A Mallows Bay Ghost Fleet é a maior do Hemisfério Ocidental e fica nos arredores de Washington, DC
Existem vários cemitérios de navios famosos em todo o mundo – alguns dos mais famosos são a frota japonesa afundada em Truk Lagoon e a frota nuclear fantasma americana em Bikini Atoll. Mas há muitos outros – alguns dos quais em locais surpreendentes. Maryland é o lar do que é considerado a maior frota de naufrágios do Hemisfério Ocidental.
A frota de naufrágios de Maryland está localizada em Mallows Bay, no rio Potomac, no condado de Charles. Hoje, cerca de 100 navios permanecem nos lodaçais do Potomac e se tornaram refúgios para uma variedade de vida selvagem. Outra atração atraente na região é o que resta da outrora enorme frota da Marinha Philadelphia Mothball.
A história da frota fantasma de Maryland
Índice
Nas águas relativamente rasas de Mallows Bay jaziam os esqueletos em decomposição de centenas de navios. Existem cerca de 230-260 navios afundados no rio. Muitos deles são da United States Shipping Board Merchant Fleet Corporation.
Dos 240-260 navios conhecidos trazidos para Mallows Bay, 214 deles eram navios a vapor de madeira da Primeira Guerra Mundial.
- Navios: Total de 230 ou mais navios
- Construído: Principalmente entre 1917 e 1919
- Material: A maioria dos navios foram construídos em madeira
- Período: Da Revolução Americana à década de 1970
Com a enorme guerra envolvendo a Europa, esses navios foram construídos às pressas como parte da Frota de Emergência dos EUA entre 1917 e 1919. Eles foram construídos em mais de 40 estaleiros espalhados por 17 estados. No final, cerca de 300 navios foram construídos, mas a guerra terminou antes que a frota estivesse completa – nenhum foi usado no teatro de guerra.
Mas nem todos os destroços são da Primeira Guerra Mundial. Alguns naufrágios são históricos que remontam à Guerra da Independência Americana.
Obsolescência e abandono da frota fantasma
Na época da Primeira Guerra Mundial, os navios de madeira estavam rapidamente se tornando obsoletos e, no final da guerra, eram indesejados. A Marinha não os queria e os vendeu para a Western Marine & Salvage Company. A empresa de salvamento faliu durante a Era da Depressão e os navios foram queimados abaixo da linha d’água.
- Demolição: Os navios foram queimados e quebrados para sucata
Eles foram levados para o rio Potomac para que pudessem ser recuperados por qualquer sucata que tivessem (como motores, caldeiras a vapor e hélices). Da década de 1920 à década de 1940, três períodos separados de quebra de navios e salvamento de metais recuperaram grande parte do metal dos navios. O terceiro período de quebra de navios durou dois anos com a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Desde 2019, Mallows Bay foi declarada Santuário Marinho Nacional.
- Listado: Como Santuário Marinho Nacional
- Maior: As maiores coleções de naufrágios das Américas
De frota a santuário de vida selvagem
Dos cerca de 230 navios levados para lá, cerca de 100 esqueletos de navios permanecem no santuário até hoje. Esses 100 navios a vapor de madeira são conhecidos como Frota Fantasma.
- Frota Fantasma: 100 navios restantes hoje na baía
Hoje veremos os cascos de navios em decomposição que se tornaram ilhas no Potomac. Alguns foram transformados em habitats ecologicamente valiosos. Eles formam ilhas peculiares, habitats internos e recifes. Os animais que fazem uso desses habitats incluem peixes, castores e pássaros, como águias pesqueiras, garças azuis e águias americanas.
Visitando a Frota Fantasma de Mallows Bay
Hoje, os visitantes podem acessar os navios através do Mallows Bay Park – fica a apenas 30 milhas ou cerca de uma hora ao sul de Washington DC. Há uma trilha de 0,8 milhas que circunda o parque e a bacia de salvamento. Os visitantes são atraídos pela mistura única de história marítima e ecologia.
- Endereço: 1440 Wilson Landing Road, Nanjemoy, Maryland
- Localização: Cerca de uma hora ao sul de DC
É popular andar de caiaque no meio dos destroços e alguns destroços formam recifes que abrigam a vida marinha. Veja como vários miseráveis semi-submersos se tornaram ilhas.
O navio mais distinto que se verá em Mallows Bay hoje é o SS Accomac. Ela foi um dos últimos navios a ser abandonado lá em 1973. Ela era uma balsa de passageiros construída em 1928 e agora reivindicada por ninhos de águias pesqueiras e plantas.
A enseada tem cerca de 1,25 milhas de comprimento.
Para obter mais informações, consulte o Departamento de Recursos de Maryland e a NOAA.