As fontes de água quente e os festivais de inverno fazem do Japão um dos destinos de inverno mais mágicos.
O Japão pode ser um ótimo lugar para se visitar no inverno. Enquanto a primavera traz as famosas flores de cerejeira japonesas, o inverno traz uma paisagem de neve. É uma ótima época para mergulhar nas onsens (fontes termais) do Japão e participar de alguns festivais de inverno (realizados principalmente no mês de fevereiro). Visite o Japão e veja o país do Leste Asiático e o inverno de um ângulo totalmente novo.
Uma das atrações mais famosas do Japão é ver os macacos da neve do Jigokudani Monkey Park enquanto se banham nas fontes termais durante os meses frios de inverno. O Japão é um destino para todas as estações – portanto, a melhor época para visitar o Japão depende de onde se planeja ir e da experiência que se gostaria de ter.
Paisagens de neve e clima do Japão
O clima do Japão varia significativamente, e a nação insular tem quatro estações distintas e pelo menos quatro regiões climáticas distintas. O clima do Japão varia de subártico a subtropical.
- Norte do Japão: Verões quentes e invernos muito frios com neve pesada em alguns lugares
- Leste do Japão: Verões quentes e úmidos e invernos frios com neve pesada em alguns lugares
- Japão Ocidental: Verões muito quentes e úmidos e invernos frios moderados
- Sul do Japão: Okinawa e Amami têm climas oceânicos subtropicais com invernos amenos
Para conhecer o Japão no inverno, os visitantes devem explorar o norte e o interior montanhoso do país. Enquanto as ilhas do Japão são tipicamente densamente povoadas, a segunda maior ilha de Hokkaido tem invernos frios e uma população baixa (5 milhões ou 4% da população). A grande ilha só foi colonizada pelos japoneses nos últimos dois séculos (antes do século 16, era considerada um território estrangeiro com seus próprios indígenas).
- Temporada de neve: Novembro a maio (pico em fevereiro)
Os melhores lugares para ver as maravilhas do inverno no Japão são Hokkaido e o lado noroeste do Mar do Japão da ilha de Honshu, onde há fortes nevascas. Há pouca neve nas principais cidades de Tóquio, Kyoto e Osaka – portanto, evite as partes sul e sudoeste do Japão.
Festivais de Neve Japoneses
O Japão tem alguns festivais de neve mágicos, que são uma ótima maneira de aproveitar a temporada festiva de inverno no Japão. Alguns dos festivais mais notáveis são:
- Festival de Neve de Sapporo: Uma semana todo mês de fevereiro na capital de Hokkaido, Sapporo (um dos eventos de inverno mais populares do Japão, com esculturas de neve e gelo)
- Caminho da Luz da Neve de Otaru: Dez dias todo mês de fevereiro em Otaru. É uma cidade com neve e lanternas brilhantes são românticas
- Festival de Inverno de Asahikawa: Uma semana inteira em fevereiro com a maior escultura de neve do país
- Festival de Neve de Tokamachi: Três dias em fevereiro, a cidade tem uma das maiores quantidades de neve
- Festival Yokote Kamakura: Realizado em fevereiro, apresentando casas de neve semelhantes a iglus
Há muitas outras maravilhas do inverno para experimentar no Japão, bem como festivais e onsens. Vá esquiar no Monte Fiji, explore o mundialmente famoso Jigokudani Monkey Park enquanto eles mergulham nas fontes termais ou faça um cruzeiro no Mar de Okhotsk e veja o gelo à deriva na costa de Hokkaido (de meados de janeiro a março ).
Onsens do Japão na neve
O Japão é famoso por seus onsens (estâncias de águas termais), e eles são uma das melhores atrações durante os meses de inverno com neve. Estes são alguns dos onsens para se ter na lista de baldes de inverno.
- Nyuto Onsen: Localizado na província de Akita Oriental e é uma coleção de Onsen Ryokan nas montanhas
- Kusatsu Onsen: Considerado o melhor Onsen do Japão com suas próprias tradições
- Manza Onsen: Localizado a 1.800 metros nas encostas do Monte Shirane, com as águas mais sulfúricas do Japão
- Okukinu Onsen: Uma coleção de quatro fontes termais remotas Ryokan nas montanhas de Tohchigi (tem banhos quentes mistos e separados por gênero)
- Onsen Minakami: Tem alguns dos maiores e mais famosos banhos ao ar livre no Japão
- Tokachidake Onsen: Localizado na metade do vulcão ativo, Mt Tokachidake
Vá e descubra o Japão em fevereiro e veja o Japão sob uma luz totalmente nova. Finalmente, outras atrações de inverno para explorar no Japão incluem os Zao Snow Monsters (as árvores “monstros” envoltas em pesadas camadas de neve) e os guindastes em Kushiro Marchlands. Os pântanos de Kushiro fazem parte de um parque nacional em Hokkaido que atraiu grandes números de grous japoneses durante o inverno.