Guia de vida selvagem da Costa Rica: veja preguiças (e outros animais exóticos)

Na Costa Rica, as preguiças reinam supremas – e é aqui que os amantes dos animais podem vê-las e a outros animais selvagens exóticos da Costa Rica.

Preguiça e um uivador encapuzado

A Costa Rica é famosa por sua notável biodiversidade e suas preguiças icônicas. O pequeno país da Costa Rica possui incríveis 5% da biodiversidade mundial em sua impressionante variedade de ecossistemas. Há muitos outros fatos interessantes sobre a Costa Rica que você deve saber antes de visitar.

Na Costa Rica, é quase garantido ver uma preguiça – embora também possam ser encontradas em vários outros países da América do Sul e Central. A Costa Rica não é só preguiças e vida selvagem, não se esqueça de conferir as praias tropicais imaculadas da Costa Rica na costa sul.

Sobre as preguiças na Costa Rica

As preguiças são muito lentas para se reproduzir (e tudo mais), elas têm apenas um filhote a cada 3 anos, enquanto sua taxa de mortalidade natural para bebês é de cerca de 60%. Isso significa que eles são vulneráveis, pois não podem reabastecer suas populações rapidamente.

Infelizmente, acredita-se que o número de preguiças na Costa Rica esteja caindo rapidamente, apesar dos esforços de conservação, embora não haja contagem oficial da população de preguiças.

Embora mais de 50% da Costa Rica seja florestada, ela tem apenas cerca de 3,5% de suas terras cobertas por florestas tropicais primárias (florestas intocadas e intocadas) onde as preguiças prosperam. Na década de 1990, a Costa Rica tinha uma das piores taxas de desmatamento do mundo, percebendo o que estava acontecendo, a Costa Rica implementou estratégias de conservação impressionantes para proteger as florestas remanescentes. O desmatamento já foi revertido, mas a maior parte das florestas antigas já se foi.

  • Florestas pluviais primárias: Cerca de 3,5% da Costa Rica

É por isso que as preguiças são tão facilmente vistas na Costa Rica que a destruição de seu habitat as obrigou a um ambiente cada vez mais urbanizado, onde não podem se esconder.

A preguiça é um dos animais mais icônicos do mundo e é famosa por passar a vida pendurada de cabeça para baixo nas árvores (até dando à luz nessa posição).

class=”news_box”>

class=”news_padding”>

  • Espécies de Preguiça: Costa Rice é o lar de duas das seis espécies de preguiças do mundo (a preguiça de três dedos de garganta marrom e a preguiça de dois dedos de Hoffman)
  • Quando ver: Preguiças de três dedos são diurnas e mais propensas a serem vistas em passeios diurnos, preguiças de dois dedos são mais ativas (-ish) à noite
  • Digestão: Pode levar até um mês para uma preguiça digerir uma única refeição
  • Dorme: Preguiças dormem cerca de 15 horas por dia
  • Solitário: Preguiças são principalmente solitárias

Onde ver preguiças

As preguiças podem ser encontradas nos muitos santuários de vida selvagem e preguiças da Costa Rica. Uma lista mais completa está no site da Costa Rica Rios. Algumas das localizações privilegiadas são:

  • Projeto Asis, Arenal: Um centro de reabilitação de vida selvagem perto de La Fortuna, é um dos santuários mais respeitados do país
  • Centro Jaguar: Pode-se ver preguiças e muito mais – localizado em Puerto Viejo, Limon
  • Refúgio de Vida Selvagem Gandoca Manzanillo: Aqui é quase garantido ver a preguiça se for com um guia
  • Rancho Resgate Tucano: Originalmente apenas para tucanos, hoje também tem preguiças

Outros animais selvagens na Costa Rica

A Costa Rica é o lar de muito mais do que apenas preguiças. O país abriga uma enorme variedade de vida selvagem – em parte devido à sua localização geográfica entre as Américas do Norte e do Sul. A ponte terrestre do Panamá que se formou há 3 a 5 milhões de anos permitiu que flora e fauna muito diferentes se misturassem entre os dois continentes.

  • Mamíferos: Costa Rica tem quase 250 espécies de mamíferos

São 4 espécies de macacos (incluindo capuchinhos de cabeça branca e bugios de manto), irara, morcegos (mais da metade das espécies de mamíferos do país), antas, onças, veados, tamanduás, jaguatiricas, margays, onças-pardas e muito mais. E isso sem falar nos pássaros do país.

Para ver a vida selvagem, visite os diferentes santuários e parques nacionais. Se alguém quiser um passeio de safári guiado pelo país, também é uma opção.

A excursão do botão de ouro

O Buttercup Tour oferecido pelo Sloth Sanctuary leva os visitantes em passeios de canoa pela floresta tropical para avistar as icônicas preguiças. Nesses passeios, pode-se tirar fotos das preguiças, mas nenhum turista pode tocá-las. Os regulamentos de conservação estipulam que apenas o pessoal do Santuário tem permissão para manuseá-los e não há exceções.

  • Duração: 1 hora
  • Adultos e Adolescentes: $ 28,00 (13 anos ou mais)
  • Crianças: $ 15,00 (de 5 a 12 anos)
  • Bebês: Gratuito (até 4 anos)

class=”news_box”>

class=”news_padding”>

Safari de vida selvagem de luxo e aventura multiesportiva

Este é um feriado de aventura sem ter que ser difícil. Esta excursão de 10 dias inclui safáris de vida selvagem e atividades esportivas de aventura. Você verá os animais mais exóticos do país, caminhará até cachoeiras exóticas, passeará de tirolesa pela floresta tropical e muito mais. Pratique rafting, passeios a cavalo, mergulho com snorkel e experimente o melhor que a Costa Rica tem a oferecer.

  • Duração: 10 dias
  • Visita: Parque Nacional Vulcão Arenal, Bajos del Toro, Parque Nacional Corcovado e muito mais
  • Safari do Rio de Vida Selvagem: No Rio Tarcoles
  • Snorkel: Reserva Biológica Ilha Caño