Com raízes que remontam ao século 14, temos certeza de que os romanos nunca pensaram que esse mercado se tornaria cenário de um grande filme.
Acontece que um dos mercados mais antigos de Londres também serve de palco para um dos cenários mais antigos dos filmes de Harry Potter – e os fãs podem, de fato, visitá-lo. Não é nenhum segredo que muitos lugares em toda a Inglaterra foram perfeitos para definir o cenário desses filmes mágicos e se saíram incrivelmente bem. Há um ar de magia em um lugar que tem tanta história e maravilhas arquitetônicas, e a cidade de Londres é indiscutivelmente uma das maiores do mundo para ambos.
Há um local, em particular, que atrai tanto os Potterheads quanto os aficionados por história, e não seria outro senão o Leadenhall Market. Com uma origem que remonta ao século XIV, é incrível saber que este mercado ainda está de pé, quanto mais a funcionar. E a melhor parte? Seus salões ornamentados foram apresentados com bastante destaque nos filmes de bruxaria que mudaram o mundo para melhor.
Uma breve história do mercado de Leadenhall
As passarelas de paralelepípedos deste mercado interno foram um cenário perfeito nos filmes de Harry Potter, mas na vida real, é um mercado em pleno funcionamento. Os visitantes ficarão encantados ao encontrar uma série de pubs premiados, bem como restaurantes familiares e mais lojas do que se esperaria em um edifício tão antigo. Simplesmente caminhar pelos corredores deste mercado é uma experiência em si, e sua história parece ganhar vida através de seus detalhes arquitetônicos ornamentados.
Embora o mercado tenha sido reformado em 1881 (o que explica muitas de suas características mais da era vitoriana), ele se originou no que teria sido a Londres da era romana, durante o século XIV. Nessa época, o mercado vendia estritamente carnes, aves e caça, pois não havia necessidade de compras no varejo – nem isso ainda existia. O edifício em si foi construído no topo de uma basílica romana e alguns dos primeiros exemplos de piso de mosaico daquela época foram retirados do local do mercado e doados ao Museu Britânico. Durante esse tempo, era conhecido como o maior mercado ao norte dos Alpes e, de acordo com o site do Leadenhall Market, cobria uma metragem quadrada muito maior do que a Trafalgar Square.
Originalmente, o mercado era conhecido como uma mansão antes de passar por muitas mudanças antes de se tornar o que é hoje. A maior empreitada seguiu-se ao Grande Incêndio, que quase destruiu o mercado, não fossem as obras de reabilitação realizadas no século XIX para o restaurar. Sua localização no atual distrito financeiro de Londres o torna um lugar incrivelmente popular para fazer compras e comer alguma coisa.
Também conhecido como Beco Diagonal
O Leadenhall Market pode ter começado com um propósito durante a era romana, mas certamente evoluiu para significar muito mais para a cidade de Londres. Não foi até o início dos anos 1990 que o mercado viu um aumento de restaurantes e lojas após uma restauração final em 1991; isso também chamou a atenção de muitos cineastas. As impressionantes características vitorianas do mercado, incluindo paralelepípedos e intrincada estrutura do telhado, foram cenário de muitos filmes, incluindo The Imaginarium of Doctor Parnassus, Tinker, Tailor, Soldier, Spy, Lara Croft: Tomb Raider, Hereafter e Love Aaj Kal. No entanto, o filme mais famoso que utilizou seus salões não era outro senão Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Leadenhall Market: The Real Diagon Alley por Jago Hazzard de Londres
Este foi o primeiro filme do que logo se tornaria uma série de sete filmes, e vários locais em Leadenhall Market foram usados e ainda são facilmente reconhecidos pelos fãs hoje. O mercado e suas passarelas normalmente movimentadas foram usados para criar uma atmosfera quando Harry Potter e Hagrid começaram sua caminhada até o Caldeirão Furado. O interior do mercado e suas diversas passagens serviram de inspiração para o Beco Diagonal, que, como muitos fãs perceberão, tem uma atmosfera bem parecida. Enquanto assistem ao filme, os fãs mais atentos provavelmente podem escolher as cenas externas que foram filmadas do lado de fora do Leadenhall Market, quando Harry entra no Beco Diagonal pela primeira vez.
Dentro do mercado, os fãs ficarão encantados em saber que a porta azul que marca a entrada de uma ótica na Bull’s Head Passage ainda existe e pode ser vista pessoalmente hoje. Por que isso é tão significativo? Era a entrada do Caldeirão Furado no Cálice de Fogo. Esta entrada também funcionou como a entrada principal pela qual bruxas e bruxos ganharam acesso ao Beco Diagonal – no entanto, na vida real, ela levará apenas à ótica. Desculpe, trouxas!
Horário e Endereço do Leadenhall Market
- Horas: O mercado está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, com lojas e restaurantes individuais operando em seu próprio horário.
- Endereço: Londres, Inglaterra, EC3V, Reino Unido