Choquequirao foi chamado de local irmão de Machu Picchu, mas é negligenciado nos itinerários da maioria dos viajantes.
Machu Picchu não foi o único retiro alpino remoto que o Inca construiu no alto dos Andes peruanos. Escondido nas montanhas também está o pouco conhecido local Inca chamado Choquequirao. Enquanto Machu Picchu é imensamente popular e atrai visitantes de todo o mundo, Choquequirao recebe apenas algumas dezenas de visitantes todos os dias. A arquitetura e o design de Choquequirao são semelhantes aos de Machu Picchu.
Enquanto as pessoas ficam encantadas com a mística, cenário e incrível história de Machu Picchu, Choquequirao passa despercebido. Outra das atrações do tipo Machu Picchu no Peru é o Rupac. Rupac é muitas vezes conhecida como a “Machu Picchu de Lima” e “a Cidade do Fogo” e também raramente é visitada.
O que saber sobre Choquequirao – o retiro remoto para a elite inca
Índice
Acredita-se que Choquequirao tenha sido pelo menos três vezes maior que Machu Picchu e provavelmente foi construído por volta de 1445 como um retiro rural para a elite inca. Todo o local ocupa cerca de 1.800 hectares, mas apenas 30-40% foram escavados.
O nome significa “Berço de Ouro” e era cheio de beleza e imponência (que evocam comparações com Machu Picchu). Sua arquitetura e estrutura são semelhantes às de Machu Picchu.
Choquequirao é um local deslumbrante com terraços circundando o topo da colina truncada. Ao redor há uma densa selva e majestosos picos glaciais na cordilheira de Vilcabamba. O topo da colina foi nivelado e cercado de pedras nos tempos antigos, criando uma plataforma de 30 metros por 50 metros.
- Elevação: 3.050 metros ou 10.010 pés
O local já ostentou templos, huacas, residências de elite, sistemas de banho e outras estruturas. Felizmente, a maioria dos edifícios do centro cerimonial está bem preservada e bem restaurada.
Um refúgio para o inca esmagador e perdido para a história
Enquanto o Império Inca desmoronava com a chegada dos espanhóis, os incas do vale de Vilcabamba buscaram refúgio em Choquequirao. Foi um dos últimos bastiões de resistência e refúgio dos incas quando os espanhóis tomaram o império. Esteve perdido por muitos anos, o primeiro visitante não inca pode ter sido o explorador Juan Arias Diaz em 1710, mas foi escrito sobre ele até 1768.
Choquequirao também pode ter servido como posto de controle de entrada para a cidade de Vilcabamba. Vilcabamba se tornou a capital inca após a queda de Cusco e foi uma cidade perdida por muitos anos. Choquequirao também foi um importante elo entre a Selva Amazônica e a cidade de Cusco.
Choquequirao foi construído em dois grandes estados de crescimento. É um dos muitos locais na área com estilos arquitetônicos semelhantes (outros incluem Sayhuite, Machu Picchu, Chachabama, Choquesuysuy e Guamanmarca).
Como Chegar a Choquequirao
Choquequirao é difícil de alcançar. Primeiro, há uma viagem de carro de quatro horas da antiga capital inca de Cusco (que também tem muito para ver e explorar) até o início da trilha em Abancay. Em seguida, é uma caminhada árdua de dois dias até o local, fazendo com que a caminhada de ida e volta leve 4 ou 5 dias de caminhada. A maioria das caminhadas leva de 7 a 11 onze dias e envolve a passagem do Yanama Pass (que se eleva a 4.668 metros ou 15.300 pés). É necessário acampar ao longo do caminho.
- Caminhada: 2 dias só de ida
Embora a longa caminhada pelas antigas estradas incas até Machu Picchu pareça ser um dos atrativos da visita ao local, a longa caminhada até Choquequirao parece desencorajar os visitantes.
Choquequirao foi comparado à experiência de visitar Chichen Itza antes que a grande quantidade de ônibus de turismo começasse a chegar.
A longa caminhada é o único caminho para Choquequirao. Também é possível continuar caminhando para Machu Picchu a partir de Choquequirao.
Futuro teleférico para Choquequirao
O Peru está considerando construir um teleférico para Choquequirao. Isso eliminaria a cansativa caminhada de vários dias para apenas um rápido passeio de teleférico de 15 minutos.
Espera-se que o teleférico Choquequirao traga cerca de 200.000 turistas no primeiro ano no local. O teleférico teria 5,4 quilômetros de extensão e transportaria até 400 pessoas por hora. Este projeto foi anunciado em 2013, e parece que a construção não começou. Se algum dia for concluído, é certo que Choquequirao deixará de ser o local irmão perdido e esquecido de Machu Picchu que é hoje.