda no humor ao aceitar o retorno à ‘normalidade’. Healthline também relata que a queda no humor do viajante é atribuída ao fato de que a felicidade que se experimenta durante as férias é o dobro do que é regularmente; portanto, é a diferença entre a felicidade das férias e a felicidade básica (em casa) que nos faz sentir tão desanimados.
Então, é um pouco de dar e receber quando se trata de tirar férias. Embora a felicidade que aumenta o humor seja frequentemente necessária para uma espécie de ‘reinício’, os viajantes também devem estar preparados para retornar a essa mentalidade básica. Não é fácil e nunca é tão bom voltar para casa quanto no primeiro dia de férias, mas os viajantes vão nivelar – e há algumas maneiras de garantir isso ao retornar.
O que fazer antes de sair de férias
Conta para um ou dois dias de transição
Uma das melhores coisas que se pode fazer antes de tirar férias é planejar um dia de transição. O que isso significa é que os viajantes devem tirar um dia extra de folga depois de retornar, apenas para voltar ao ritmo das coisas. Não seria natural ir imediatamente de uma rotina para outra completamente diferente no dia seguinte, então por que faria sentido voltar das férias e voltar imediatamente ao trabalho na manhã seguinte?
Isso pode fazer com que os viajantes sintam que estão perdendo um dia que poderia ser passado relaxando na praia, mas, na realidade, significa ter 24 horas inteiras para relaxar, descontrair e se familiarizar com o ambiente de nossa casa. Este dia extra também dá aos viajantes tempo para fazer compras, arrumar ou desfazer as malas, tornando tudo muito menos apressado.
Limpe a casa antes de sair
Parece bobo, mas vale a pena fazer. Voltar para uma casa bagunçada ou desarrumada não vai ajudar ninguém, muito menos um viajante que já está sentindo o blues depois de voltar de férias. Reservar um tempo para limpar a casa e organizar elimina o trabalho pós-férias, o que, sejamos honestos, não é exatamente um hobby para melhorar o humor de todos.
Se a casa de um viajante estiver arrumada e arrumada quando ele chegar em casa, isso criará um ambiente muito mais relaxante e sereno para descer.
O que fazer ao voltar das férias
Planeje se reunir com a família ou amigos
Ser sociável pode ser a última coisa na mente de um viajante ao voltar de férias, mas é a única coisa que provavelmente o tirará de um estado de pânico. A socialização tem sido comprovada repetidamente para melhorar o humor, e estar junto com outra pessoa ajuda a nos aterrar.
Além disso, é bom compartilhar memórias com as pessoas e contar-lhes tudo sobre as aventuras que acabaram de acontecer – liberando ainda mais endorfinas! Planejar uma noite com amigos, um almoço com um membro da família ou até mesmo uma noite de jogo pode realmente ajudar a evitar a depressão pós-férias.
Desintoxicação com alguma hidratação e autocuidado
As cabines de avião tendem a desidratar os viajantes e, durante as férias, beber bastante água e comer algo saudável não são exatamente as primeiras prioridades. Portanto, é importante lembrar dessas coisas quando os viajantes voltam para casa, por mais que falte diversão.
É quase garantido que beber um copo cheio de água ajudará uma pessoa a se sentir revigorada, e colocar alguns vegetais certamente também não fará mal. O autocuidado também pode vir na forma de descompactar mentalmente, seja fazendo uma atividade de diário ou editando e compartilhando fotos ou vídeos das férias em uma página de mídia social ou álbum de fotos.