É potencialmente o templo mais antigo do mundo, mas isso não é tudo que esses terrenos antigos desenterraram… Aqui está o que os especialistas têm a dizer.
Na década de 1960, um arqueólogo chamado Peter Benedict tropeçou no que hoje é conhecido como Göbekli Tepe. Na época, Benedict encontrou topos de antigos pilares de pedra e imaginou que fossem túmulos. Avançando para a década de 1990, um arqueólogo chamado Klaus Schmidt voltou ao local e percebeu que era muito mais do que um túmulo – era um santuário. Desde então, os arqueólogos aprenderam mais sobre o início da humanidade e o que Göbekli Tepe representa.
Göbekli Tepe pode ser encontrado nos arredores de Şanlıurfa, na Turquia, e agora é conhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É uma experiência religiosa e sagrada que pode dar aos exploradores modernos respostas para a vida em 10.000 aC. Os turistas podem ver Göbekli Tepe através de uma variedade de passeios respeitosos, mas até então, continue rolando para aprender 10 fatos sobre este templo sagrado.
10/10 Pode ser o templo mais antigo do mundo
Índice
- 1 10/10 Pode ser o templo mais antigo do mundo
- 2 9/10 está atualmente em processo de restauração
- 3 8/10 Especialistas acreditavam que era um túmulo
- 4 7/10 Foi formado por caçadores-coletores
- 5 6/10 As estruturas são insanamente pesadas
- 6 5/10 Os animais foram importantes para sua criação
- 7 4/10 Nós mencionamos que é enorme?
- 8 3/10 Este é o Jardim do Éden original?
- 9 2/10 Escavadores acreditam ter descoberto apenas 5% do templo
- 10 1/10 A forma dos pilares são realmente pessoas?
O que exatamente é Göbekli Tepe? Klaus Schmidt acredita que é um dos templos mais antigos do mundo. De acordo com Tudo o que é interessante, não há evidências de qualquer tipo de vida diária no local. Não havia casas, nem cozinhas – ninguém se estabeleceu aqui para ficar por muito tempo; parecia ser estritamente usado como um local de culto.
9/10 está atualmente em processo de restauração
Datado de mais de 12.000 anos atrás, os arqueólogos estão restaurando o incrível templo. Restaurar o templo à sua antiga glória dará aos turistas e historiadores uma ideia melhor de como era esse local de culto pré-histórico, à medida que continuam a encontrar mais artefatos. Imagine o que valem algumas dessas descobertas arqueológicas!
8/10 Especialistas acreditavam que era um túmulo
Ao encontrar pedaços quebrados de calcário na areia e na sujeira da Turquia, os especialistas acreditaram que a área era uma espécie de cemitério; um lugar para enterrar os mortos. Os pedaços de calcário eram cabeçalhos ou marcações de onde estavam os corpos. Depois de cavar abaixo do topo das pedras, no entanto, eles perceberam que tropeçaram em algo muito maior.
7/10 Foi formado por caçadores-coletores
Para colocar Göbekli Tepe em perspectiva, os historiadores acreditam que foi criado em 9.500 AC. Isso significaria que é 7.000 anos mais velho do que – o que pensávamos ser um dos sinais mais antigos da humanidade – Stonehenge. Isso coloca a história em uma época em que Göbekli Tepe provavelmente foi criado por caçadores-coletores – que usavam ossos de animais como ferramentas.
6/10 As estruturas são insanamente pesadas
No final do dia, Göbekli Tepe é uma vasta área com pilares de tamanhos diferentes e blocos com entalhes.
Sabendo que a série de templos foi criada em torno do período de caçadores-coletores, é surpreendente que essas pessoas tenham sido capazes de criá-la, já que os pilares pesam cerca de 40-60 toneladas!
5/10 Os animais foram importantes para sua criação
Trabalhadas no design da pedra são diferentes esculturas de animais. Através do processo de restauração, os arqueólogos encontraram javalis, cobras e outros animais selvagens esculpidos dentro dos pilares. Alguns pilares ainda têm uma versão 3D de leões ou um predador maior ligado a ele, o que pode ser visto como um ato de proteção.
4/10 Nós mencionamos que é enorme?
Göbekli Tepe não é o lar de apenas um templo, os arqueólogos encontraram mais de 20! Pelo que foi descoberto até agora, os historiadores acreditam que o layout tinha dois pontos focais maiores como o centro de cada estabelecimento, com pequenas estruturas e paredes quebrando cada um.
A área atinge 300 metros de diâmetro, no topo de uma colina com vista para o resto das cidades mais próximas e cumes de montanhas.
3/10 Este é o Jardim do Éden original?
Agora conhecido como o templo mais antigo do mundo, arqueólogos de todo o mundo estão lançando suas teorias sobre este pedaço de terra especial. Ancient.eu ainda afirma que alguns acreditam que foi o local original do Jardim do Éden da Bíblia. Com lindos topos de montanhas, colinas e animais selvagens, 9.500 AC parecia completamente diferente da área que os arqueólogos e turistas estão vendo hoje.
2/10 Escavadores acreditam ter descoberto apenas 5% do templo
Os escavadores encontraram ossos de animais por todo o terreno do templo, mas talvez esses ossos não fossem apenas de ferramentas… Todas as coisas Notas interessantes de que alguns historiadores acreditam que reuniões ou eventos especiais foram realizados em Göbekli Tepe.
Os vários ossos de gazelas e pássaros podem indicar que as festas eram realizadas aqui. Os grandes jarros de pedra que os escavadores também encontraram poderiam ser copos para água ou um tipo especial de cerveja.
1/10 A forma dos pilares são realmente pessoas?
Ao longo da escavação, os arqueólogos encontraram rochas em forma de T e pilares que chegam a quase 6 metros de altura! Depois de anos de escavação, eles agora estão começando a pensar que esses pilares em forma de T eram na verdade suas versões de estátuas para pessoas. A forma de “T” poderia atuar como braços presos ao corpo. A questão é: para quem eles estavam orando? Deuses ou pessoas importantes para suas aldeias?