Esses países e cidades estão liderando o padrão ecológico e muitos deles esperam ter fontes de energia 100% renováveis dentro de décadas.
É verdade: 2020, como um todo, foi uma bagunça e tanto para o mundo inteiro. Apesar disso, existem muitos lugares ao redor do mundo que viraram o aquecimento global de cabeça para baixo e surpreenderam muitos com suas práticas ecológicas. Em termos de destinos ‘mais verdes’ do mundo, surpreendentemente, existem muitos – mas há alguns que simplesmente brilham na luz que é o futuro da vida ecológica. Quer tenha sido uma redução drástica no desperdício de produtos ou uma decisão de dispensar o plástico ou outro produto que não seja ecológico, existem alguns lugares que servem como pedra angular para o nosso mundo e sua sobrevivência.
Em muitos desses lugares, os humanos ajudaram mais a Mãe Natureza do que a colocaram em desvantagem. A energia renovável continuou a crescer em popularidade apesar da pandemia e muitos países e cidades ainda encontraram tempo para se dedicar a tornar o meio ambiente mais saudável. É claro que uma diminuição dramática nas viagens e o uso de veículos produtores de subprodutos desempenharam um papel nisso, mas, no geral, esses destinos encontraram seu lugar em um esforço global para desacelerar o aquecimento global e permitir que a natureza floresça novamente.
Equador
Índice
Não é uma grande surpresa ver que o Equador foi um dos países líderes mundiais em vida ecológica durante 2020. Na maioria dos anos anteriores, a história era a mesma: o Equador é constantemente nomeado um dos principais destinos ecológicos do mundo.
As Ilhas Galápagos são apenas um aspecto desse reconhecimento verde, mas é grande. Junto com essas ilhas milagrosas está o último bastião remanescente da floresta nublada da América do Sul, tornando-se um dos destinos mais exclusivos do mundo também em termos de meio ambiente.
Uruguai
O Uruguai vem gerando uma liderança substancial na luta por um planeta verde desde 2016, quando foi descoberto que 94% da eletricidade – em todo o país – é gerada por meio do vento, resíduos agrícolas e energia solar.
O país não para por aí, pois o Uruguai também planeja aumentar esse número para 100% no próximo ano. Modos de vida sustentáveis fazem parte de seu plano para redesenhar virtualmente como o país funciona e se comporta em termos de avanço ecológico global.
São Francisco, Califórnia
São Francisco é a cidade mais ecológica do país, o que diz muito, dada a sua população e muitas necessidades de transporte e negócios. Muitas vezes, é a primeira cidade a implementar medidas ecologicamente corretas, como a proibição de sacolas plásticas, liderando a corrida para ser completamente livre de resíduos.
Ilhas dos Açores
Os Açores ganharam reconhecimento ao serem nomeados um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo. A Graciosa, em particular, já funciona efetivamente com energia 100% renovável, o que é um grande passo não só para Portugal, mas também para o mundo.
Porém, apenas parte disso é energia renovável – as ilhas dos Açores têm alguns dos locais mais protegidos do mundo, garantindo que as futuras florestas e cursos de água sejam protegidos para as próximas gerações.
Ilha de Eigg, Escócia
A Ilha de Eigg fica ao largo do continente e, embora não seja surpreendente que a Escócia seja um dos países mais verdes do mundo, os proprietários desta ilha fizeram algo incrível: criaram a primeira rede de energia renovável do mundo.
Graças a isso, a ilha também conseguiu gerar um interesse significativo no ecoturismo e abriga muitos tipos de vida marinha que prosperam em seu ambiente praticamente intocado e não poluído.
Ilha Chumbe
A Ilha Chumbe brilha absolutamente quando se trata de esforços de conservação por parte da vida marinha. Toda a ilha na África é gerenciada por uma organização sem fins lucrativos e também abriga um dos recifes mais incríveis do mundo, de acordo com worldtravelguide.net. Quem visitar a ilha também será recebido com uma experiência totalmente off-grid, apenas promovendo sua sustentabilidade.
Cingapura
Cingapura é outra cidade que está liderando o movimento mundial em direção a um futuro mais verde. Um dos maiores e mais recentes avanços em tudo isso é chamado NEWater, que é uma maneira eficaz de captar a água da chuva e reciclá-la. Cingapura também possui um programa chamado The Green Mark, que ajuda a reduzir as emissões de carbono ao incentivar alternativas ecológicas.
Suécia
No topo da lista, a Suécia é o verdadeiro líder quando se trata de preparar o caminho para um futuro mais brilhante – e mais verde. Como país, mais de 54% de sua energia é proveniente de recursos renováveis, tornando-se o principal padrão global a ser superado.
Junto com isso, a Suécia também abriga mais florestas (63%) do que terras desenvolvidas, ajudando a manter as emissões e o crescimento da cidade sob controle. Até 2040, o país espera usar 100% de energia renovável para todas as necessidades de seus cidadãos.